Atualmente, a competitividade dos negócios tem forçado as empresas a melhorar a todo instante para que seus produtos e serviços sejam sempre únicos. Por isso, determinados valores têm se tornado imprescindíveis para os funcionários e os processos produtivos, como a criatividade e a inovação.

Consequentemente, a decoração e a organização do ambiente são essenciais para melhorar o desempenho dos funcionários. Nesse sentido, os gestores ganharam um aliado inusitado, mas muito importante: a parede de lousa.

Ela nada mais é que um papel de parede especializado que permite que a superfície possa ser utilizada como uma lousa. Além de facilitar a exposição de conceitos durante brainstorms em reuniões, elas podem acabar estimulando a criatividade dos funcionários — os quais podem brincar com suas ideias e, ainda, obter a colaboração de colegas.

Grandes ideias, portanto, poderão surgir de pequenas brincadeiras. Se você gostou dessa possibilidade e quer aplicá-la ao seu negócio, acompanhe o nosso post!

Por que aplicar a parede de lousa para estimular processos criativos?

parede de lousa

Quando exigimos criatividade dos nossos colaboradores, uma das principais reclamações que ouvimos é que os espaços corporativos não ajudam muito no surgimento de ideias artísticas ou inovadoras. Eles explicam que o ambiente formal e competitivo traz muita tensão, o que potencialmente bloqueia as áreas criativas do cérebro. Entretanto, o que podemos fazer para mudar esse cenário?

Primeiramente, acreditamos que é essencial quebrar com o excesso de formalidade nos escritórios. Para isso, devemos criar ambientes mais descontraídos para a interação entre os funcionários, como áreas de lazer e de café. Isso já ajuda a quebrar aquela ideia de que o trabalho é um ambiente sério e competitivo. 

parede de lousa

Depois disso, é possível incorporar novos conceitos mais irreverentes nos processos de trabalho. Aqui, a lousa pode ser uma aliada essencial. Por exemplo, sua empresa pode incentivar a exposição de novas ideias nas lousas de uma forma mais livre. Assim, a qualquer momento, quando surgir um pensamento, a pessoa pode ir lá esboçá-lo na parede e chamar colegas para contribuir.

Muitos gestores têm medo dessa liberdade, pois acreditam que isso desviar a atenção dos funcionários das tarefas que estão executando. No entanto, se há uma coisa que sabemos sobre criatividade é que as ideias não têm hora para surgir. Então, se você a limita a horários específicos, você a está matando, pois ela simplesmente não funciona assim. 

Outra vantagem da lousa é que ela permite a exposição de conceitos de uma forma diferente, como o uso de desenhos e gráficos improvisados. Afinal, nem todo mundo lida muito bem com textos e uma ajuda visual pode ser o que as pessoas estão precisando para liberar o potencial da criatividade.

Como planejar a melhor parede de acordo com o mobiliário?

parede de lousa

Por ser uma decisão estratégica, a escolha da parede onde será instalada a lousa é muito importante, pois ela deve ficar em um local onde as pessoas realmente poderão utilizá-la facilmente. Não adianta inseri-la onde há vários móveis na frente atrapalhando o uso ou em espaços com muito fluxo de pessoas. 

Desse modo, ninguém vai querer parar para desenhar e escrever suas ideias se sentir que está atrapalhando a rotina dos colegas. Outro ponto muito importante a ser avaliado é a visibilidade da parede de lousa. O grande conceito por trás dela é que ela fica exposta para todo mundo se inspirar nas ideias dos colegas. Portanto, ela não é muito útil se ficar escondida por trás de muitos móveis. 

Assim, quando for adicionar uma parede de lousa no seu escritório, busque a ajuda de uma consultoria em decoração corporativa para que ela o ajude a pensar em quais locais ela seria mais interessante no seu projeto.

Quais os melhores ambientes para inseri-la?

parede de lousa

Além de pensar em qual parede, é importante pensar em quais ambientes corporativos elas são mais eficazes. Por isso, escolhemos dois locais nos quais acreditamos que elas podem ser bem aproveitadas. Veja!

Salas de reunião

parede de lousa

As reuniões são, por excelência, o grande momento em que os funcionários encontram espaço para expor suas ideias e conquistar o apoio dos colegas para concretizá-las. Desse modo, o uso de uma lousa para ajudar na comunicação visual dos pensamentos é muito, mas muito, legal.

Às vezes, temos dificuldade em encontrar palavras para explicar conceitos, mas um desenho facilmente os demonstraria. Além disso, a lousa pode estimular a colaboração. Como ela cria um momento mais lúdico, as pessoas abandonam a formalidade e acabam querendo participar da construção das ideais.

A própria gestão pode estimular isso com dinâmicas adequadas. Nesse sentido, há uma estratégia chamada design thinking, que utiliza os processos criativos de empresas de design e de publicidade para estimular a criatividade em outras áreas empresariais. 

Ambientes de descanso

parede de lousa

Você já ouviu falar de ócio criativo? Muitas pessoas afirmam, com muita convicção, que são muito mais criativas quando não estão fazendo nada. Então, para aproveitar esses momentos, esse conceito foi concebido, no qual as pessoas anotam e desenvolvem as ideias que surgem no descanso.

Muitas vezes, por não termos onde escrevê-las, acabamos pensando: “ah, mais tarde, eu lembro e trabalho nessa ideia”. A verdade, porém, é que nos esquecemos dela e ela vai para o reino das inovações perdidas.

Para evitar isso, sua empresa pode instalar a lousa nos ambientes de descanso para facilitar a anotação das ideias no momento que elas surgem. A grande vantagem é que isso pode virar uma grande atividade colaborativa em que cada funcionário vai lá e dá sua contribuição até que um produto revolucionário surja!

parede de lousa

Portanto, se você quiser criar um ambiente corporativo que realmente estimule a criatividade, não deixe de utilizar a parede de lousa no seu projeto de decoração. Essa é uma ação muito simples que pode gerar resultados bem interessantes.

Se sua empresa quer sobreviver nesse mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é hora de começar a pensar fora da caixa e buscar fontes de inovação em cada detalhe. 

E aí, ficou interessado em incluir uma parede de lousa no seu projeto de decoração corporativa? Quer conhecer também mais móveis para um ambiente mais criativo? Então, não deixe de entrar em contato com a Marelli.