Sentir-se bem no ambiente de trabalho é fundamental para estimular um bom desenvolvimento das tarefas diárias. É preciso entender que os ambientes corporativos são locais onde os funcionários passam uma grande parte de seus dias, por isso é importante que sejam agradáveis.

Imagine não se sentir confortável por mais de 8 horas por dia, tendo que resolver problemas e lidar com pressão para alcançar metas? É isso que acontece quando não existem certos cuidados com a organização de um ambiente corporativo.

Mas quais seriam esses cuidados? Como entender os benefícios dos mesmos? Continue lendo este post para descobrir como modernizar os ambientes corporativos de formas simples, percebendo as vantagens que podem ser alcançadas pelas empresas que investem em sua estrutura interna.

A importância de ambientes corporativos agradáveis

Mesmo que não existam dados precisos sobre quanto a produtividade diminui quando o local de trabalho é desorganizado, o assunto vem sendo bastante discutido pelas empresas que se mostram interessadas em melhorar seus rendimentos. Isso acontece porque algumas das maiores empresas mundiais já apostam no bem-estar de seus funcionários há algum tempo, e mostram que proporcionar um ambiente corporativo de qualidade aumenta a dedicação dos mesmos.

É como se os funcionários dessas empresas — as que se dedicam a proporcionar um espaço físico agradável —, por sentirem-se valorizados e bem tratados, desejem retribuir de alguma forma o tratamento recebido, o que acaba fazendo com que os mesmos se empenhem muito mais durante o tempo em que passam no local e desenvolvam suas atividades de maneira mais produtiva e eficiente.

Outra vantagem de manter esses locais bem estruturados é facilitar para que os empregados desenvolvam bons trabalhos em equipe. Afinal, um espaço físico bem organizado, com mesas específicas para reuniões, vai estimular os grupos de pessoas a reunirem-se com mais tranquilidade e, consequentemente, realizarem conversas e reuniões com mais harmonia.

Como modernizar um ambiente corporativo

Quando pensamos em um ambiente de trabalho, as primeiras imagens que vêm à mente são de locais extremamente neutros, com pouca informação e até mesmo considerados sem graça. Ou seja, acabam sendo lugares que transmitem uma sensação de frieza para quem ali estiver, o que pode proporcionar bastante desconforto.

Mas, então, como é possível modernizar um ambiente corporativo com mudanças simples? A seguir, conheça 5 dicas que serão fundamentais caso você esteja interessado em deixar sua empresa mais moderna.  

1. Escolha das cores

Talvez essa seja a opção mais fácil e rápida de todas. Já existem inúmeros estudos teóricos e práticos a respeito das influências que as cores exercem sobre os indivíduos — inclusive dentro da neuroarquitetura. Sabe-se, por exemplo, que cores quentes e fortes acabam ajudando a estimular a criatividade, porém acabam sendo bastante enérgicas e podem deixar o ambiente cansativo para aqueles que precisam passar muito tempo no local.

Então é comum as empresas apostarem no extremo oposto, utilizando cores claras em todas as paredes e pisos. Mas não é necessário ser radical nessa escolha. O ideal, de acordo com as atuais tendências, é utilizar cores fortes em apenas uma parede — como laranja, amarelo ou vermelho — para que o cômodo em questão transmita energia e estimule a criatividade da equipe que faz uso do mesmo. Cores claras devem ser usadas em salas de descanso, proporcionando tranquilidade.

Outras opções de utilização de cores diferentes são nos pisos — que não precisam ser brancos, podem ser de vários tons de madeira, desde os mais claros aos mais escuros, que acabam deixando o visual do ambiente mais sofisticado e aconchegante —, e também nas divisórias e nos móveis.

2. Os melhores móveis

O investimento financeiro é um pouco mais alto, mas a melhor forma de modernizar um espaço de trabalho é contratar uma boa empresa que desenvolva o projeto utilizando móveis ergonômicos diferenciados, como cadeiras sofisticadas, por exemplo. Assim, independentemente do tamanho do escritório — mesmo que seja um espaço pequeno —, a área disponível será melhor aproveitada, pois será feito um levantamento do espaço, o estudo o local e a escolha dos móveis especificamente para aquele ambiente.

Como os móveis são elementos que não devem ser trocados com frequência — pelo contrário, é ideal investir em produtos de qualidade para que a durabilidade seja alta —, o melhor é apostar em tons neutros e, caso o ambiente precise ser mais dinâmico, pensar numa mistura de tons amadeirados já acaba com a monotonia.

3. Divisórias

Quando o objetivo é criar espaços individuais de trabalho dentro de uma sala aberta, nada melhor do que usar divisórias. São práticas e oferecem o resultado rapidamente, pois alguns modelos são vendidos em módulos e só precisam do tempo de montagem — que acaba não passando de um dia. Existem divisórias que podem, inclusive, ser modificadas pelos próprios usuários, sem a necessidade de uso de ferramentas.

A escolha do tipo de divisória vai depender das necessidades de cada empresa, mas é interessante saber que já existem no mercado opções que se encaixam nas mais diversas necessidades espaciais e — muito importante — sem deixar de lado as características estéticas, oferecendo design amplo e possibilitando um bom isolamento acústico.

4. Iluminação

Muitas vezes, o potencial da iluminação em um ambiente não é aproveitado da melhor maneira. A escolha da luminária correta pode ser o toque de modernidade para completar a configuração de uma sala corporativa. Outra opção é usar luminárias coloridas para agregar uma certa descontração à decoração do espaço — o que é ótimo, caso o ambiente tenha uma pegada mais criativa.

5. Espaço de lazer

Pode parecer estranho pensar nas definições de lazer para um ambiente corporativo. Mas essa é uma área que vem sendo cada vez mais encontrada dentro de grandes empresas que estão preocupadas com o bem-estar de seus funcionários. Além de salas de descanso, essas empresas passaram a investir em salas de jogos, onde os funcionários podem até jogar videogames.

O principal objetivo de proporcionar esse tipo de atividade é permitir que os empregados tenham pequenos momentos de distração e consigam voltar às obrigações com a mente relaxada, para que possam se concentrar nas tarefas com mais empenho.

No geral, esses espaços são descontraídos e a decoração acompanha esse estilo, com paredes que podem ser tanto coloridas por tinta, como apresentar desenhos artísticos ou papéis de parede estampados. Nesses casos, não é aconselhável o uso de cores suaves, pois a ideia é que não se perca muito tempo no local.

Agora que você conheceu as dicas acima, viu como é possível modernizar ambientes corporativos de forma simples? É ainda mais fácil quando encontramos boas empresas que oferecem exatamente os serviços que procuramos. Aproveite para conhecer algumas das soluções de painéis e divisórias que desenvolvemos e, quem sabe, se inspirar com as possibilidades.