Quem disse que a decoração para escritório pequeno não pode criar um ambiente sofisticado e confortável?

Mesmo com espaço reduzido, é possível criar um projeto para escritório pequena, com uma decoração moderna e completamente coerente com as atividades da empresa. 

Ao pensar em como organizar um escritório pequeno é preciso atenção a alguns detalhes, como:

Na decoração para escritório pequeno tudo se torna uma questão de usar estrategicamente os elementos decorativos, como:

  • cores;
  • luzes;
  • móveis;
  • ornamentação. 

Então, se você está em busca de ideias para escritório pequeno decorado, você está no lugar certo!

Trouxemos 7 dicas infalíveis de decoração para escritório pequeno. Confira cada uma delas e mãos à obra! 

Decoração para escritório pequeno: 7 dicas para modernizar o ambiente!

1. Opte por cores claras

A paleta de cores claras, tons pastéis e mais básicos caem perfeitamente bem para o ambiente corporativo, principalmente em projetos de escritório pequeno.

Além de favorecerem a tranquilidade e a concentração, elas causam o efeito visual de ampliação do ambiente. 

As cores escuras dão o efeito contrário e podem deixar o clima pesado e sério demais.

Já os tons vibrantes podem deixar o visual cansativo. Elas são recomendadas para locais maiores, mas se você gosta muito ou essas cores rementem a identidade de sua empresa, use-as nos detalhes. 

Leia também: Entenda a relação entre arquitetura e comunicação visual

2. Escolha a iluminação adequada para o ambiente

A iluminação no ambiente de trabalho é muito importante para o visual, para o conforto do local e muitas vezes não damos a atenção necessária.

A iluminação atua diretamente na:

Assim como as cores claras, a iluminação mais forte e no tom de branco amplia o ambiente. Elas são adequadas para leitura, concentração e geram conforto visual.

 É interessante ter janelas grandes e transparentes para usar a luz solar. É ecológico e o bolso agradece. 

Use vidros, espelhos e objetos transparentes

A transparência também causa esse efeito de aumentar o tamanho dos locais e deixa a atmosfera mais leve, o que é fundamental para a decoração para escritório pequeno.

Caso opte por escolher divisórias para o escritório, prefira as que levam vidros. Se for possível, insira espelhos em pontos curingas, como recepção e corredores. Tudo isso aumentará a ideia de circulação de ar e de amplitude desses locais e são boas ideias de como organizar um escritório pequeno. 

3. Explore o espaço vertical no escritório pequeno

Já que o espaço é pequeno, use as paredes como aliadas. Isso mesmo. Não apenas para amparar os móveis padrões como mesas e armários. Use também prateleiras flutuantes, luminárias, nichos.

É possível até levar um pouco de verde para o escritório, já que os jardins verticais estão em alta e com formatos cada vez mais práticos. 

Com um bom projeto de escritório pequeno, você consegue um ambiente funcional e sofisticado, coerente com o estilo da sua decoração e ainda capaz de usar as paredes de forma estratégica. 

4. Prefira móveis multifuncionais

Ao escolher o mobiliário para escritórios pequenos você deve considerar que eles são os itens que mais ocupam espaço em um ambiente.

Alguns são indispensáveis, como cadeiras, mesas, armários, estações de trabalho. Então, como otimizar essa parte do projeto?

Optando por móveis que tenham mais de uma função, por exemplo:

  • mesas que já venham com gaveteiros;
  • estantes que tenham armários na base;
  • nichos com fechamento.

Ao mesmo tempo em que cumpre seu papel principal, são meios para armazenar material e suprimentos do escritório. 

No site da Marelli você encontra um catálogo completo de mobiliários para diferentes tipos de decoração e escritórios.

5. Una decoração, organização e armazenamento

Seguindo a ideia dos móveis multifuncionais, você pode usar objetos que façam parte da decoração, porém possam ser usados para organizar o espaço e armazenar papéis, material de escritório e demais itens que façam parte do contexto. 

As caixas organizadoras, os porta-revistas, acessórios para lápis e prateleiras para livros são ótimos aliados na hora de decorar e organizar o escritório pequeno. É possível até personalizar esses elementos com a marca e a “cara” da empresa. 

decoração para escritório pequeno

6. Garanta uma área livre para circulação

O estudo de layout de ambientes corporativos pequenos precisa ter o olhar voltado para ampliar o ambiente e evitar gerar aquela sensação de abafamento ou cansaço visual. Além é claro, do bem-estar dos usuários do local. 

Dessa forma, organize os móveis, artigos de decoração, materiais de uso diário de modo que se garanta áreas livres. Isso permite:

  • uma melhor circulação para as pessoas;
  • organiza o espaço;
  • torna o ambiente mais leve e arejado. 

7. Evite excesso de peças decorativas 

Pensar na decoração para escritório pequeno é estimulante e o entusiasmo é normal. É o momento de transmitir toda a essência da marca como um todo por meio dos elementos decorativos. E se tratando de ambientes corporativos, sobretudo com área reduzida, é imprescindível evitar exageros. 

Quadros, pôsteres, fotos, esculturas e demais itens de decoração são muito bem-vindos. Mas, a palavra de ordem é equilíbrio. Muitas opções podem deixar o ambiente poluído e tirar o foco das atividades do dia a dia. 

Dica extra: fique de olho nas tendências

Todos os anos os designers de interiores e os decoradores lançam tendências de decoração para ambientes corporativos que vão fazer a cabeça das pessoas, certamente estarão nos mais diversificados ambiente e claro, influenciarão a arquitetura corporativa. E por que não em sua empresa, não é mesmo? 

Para dar aquele tom de modernidade ao seu escritório, dê uma chance a: 

  • Materiais naturais (palha, madeira de reflorestamento, fibras): ficam elegantes e são ótimos para acabamentos e detalhes. Aproveite também a beleza e o astral das plantas; 

  • Estampas geométricas: são contemporâneas e combinam bem com diversos estilos, desde os clássicos, até os futuristas;

  • Tons neon, furta-cor, ou sereismo: traz para o mundo corporativo o brilho espelhado dos tons de rosa, roxo e azul. Fica muito interessante para estilos modernos e futuristas. 

Leia mais em: 8 cores Pantone para inspirar sua decoração de interiores!

Um escritório pequeno pode sim ser elegante, funcional e otimizado.

Não é pelo espaço restrito que o ambiente não será utilizado com eficiência e estratégia. E isso tudo sem abrir mão do conforto e da ergonomia. 

Com essas dicas de decoração para escritório pequeno, é certo que você conseguirá optar por um projeto visual sofisticado e com a cara da sua empresa.

Vale lembrar que apenas um escritório pequeno decorado não garante o bom desempenho do espaço. É preciso ficar atento a alguns fatores como:

  • acústica, que influencia na qualidade do ambiente;
  • iluminação;
  • o bom uso do espaço físico do escritório pequeno.

Por isso, entenda também como melhorar o isolamento acústico do escritório com elementos de decoração.

Cadeiras, móveis e divisórias ideais!

Chegou o grande momento! 

Você tem em mãos um projeto para decoração para escritório pequeno e empolgação não falta para você mostrar seu trabalho!

Mas aí já bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto? 

Como dissemos acima, você vai precisar contar com móveis multifuncionais, cadeiras que vão garantir conforto e produtividade, divisórias de diferente materiais. 

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Nós da Marelli sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!