Você já parou para pensar que a sua queda de produtividade no trabalho remoto pode ser resultado da baixa qualidade ergonômica da cadeira, mesa ou iluminação da área em que você está trabalhando? Foi considerando esse aspecto que criamos um guia com as  cinco principais dicas de ergonomia para home office.

Algumas pessoas amam e outras odeiam trabalhar de casa. O trabalho remoto, que em 2020 tomou a vida dos brasileiros, se mostrou uma possibilidade para muitas pessoas que se adaptaram muito bem. Outras, nem tanto. 

Mas, existe um elemento muito presente nas empresas de maneira em geral, que pode estar passando despercebido por quem trabalha remoto: a ergonomia para home office.

A ergonomia é o estudo científico, da relação entre o homem, seus meios, métodos e espaços de trabalho. 

Aplicar a ergonomia organizacional é um cuidado constante de empresas de diferentes áreas e portes, entretanto, dentro de casa, acabamos nos descuidando desses aspectos, que podem prejudicar a nossa saúde. 

De maneira geral, a ergonomia tem como objetivo:

  • preservar a saúde do indivíduo, 
  • prevenir acidentes, 
  • evitar doenças como L.E.R (lesões por esforços repetitivos), D.O.R.T. (distúrbios osteomusculoligamentares), 
  • diminuir as chances de desenvolvimento de problemas diversos de coluna, 
  • aumentar o conforto e reduzir o estresse de quem trabalha. 

O resultado de investir em ergonomia é que, além de uma saúde de mais qualidade, sem dores ou problemas crônicos, você ganha em produtividade

E sem dúvida, ter um home office produtivo é uma preocupação de muitos profissionais. Se é a sua também, indicamos que acompanhe as cinco dicas de ergonomia no trabalho para home office e comece a aplicá-las. 

5 dicas de ergonomia para home office: checklist

A seguir, listamos cinco dicas de ergonomia para home office que devem fazer parte da sua rotina de trabalho remoto: 

  1. Fuja do sofá e da cama
  2. Escolha a mesa ideal para trabalho
  3. Escolha uma cadeira ergonomicamente correta
  4. Atenção à iluminação 
  5. Aprenda como sentar corretamente em home office

Entenda melhor, a seguir. 

1. Fuja do sofá e da cama

Trabalhar do sofá e da cama não contribui para a sua produtividade, ao contrário, a chance de você ficar mais lento e ter uma queda de produção é bem alta. 

Além disso, sofá e cama não oferecem a ergonomia necessária para o trabalho. Isso quer dizer que com o passar do tempo você pode desenvolver uma dor de coluna persistente, por exemplo. 

A longo prazo, como você pode imaginar, tudo isso tende a piorar, podendo levar a doenças mais sérias como L.E.R e outras. 

Por isso, organize um espaço de trabalho na sua casa que tenha, principalmente, uma mesa e uma cadeira. 

Para criar um espaço de home office não é necessário muita coisa, nem é preciso um cômodo só para isso. Separamos algumas dicas no artigoComo montar um escritório em casa: todos os móveis e dicas”. 

2. Escolha a mesa ideal para trabalho

Chegamos a uma das dicas de ergonomia para home office mais importantes deste guia: a mesa de trabalho. 

Vamos começar com a altura ideal da mesa de escritório: a altura média de homem brasileiro é de 1,73 e altura média da mulher brasileira é de 1,60, por isso, a norma brasileira NR-17 diz que a altura da mesa deve ser de 70cm do chão até o tampo da mesa, onde serão apoiados os materiais de trabalho. 

Com essa informação em mãos você já sabe por onde começar a escolher uma mesa de trabalho remoto. 

Lembre-se também de tomar alguns cuidados para prevenir dores nas costas e desconfortos, por exemplo: 

  • mantenha o monitor do computador abaixo de eixo visual horizontal;
  • se você trabalha com notebook, considere usar suportes que permitam que o notebook fique em uma altura mais favorável em relação ao seu olhar. Junte a ele um teclado USB para garantir mais conforto, 
  • use apoios para os punhos, que podem estar em um mousepad, para evitar que as mãos dobrem em excesso,
  • ajuste sua postura em 90 graus.

Dicas de ergonomia para home office

Mesa Linha Frame Marelli

3. Escolha uma cadeira ergonomicamente correta

Em conjunto com a mesa, escolher uma cadeira para escritório ergonomicamente correta é uma das melhores decisões que você vai tomar em relação ao seu ambiente de trabalho remoto. 

Uma cadeira para home office de qualidade vai ajudar você a evitar problemas como:

  • dores na coluna;
  • lesão por esforço repetitivo (LER);
  • cifose torácica;
  • má circulação do sangue e mais.

Ao avaliar uma cadeira para home office observe as seguintes características:

  • regulagem de altura, 
  • regulagem de encostos, prefira encostos mais altos, porque permitem a melhor sustentação do peso enquanto estamos sentados, 
  • recurso da inclinação para permitir que você alongue a musculatura das costas, prevenindo problemas lombares,
  • braços reguláveis,
  • apoio para antebraço,
  • rodinhas.

4. Atenção à iluminação 

A iluminação no ambiente de trabalho também faz parte das dicas de ergonomia para home office porque permite que você exerça suas atividades com mais facilidade evitando problemas como dores de cabeça. 

No artigoIluminação para escritório: 6 dicas para um projeto de decoração e ergonomia”,  você recebe mais dicas de como se preparar para organizar a iluminação do ambiente em que vai trabalhar. 

De maneira geral, use como apoio a iluminação natural e também inclua luminárias de mesa próximas ao computador. Outra dica é preferir lâmpadas de LED brancas, que te deixam mais atento e oferecem melhor iluminação para produtividade. 

5. Aprenda como sentar corretamente em home office

Ter uma excelente mesa e cadeira é o primeiro passo, mas sem dúvidas aprender como sentar corretamente home office é fundamental para que tudo isso tenha o efeito esperado. 

Na imagem abaixo você tem acesso a um esquema de como deve se sentar para trabalhar, seja em casa ou no trabalho.

Como dissemos anteriormente, caso você trabalhe com notebook, invista em um suporte para deixá-lo mais alto e confortável, permitindo que você siga as demais dicas com um resultado ainda melhor. 

Dicas de ergonomia para home office

Lembre-se sempre de encostar os pés no chão (mesmo que seja necessário um suporte para eles) e mantenha os joelhos dobrados em um ângulo de 90 graus.

Gostou das dicas de ergonomia no trabalho para home office? 

Como você viu, as dicas acima são simples, mas muito eficazes para alcançar os resultados que você espera seja de saúde ou produtividade.

Criar um bom ambiente de trabalho em casa vai garantir que você aproveite melhor esse momento e, quem sabe, resolva torná-lo permanente. 

Mesmo antes da pandemia, muitas empresas já apostavam no home office, pelo menos alguns dias da semana para motivar colaboradores e gerar mais produtividade.

Isso sem contar que cerca de 30% das empresas dizem querer manter o modelo de trabalho remoto após a pandemia. 

Isso quer dizer que seu investimento agora, continuará a ter retorno e uso no futuro. 

Como você viu, basta alguns detalhes para criar um home office produtivo e mesas e cadeiras fazem parte dessa lista de itens. 

Mas, afinal, onde comprar as cadeiras e mesas? No e-commerce da Marelli você encontra três novas linhas para Home Office:

Além de conhecer todas as novidades, você pode fazer sua compra online com segurança e conforto na loja virtual da Marelli. 😉

Caso tenha dúvidas ou queira compartilhar outras experiências, deixe um comentário aqui embaixo!

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, agora você tem as linhas da Marelli disponíveis em uma loja virtual completa para comprar de onde estiver!