O projeto de sala comercial envolve diversos fatores que vão desde a funcionalidade do espaço até adequar a linguagem com as tendências e com o conceito do negócio. Dessa forma, o ambiente consegue transmitir o objetivo do escritório para o cliente, inspirando confiança e aumentando as chances de fidelização. Além disso, estimula a produtividade dos colaboradores. Mas você sabe quais são as principais ideias inovadoras para sala comercial?

Para começar a falar sobre o assunto, abordaremos a importância de um bom projeto de sala comercial. Posteriormente, listaremos 6 ideias inovadoras para ambientes corporativos e, por fim, falaremos sobre alguns escritórios que são exemplos. Continue lendo e aproveite!

Saiba por que é interessante que os projetos de sala comercial sejam inovadoresprojeto de sala comercial

Ao longo da história, os ambientes corporativos passaram por uma série de transformações. Estas mudanças acompanharam as alterações culturais e de metodologia de trabalho. A principal motivação foi conferir maior produtividade, humanizar o ambiente e aumentar a qualidade de vida dos colaboradores.

Dessa forma, na primeira metade do Século XX, nós tínhamos um ambiente de escritório completamente frio e impessoal, em que as atividades de trabalho eram vistas de forma dissociadas da vida como um todo.  Essas visões sobre os espaços comerciais tinham influências racionalistas, baseadas na arquitetura moderna de homens como Sullivan e Le Corbusier.

Entretanto, com o tempo, este panorama foi se alterando. Doenças relacionadas ao trabalho, como estresse e depressão, além da queda de produtividade inspiraram mudanças. O foco na qualidade de vida dos colaboradores e a busca pelo aumento da sua produtividade também influenciaram.

Essa mudança pode ser observada em séries de TV como Mad Men, que retrata um escritório de publicidade na década de 1960. Os espaços comerciais inovadores são indicados, especialmente, para atividades que exigem maior criatividade, como a própria publicidade e propaganda, arquitetura, design, marketing e outros. Um ambiente inovador inspira criatividade aos profissionais, característica necessária em todas as áreas..

Confira agora 6 ideias inovadoras para projeto de Sala Comercial

Linguagem industrial

Durante muito tempo, a linguagem industrial foi encarada como exclusivo do chão de fábrica, sendo muitas vezes evitada e menosprezada, tratada como feia e antiquada. As próprias indústrias adotavam medidas para mascará-lo. Entretanto, atualmente a linguagem industrial ganhou notoriedade e vem sendo utilizada por muitos escritórios descolados e modernos.

É evidente que algumas medidas devem ser tomadas para atenuar alguns aspectos. Mas, em geral, esses ambientes são dotados de materiais metálicos e de madeira de demolição, inseridos com seus ‘defeitos’ de forma proposital para garantir a identidade do ambiente. Outros elementos, como barris e baldes também são utilizados.

Salas coloridas

Como falamos anteriormente, os escritórios até a primeira metade do século XX eram bastante impessoais e frios. As cores mais utilizadas eram de tons neutros, como branco e o bege, com pouca variação. Os móveis eram, em geral, amadeirados, com mistura de preto e branco, gerando um ambiente monótono visualmente.

Todavia, nos dias de hoje, é comum encontrar escritórios que utilizam uma grande variação de cor no ambiente. Seja com a pintura das paredes, seja com a introdução de móveis de várias cores (amarelo, vermelho, azul, entre outras), a ideia é deixar o ambiente mais descolado e criativo.

Janelas de Vidro

As janelas de vidro têm grande destaque em salas comerciais, desde o início do século XX, por conta da iluminação natural que elas conferem ao ambiente. Além disso, permitem a construção de plantas livres e tornam os ambientes mais permeáveis.  Ela continua a ser uma boa solução adotada em escritórios, pois apresenta tanto benefícios quanto a questão da funcionalidade quanto economia na conta de energia.

Papel de Parede

O papel de parede tem várias funções. A primeira delas é de facilitar a limpeza das paredes, pois cria uma superfície plana. Outro ponto é melhorar a questão acústica e térmica dentro dos ambientes.

Também é importante para conferir um diferencial ao ambiente, pois os papéis de parede podem ter vários desenhos e cores. Por fim, eles são mais fáceis de serem trocados do que pinturas, gerando menos gastos e paralisações dentro do ambiente de trabalho.

Puffs espalhados

Os puffs configuram em uma excelente alternativa de móvel para sentar, totalmente diferenciado, confortável e relaxante. Eles podem ser inseridos nos mais diversos ambientes, desde salas individuais até espaços de reunião. Podem ter vários formatos, cores e desenhos, o que torna o escritório único e descolado.

Sala de descompressão

A sala de descompressão é um ambiente voltado exclusivamente para o descanso e relaxamento dos colaboradores. Por isso, eles devem ser ambientes descolados e confortáveis e conter móveis como sofás, puffs, redes, espaço para leitura, entre outros.

Veja quais os principais exemplos que posso me espelhar

Google — Madrid

A sede do Google em Madrid foi concebida pelo ateliê britânico Jump Studios. O projeto foi indicado ao prêmio BD Architect of the Year na categoria de arquitetura de interiores. Ele une aspectos modernos com a clássica arquitetura espanhola, inserindo elementos que remetem a ambos os pilares conceituais do escritório: inovação e tradição. 

Facebook — Califórnia

O Facebook é um gigante da tecnologia e essa grandeza também se reflete na sua sede da Califórnia,. Ela conta com 100m² de área e foi projetada por um dos maiores arquitetos da atualidade: Frank Gehry. O interior do escritório comporta até 2.800 colaboradores e dispõe de ambientes dinâmicos, integrados e mobiliário inovador.

Spotify — São Paulo

O escritório do Spotify em São Paulo foi projetado pelo Escritório Ac Arquitetura e TPG Architecture. Localizado no bairro da Vila Madalena, reduto boêmio da cidade,  o ambiente conta uma área de aproximadamente 500m², ambientes integrados e permeáveis. Além disso, não traz diferenciação formal entre os espaços de reunião e de trabalho individual.

Dessa forma, ao fazer o projeto de sala comercial, busque inserir elementos inovadores no seu interior, tornando o espaço mais humano e criativo. Além do caráter humanizador, essa decisão aumentará a produtividade dos colaboradores, o que confere um resultado positivo para todos os envolvidos no trabalho.

Gostou das nossas ideias inovadoras para projeto de sala comercial? Então, visite o site da Marelli e veja todas as possibilidades para transformar ambientes corporativos em espaços inovadores!