Não dá para ser produtivo na empresa em meio a mesas bagunçadas e estações de trabalho mal definidas, certo? Instalar divisórias é a melhor solução para esse problema, pois além de demarcar cada setor do estabelecimento, elas também otimizam o espaço e trazem mais conforto e privacidade para os funcionários.

Ao investir em divisórias para o escritório você também personaliza o ambiente, reforçando a identidade do local e favorecendo o clima corporativo.

Para você se convencer de vez da importância desses itens, preparamos este post com 4 funções primordiais das divisórias. Tem interesse no assunto? Então acompanhe a leitura e confira!

Importância das divisórias

A maior qualidade desse tipo de instalação é que as divisórias conseguem demarcar as estações de trabalho sem “roubar” o espaço do ambiente e sem comprometer a estética do escritório. Então, se a ideia é setorizar o local e ganhar em funcionalidade e beleza, essa com certeza é a solução mais viável.

E o melhor: você nem precisa se preocupar em remanejar a setorização da empresa ou a organização das salas. Basta instalar as divisórias e pronto: cada demanda será tratada no seu setor específico. Assim, o empreendimento sai ganhando em organização e agilidade, já que os diferentes assuntos não se perderão mais entre uma mesa e outra.

Funções das divisórias

1. Delimitação e otimização dos espaços

Antes de instalar as divisórias, pense cuidadosamente quais áreas você quer demarcar e de que modo isso será feito: de setor para setor, de função para função etc. Aí é só procurar uma empresa especializada e conhecer os tipos de divisória mais adequados para o ambiente em questão.

Os modelos de divisória piso-teto, por exemplo, com paredes de vidro e estrutura de alumínio, trazem leveza e sofisticação para os escritórios. Assim, além da privacidade e da funcionalidade desses itens, eles contribuirão também para compor um design mais moderno no empreendimento.

Independentemente do modelo escolhido, o mais importante mesmo é manter cada estação de trabalho bem demarcada. Desse modo, os funcionários se manterão muito mais focados em suas próprias tarefas, sem o risco de se perder pelo excesso de informações das mesas dos colegas ao lado.

Isso porque, ao demarcar as estações, fica fácil manter ali somente os materiais que serão úteis ao desempenho daquela função específica. Assim sendo, você livra o setor dos elementos supérfluos e impulsiona a produtividade dos trabalhadores.

2. Hierarquização das funções da empresa

Se você quiser valorizar ainda mais o clima corporativo do empreendimento, é possível utilizar as divisórias não somente para demarcar os setores, mas, também, para hierarquizá-los. Basta instalá-las conforme a ordem das funções da empresa: diretoria, coordenação, administrativo, financeiro, entre outros.

Dessa maneira, as informações de cada seção ficarão muito mais organizadas. Isso sem falar que fica mais fácil manter o sigilo naqueles setores onde as informações precisam ficar concentradas. E, por outro lado, as divisórias não vão interferir na socialização dos funcionários.

Ou seja, você ganha em funcionalidade e privacidade na medida certa, já que, apesar das divisões, os setores se manterão próximos uns dos outros. E isso favorece a comunicação interna e a resolução de pendências entre um departamento e outro.

3. Privacidade e conforto para os funcionários

Quando o escritório não tem divisórias demarcando os setores, é enorme o risco de os funcionários se perderem no mundo de informações das mesas próximas. Todos nós já vivemos situação parecida, não é mesmo?

E isso acontece de forma involuntária. Quando nos damos conta, já afetamos nossa produtividade por causa daqueles minutinhos perdidos tentando auxiliar o colega ao lado ou até mesmo nos desconcentrando com os movimentos dele.

As divisórias colocam fim a esse dilema, garantindo mais privacidade e conforto para os trabalhadores. Assim, você não ficará preocupado com o que o colega ao lado está fazendo e nem ele se sentirá no direito de interferir na sua função.

Aquele papo involuntário entre uma tarefa e outra ficará só para o intervalo do café. O que isso significa? Que você se tornará mais eficiente e produtivo e, muito provavelmente, terminará suas atividades antes do que imagina, sem precisar prolongar o expediente.

4. Valorização da identidade do escritório

Escritórios precisam ter cara de escritório! Isso é essencial para que o local transpareça credibilidade tanto para os funcionários quanto para a clientela. Afinal, com cada setor bem demarcado, trabalhadores concentrados em suas respectivas funções e espaços devidamente otimizados, com certeza o clima corporativo falará mais alto. Todo mundo ali se sentirá mais focado e, por consequência, mais apto a desenvolver suas funções aproveitando melhor o tempo.

Inclusive, no momento em que compõe o design do escritório, o arquiteto responsável pelo projeto reflete sobre todas essas questões de modo a configurar uma arquitetura estimulante para a concentração dos funcionários. E eles sabem muito bem que as funções das divisórias são perfeitas para isso!

Instalação das divisórias

Agora que você já se convenceu da importância das divisórias e compreendeu as finalidades desses itens, precisamos salientar outra enorme vantagem das peças: elas podem ser facilmente instaladas.

Se você ainda não investiu em divisórias porque está com medo quanto à bagunça da “reforma” no ambiente de trabalho, esqueça esse receio. Instalá-las é muito mais simples do que você imagina: não faz bagunça, não gera sujeira e nem precisa realocar os funcionários. Eles podem continuar trabalhando normalmente enquanto a instalação é feita.

Quanto ao preço, esse também não é motivo para se preocupar. Os valores são bastante acessíveis e o custo-benefício é garantido. Afinal, o escritório estará ganhando em organização, funcionalidade e produtividade. E tudo isso sem abrir mão da estética corporativa.

Viu só? Não há motivos para não investir nesse tipo de instalação. As funções das divisórias são indiscutíveis e trazem muito mais personalidade para o ambiente. O arquiteto responsável pelo projeto só precisará definir o local exato de cada estação de trabalho, além de contar com uma empresa especializada para escolher as melhores conforme as demandas do escritório.

Até porque um projeto bem-sucedido começa com a escolha de fornecedores especializados no ramo, não é mesmo? Isso significa que, para projetos corporativos, é imprescindível contar com empresas reconhecidas no segmento para compor as instalações, como a Marelli. Então, entre em contato conosco e conheça nossas soluções para escritórios de alta performance!