A preocupação com o meio ambiente e com o aproveitamento e melhor uso dos recursos naturais está presente também nos projetos corporativos. Projetos com preocupação ambiental já são uma realidade e a adoção de decoração sustentável em muitas empresas já vem acontecendo.

Os projetos voltados para sustentabilidade levam em conta o impacto ambiental e buscam alternativas para soluções mais eficientes e menos agressivas ao ecossistema. Os projetos sustentáveis priorizam materiais que causam menos impacto, sistemas mais eficientes, redução do consumo energético e reaproveitamento de elementos.

Os principais pilares presentes nos projetos são: redução do consumo, aproveitamento de elementos naturais e reutilização de itens. Sabe como aproveitar esses conceitos e criar projetos ainda mais encantadores? Veja, neste post, como tornar a decoração sustentável uma realidade dentro de seus projetos corporativos.

Incentive o consumo consciente

decoração sustentável

Quantas vezes compramos elementos por sua estética e desconsideramos a funcionalidade? Nesse sentido, no momento da escolha do mobiliário e dos itens decorativos, opte por peças que serão realmente úteis para seu projeto.

O ditado “menos é mais” é muito válido, pois é possível consumir de forma consciente sem perder o conforto e a elegância nos ambientes. Uma forte tendência na decoração sustentável é a linguagem minimalista, marcada por elementos simples e funcionais.

É possível renovar e integrar os ambientes aproveitando móveis e repaginando decorações existentes. Antes de especificar artigos em seu projeto, questione:

  • O item será muito utilizado e necessário à rotina da equipe?

  • O artefato é coerente com a linguagem adotada para o restante do escritório?

  • A peça de decoração e o mobiliário podem ser reaproveitados?

Ao se basear nesses questionamentos é mais fácil escolher móveis e decorações que estão de acordo com os princípios do consumo consciente. A aquisição de produtos dessa forma busca descartar as que são supérfluas e impulsivas. Ao utilizar somente elementos necessários também é reduzida a geração de resíduos posteriormente.

Aproveite a iluminação natural

decoração sustentável

Janelas proporcionam a integração com a área externa e tornam o escritório mais acolhedor e agradável. Além da incorporação, o aproveitamento da iluminação e ventilação naturais reduz o consumo de energia elétrica. 

Para otimizar o consumo de energia, utilize em seu projeto luminotécnico lâmpadas e luminárias de LED, pois elas demandam menos carga do sistema elétrico e esquentam menos o ambiente, fatores que também impactam na redução da conta de luz!

Além do impacto financeiro positivo para empresa, a adoção de sistemas mais eficientes e com iluminação natural é colabora com o meio ambiente. 

Reutilize elementos

decoração sustentável

Sabe aquela poltrona antiga? Já pensou em estofá-la novamente e prolongar sua vida útil? Vários itens de decoração e mobiliário podem ser reaproveitados! Dar uma nova cara ou novo uso reduz a necessidade de aquisições e permite aproveitar os materiais já existentes, ou seja, impacto ambiental positivo!

O reaproveitamento estimula o consumo consciente e a adoção de medidas sustentáveis, além de permitir desfrutar do estilo vintage de muitos itens! A linguagem vintage e retrô confere ainda mais personalidade para seus projetos!

Escolha materiais com selo de sustentabilidade

decoração sustentável

É possível encontrar opções de tintas, revestimentos e pisos. Esses produtos estão sendo reformulados para possibilitarem construções que gerem menos impactos ambientais.

Procure insumos que não emanem compostos orgânicos voláteis (COVs) no ambiente. Esses compostos vaporizam e contaminam a atmosfera, portanto, pesquise sobre os materiais e opte por aqueles que não danifiquem o meio ambiente.

Sabe-se que a construção civil é responsável por 50% da geração de resíduos sólidos nas grandes cidades. Reaproveitar materiais e escolher produtos que degradem menos a natureza são medidas para eliminar os danos. Projetos que adotam sistemas mais eficientes e geram menos resíduos refletem em ganhos ambientais.

Utilize plantas na decoração

decoração sustentável

A ambientação com plantas permite a purificação do ar, a redução da temperatura e proporciona a sensação de aconchego no escritório. Em meio a cidades, prédios e tantas construções, o uso de plantas na decoração provoca a integração com a natureza.

As plantas acalmam os funcionários e são boas alternativas para relaxar em meio à rotina dos escritórios. Os elementos naturais permitem pausas de descanso dentro do próprio ambiente de trabalho, uma boa estratégia de decoração sustentável!

Prefira as espécies brasileiras: além de melhorar o ambiente, contribuem para preservação da flora nacional. Utilize também vasos de cerâmica ou madeira, pois são materiais naturais e que geram menos impacto ambiental em sua fabricação.

Reaproveite os tecidos

decoração sustentável

Aproveitar materiais diminui a produção de resíduos e é uma atitude coerente com a proposta de decoração sustentável para seu projeto. Sabe como fazer?

O tecido de cortinas pode ser reutilizado para almofadas e estofamento de poltronas, por exemplo. Use sua criatividade para criar projetos e aproveitar os elementos já disponíveis! Opte por tecidos de fibras naturais, de produção e uso mais sustentável. As opções de algodão e linho são clássicas e atemporais!

Para escritórios novos é válido garimpar em lojas de móveis usados. Mesclar padrões e estampas traz lindos resultados nos projetos de decoração sustentável!

Otimize os espaços das empresas

decoração sustentável

Os cômodos multifuncionais são uma ótima aposta para utilizar os espaços disponíveis. A integração de ambientes utiliza menos materiais e mão de obra para construção. Essa forma de projetar os ambientes também permite considerar um número menor de itens decorativos na composição estética.

Menos materiais e menos decorações vão ao encontro do conceito de sustentabilidade e consumo consciente. Use os elementos de forma equilibrada em seus projetos, lembrando que eles não perderão nada em conforto e estética!

Utilize móveis de fibras naturais

As fibras naturais são tendência na decoração. Os itens associam um toque rústico à linguagem contemporânea. A mobília, antes exclusiva de casas de campo e de praia, volta revisitada e com ares mais modernos e os tons terrosos do mobiliário proporcionam aconchego. 

Encontram-se produtos como mesas, vasos, cestos, tapetes e cortinas. Eles se diferem dos produtos sintéticos, pois as matérias-primas são originárias das plantações e florestas. Portanto, lembre sempre dos pilares da sustentabilidade, aproveite nossas dicas em seus projetos e invista na decoração sustentável!

A preocupação com o meio ambiente e a eficiência energética também nos ajudam a buscar melhores soluções para os projetos! Quer saber mais sobre decoração corporativa? Então, confira nosso post sobre como decorar as paredes do escritório!