O uso de divisórias para escritórios começou há alguns anos, mas a sofisticação e a versatilidade dos modelos surgiram apenas recentemente. Isso é uma ótima notícia, já que a maioria dos imóveis empresariais atualmente são entregues de forma ampla, sem demarcações de salas.

Os escritórios abertos são a cara das propostas de gestão contemporâneas. Além disso, se antes as divisórias poderiam ser usadas para separar ambientes, hoje elas têm também o papel de integrar equipes. Com a flexibilidade de materiais como o vidro, não há “espaços secretos e inacessíveis” na empresa. 

Desse modo, as divisórias usadas para escritório atendem a necessidades como:

  • privacidade para reuniões
  • silêncio e concentração para trabalhos mais complexos; 
  • segurança para trabalhos do departamento financeiro; 
  • ações que realmente requerem sigilo. 

A escolha das divisórias para escritório precisa ser bem planejada e você deve levar em conta aspectos fundamentais para que elas sejam realmente eficazes para a demanda da sua empresa. 

Não adianta levar em conta apenas o preço ou a estética. A funcionalidade e o bem-estar dos colaboradores e visitantes também é importante. 

Neste post, você vai conhecer os cinco principais itens que deve ter em mente para escolher as melhores opções de divisórias para escritório. Confira!

Tipos de divisórias para escritório 

Antes de pensar o projeto de instalação das divisórias para escritório é essencial conhecer todos os tipos disponíveis.

Assim, você pode escolher a que mais se encaixa nas características da empresa e na demanda do formato de trabalho desenvolvido nela. 

Os principais tipos de divisórias para escritório são: 

1. Piso teto

Essas divisórias são bastante utilizadas para criar espaços mais reservados. Elas dão a sensação de ter paredes, mas com um efeito mais leve. 

São esteticamente mais agradáveis que uma parede e o custo e o trabalho para instalá-las são expressivamente mais baixos se comparados à construção desta. 

Além disso, são estruturas removíveis e que permitem a utilização em outros pontos do escritório — caso você resolva mudar a decoração ou o layout da empresa.

divisorias-piso-teto-linear

2. Meia altura

As divisórias para escritório de meia altura são aquelas que só dividem os setores ou postos de trabalho. Nos ambientes corporativos, são popularmente chamadas de “baias”. 

São adequadas para promover um clima de integração entre os colaboradores, ao mesmo tempo em que permitem um certo grau de privacidade para a execução do trabalho. 

Em termos de ventilação e iluminação, elas causam a sensação de amplitude e arejamento do ambiente. São também muito procuradas por empresas que optaram pelo estilo de ambiente open space

Melhores materias de divisórias usadas para escritório

Depois de escolher o melhor tipo de divisória para escritório, o próximo passo é conhecer os materiais mais recomendados e com melhor desempenho em ambientes corporativos. Veja só: 

– Vidro laminado

É um dos materiais mais sofisticados que existem no mercado. O vidro dá uma sensação de amplitude e ilumina o ambiente — além de passar uma sensação de transparência na gestão e nas relações da empresa. 

Além de ser esteticamente recomendado, é excelente para isolamento de sons, pois permite segurança, já que sua estrutura é resistente e pode ser usada em conjunto com outros materiais — como madeira. O ponto negativo é que requer maior frequência na limpeza. 

divisorias-escritorio-piso-teto

– MDF 

O MDF é o tipo de madeira mais usado para a construção de divisórias para escritório graças ao seu bom custo-benefício e à versatilidade de personalização. 

Entre os tipos de divisórias para escritório, confere um tom de seriedade, elegância e passa credibilidade a quem está no ambiente.

Ademais, é tecnicamente recomendada devido à facilidade de limpeza e à possibilidade de passar todo o cabeamento elétrico por dentro de sua estrutura. Isso favorece a organização e a beleza do escritório. 

– Alumínio

O alumínio dá ao ambiente uma percepção de modernidade, futurismo e leveza. Trata-se de um material leve, se comparado a outras estruturas. 

Outra vantagem do alumínio é que ele permite a aplicação de outros revestimentos, de modo que pode ser personalizado conforme o estilo e as preferências da empresa. 

– Ecofibra

A ecofibra vai exatamente ao encontro da busca por ambientes corporativos mais sustentáveis e ecologicamente viáveis. Essas fibras são feitas a partir da reciclagem de garrafas pet. 

São bem resistentes e, embora sejam feitas com material reciclado, apresentam ótima durabilidade e bom desempenho. 

Dicas para dividir espaços com divisórias para escritório

1. Observe a estrutura do espaço 

Quando for criar os subambientes em sua empresa, garanta que todos eles estejam aptos a gerar conforto e segurança para quem for utilizá-los. 

Verifique se é possível instalar ar-condicionado, se as salas têm tomadas suficientes, possibilidades de isolamento acústico saudável, sistema de prevenção e combate de incêndios.

Lembre-se: todo o projeto de instalação de divisórias para escritório deve seguir as recomendações da ABNT no que diz respeito à acústica, à iluminação, à ventilação, à fiação elétrica e à segurança.

2. Considere a rotina do escritório

Outro ponto básico para a escolha das divisórias para escritório, além do melhor material e dos melhores tamanhos, é a rotina de trabalho das suas equipes. 

Se na sua empresa as atividades são mais dinâmicas, despojadas e interativas, talvez não seja necessário investir em muitos espaços isolados. 

Porém, se a atividade requer sigilo e concentração o tempo todo, as divisórias piso-teto são ideais para a funcionalidade do dia a dia da empresa. Fique atento apenas para não isolar demais e prejudicar a interação entre os colaboradores

3. Seja coerente com o estilo da empresa

Por fim, não adianta investir em padrões que não representem a essência da sua marca, que não sejam a cara da sua equipe e que estejam fora da natureza do seu negócio. 

A sofisticação e a beleza estão na criação de um ambiente familiar a todos os que trabalham na empresa.

É preciso que os colaboradores se identifiquem e interajam com o local. Alguns materiais, como vidro e alumínio, são apropriados para a personalização. Dê uma chance a eles e crie um ambiente com a cara da sua equipe.

Tenha o melhor projeto de divisórias para escritório! 

Como você pode ver, as divisórias para escritório colaboram para o aumento da produtividade e do bem-estar dos colaboradores. Além disso, permitem projetos estéticos criativos e adequados à sua marca. 

Com essas dicas termos a certeza de que sua escolha será um sucesso!

Caso queira conhecer uma marca versátil e fornecedora de materiais de qualidade para ambientes corporativos, confira o nosso site e veja como podemos trabalhar juntos!

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com a sua equipe e com os seus clientes! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a sua demanda de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!