Um arquiteto precisa estar em constante movimento, buscando novidades e desenvolvendo tendências. Uma das formas de se manter atualizado e inspirado é conhecer diferentes realidades dentro desse mesmo universo chamado arquitetura. Para isso poucos canais são tão efetivos como os documentários sobre arquitetura.  

Mesmo os filmes para arquitetos podem fantasiar a realidade do dia a dia de trabalho, mas os documentários mostram a realidade, mesmo que essa seja bastante diferente da sua.

A seguir, listamos 8 documentários sobre arquitetura que são indispensáveis para um profissional da área! Depois de assistir nos conte o que achou!

Documentários sobre arquitetura: 8 obras para tirar você da zona de conforto

1. Archiculture

O primeiro entre os documentários sobre arquitetura que indicamos nesta lista foi lançado em 2013 e nos faz recordar a vida acadêmica da graduação por meio da experiência de alguns estudantes de arquitetura que estão desenvolvendo seus projetos finais. 

A partir dessa perspectiva “Archiculture” tem o objetivo de discutir sobre como a arquitetura é hoje ensinada a esses futuros profissionais, dentro das instituições de ensino, propondo um debate sobre os métodos adotados e o desenvolvimento de cada futuro arquiteto. 

Para enriquecer esse debate, grandes arquitetos, que também são professores e pesquisadores da história da arquitetura, levantam importantes discussões sobre os tópicos atuais em torno do ensino do ofício. 

Com o olhar voltado para a formação de profissionais, o documentário de arquitetura levanta questões atuais da área e seu papel na sociedade e no mundo, bem como propõe reflexões sobre o futuro da arquitetura.

Confira o trailer abaixo: 

2. Tudo é Projeto

Esse documentário conta a história do arquiteto brasileiro vivo mais reconhecido no mundo: Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Pritzker 2006.

O documentário sobre arquitetura vai te ajudar a entender como o arquiteto alçou voos internacionais alcançando prestígio e desenvolvendo projetos icônicos como:

  • Pavilhão Oficial do Brasil na Expo 70, em Osaka;
  • o Museu Brasileiro da Escultura (MUBE);
  • a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo e mais.

O documentário e a vida de Paulo Mendes são verdadeiras fontes de inspiração para arquitetos, sejam iniciantes ou experientes.

Entender a forma de pensar e criar do arquiteto que é centro do documentário, é um aprendizado que você vai levar para a vida!

3. Minimalism – A documentary about the important things 

O minimalismo é um tema muito atual e está presente nas artes, na moda e, claro, na arquitetura.

O documentário se dedica a entender as propostas apresentadas no site The Minimalists, ao examinar o estilo de vida minimalista contemporâneo. 

Assistir a esse documentário sobre arquitetura é um dos caminhos mais interessantes de entender o que é minimalismo, tudo isso por meio de entrevistas com profissionais arquitetos e outras pessoas que acreditam e seguem os princípios do minimalismo na vida delas como um todo. 

É uma ótima fonte de inspiração para quem deseja iniciar o aprendizado dessa forma de expressão arquitetônica.

4. Segunda Natureza (Second Nature)

Um curta-metragem com apenas 20 minutos de duração, o documentário se concentra em captar e transmitir as reflexões de um dos grandes arquitetos visionários do mundo: Janne Saario, arquiteto e paisagista finlandês.

Por meio das ideias do arquiteto o documentário sobre arquitetura propõe formas atuais e sustentáveis de se pensar a arquitetura e seus projetos. 

Com a temática da sustentabilidade e do papel da arquitetura no desenvolvimento de projetos que se preocupem com essa questão, esse documentário é obrigatório para profissionais que desejam se manter atuais e construir um nome relevante dentro desse cenário.

5. A vida é um sopro

Uma lista com documentários sobre arquitetura não poderia deixar de fora um dos melhores arquitetos do mundo: Oscar Niemeyer. 

“A vida é um sopro” conta a trajetória do arquiteto que compartilha os métodos de criação utilizados para dar vida a seus principais projetos, bem como apresenta o caminho percorrido até a inserção da linha curva em suas criações mais marcantes e a consequente mudança do que é conhecido hoje como Arquitetura Moderna.

Ficou curioso? “A vida é um sopro” faz parte dos documentários de arquitetura do Youtube. Você também pode dar o play abaixo: 

6. Citizen Jane: Battle for the City 

Lançado em 2016, o documentário “Citizen Jane” é baseado no livro “The Death and Life of Great American Cities”, da arquiteta e ativista urbana Jane Jacobs, que também é o centro de toda a narrativa da obra. 

Em 2016 era comemorado o centenário dessa urbanista que lutou pela melhoria dos projetos desenvolvidos para o espaço urbano. É uma obra incrível e indispensável para profissionais que desenvolvem projetos urbanos e precisam compreender o impacto de suas obras em paisagens e no funcionamento das cidades. 

7. BIG TIME 

Sem dúvida um dos melhores documentários sobre arquitetura dessa lista, BIG TIME foi lançado em 2017 e apresenta a história do Bjarke Ingels Group (BIG) e de seu fundador Bjarke Ingels, considerado um dos nomes mais relevantes da arquitetura contemporânea. 

Ingels é retratado a partir de vários pontos de vista, tanto profissional como pessoal, dando enfoque a sua personalidade e às fases do processo criativo do arquiteto. Obrigatória presença entre os documentários sobre arquitetura que você vai ver! 

Leia também: Como usar a arquitetura contemporânea nas empresas: 5 passos

8.  As Casas Mais Extraordinárias do Mundo

Pra encerrar nossa lista de documentários sobre arquitetura, uma série: “As casas mais extraordinárias do mundo”! 

Mesmo não sendo um documentário propriamente dito, a série é super leve e divertida, feita para inspirar você. As casas milionárias podem não ser a realidade de todo mundo, mas mesmo assim podem ser fonte de ideias e inspirar sua criatividade. 

A série está na Netflix e conta com a participação do arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin. Eles visitam as casas ao redor do mundo, usando cada uma para abordar diversos temas relacionados à arquitetura. 

Para continuar aprendendo, indicamos também a leitura do artigo; “6 blogs de arquitetura e decoração: novidades e inspiração para criar seus projetos”.

Vale conferir!

Colocando em prática!

Agora que você conhece os principais documentários sobre arquitetura é hora de aplicar o que aprendeu em seus projetos. 

Se você é arquiteto e conseguiu aquele sonhado projeto do escritório de uma grande empresa, empolgação não faltará para você mostrar seu trabalho!

Mas aí já bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto? 

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Nós da Marelli sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!

Gostou deste post? Agora que você conheceu alguns dos melhores blogs da área, aproveite para curtir nossa página no Facebook e receba mais dicas e conteúdos de arquitetura e decoração em seu feed!