A decoração de escritório no estilo industrial está em alta e pode ser uma ótima opção para dar uma cara nova aos ambientes corporativos. Além de levar um tom mais contemporâneo para a empresa, o estilo industrial está relacionado ao espaço de trabalho e quando bem explorado, é possível brincar um pouco com esses conceitos. 

Caracterizado por tons de cinza e estruturas aparentes, o estilo industrial de interiores surgiu por volta das décadas de 1960 e 1970 nos Estados Unidos. Depois de se tornar queridinha dos decoradores e designers de interiores nos projetos residenciais, agora toma conta da decoração dos escritórios empresariais

Vamos então apresentar dicas e ideias para desenvolver um projeto inspirado nas fábricas para os escritórios. Acompanhe e solte a imaginação com a decoração de escritório no estilo industrial!

Importância da decoração em ambientes corporativos

escritorio-pequeno-estilo-industrial

O visual de um ambiente vai muito além de deixá-lo bonito ou feio, elegante ou brega. A decoração é uma forma de expressar a identidade, a aura das pessoas que constituem aquele lugar. No caso dos ambientes de trabalho, existe a influência direta na forma como os colaboradores vão interagir com o espaço e na experiência do cliente

Vamos supor que a proposta de valor de marca seja a transparência nas transações, mas ao chegar na sede da empresa, o ambiente é escuro com excesso de peças e pouca área de circulação.

Certamente, esse contexto não é coerente com a ideia pregada e não desperta no cliente a sensação de transparência. O resultado disso, você já pode imaginar: não é nada positivo.

Ademais, a decoração do escritório tem relação direta com: 

  • a valorização da marca;
  • a otimização e a ergonomia no trabalho;
  • produtividade dos colaboradores;
  • qualidade de vida no ambiente de trabalho; 
  • relacionamento entre as equipes; 
  • economia de recursos financeiros — por exemplo, o preço da conta de luz. 

Como usar o estilo industrial de interiores nos escritórios

estilo-industrial-interiores

Você pode estar pensando por que um visual baseado no chão de fábrica pode ser interessante para um escritório, não é mesmo?

Pois saiba que além da elegância e de expressar um conceito de contemporaneidade, o estilo industrial de interiores faz alusão a um ambiente de trabalho e pode ser um contraponto entre o modelo de trabalho antigo e o atual.

Você pode aprofundar até mesmo na evolução das relações de trabalho e criar um apelo sofisticado e questionador. 

Bom, mas o mais importante é integrar as características da decoração de escritório no estilo industrial à essência da empresa. Para tanto, selecionamos cinco aspectos fundamentais que você confere a seguir. 

Dicas de decoração de escritório no estilo industrial

1. Mantenha a personalidade da empresa

decoração de escritório no estilo industrial

A decoração de escritório no estilo industrial tem um forte apelo de produção e traz peças rústicas como vigas aparentes, concreto e tijolos bem à mostra nas paredes e equipamentos de trabalho se tornam artigos de decoração e assim por diante. 

Por mais que esteja em alta e dê aquela vontade de explorar ao máximo, é imprescindível conciliar essas características a estética e a essência da marca. Nada de priorizar a tendência e esquecer a identidade visual e conceitual da empresa.

O pulo do gato é colher no estilo industrial o que tem coerência com a personalidade da marca e montar o plano de decoração. 

Afinal, como dissemos, o espaço é um ponto de contato entre a empresa e seus públicos e é fundamental manter esse alinhamento. 

Complete sua leitura com o artigo: Entenda a relação entre arquitetura e comunicação visual. 

2. Leve em conta a mobilidade e as atividades dos colaboradores

mobilidade-espaco-empresas

Na hora de escolher os itens para compor a decoração de escritório no estilo industrial, desenvolver o layout do escritório e usar uma boa dose de criatividade, tenha como norte a funcionalidade de tudo o que for escolhido.

Como assim? Entenda de que forma as atividades são desenvolvidas na empresa, quais setores precisam de quais estruturas, quantas pessoas trabalham ali, qual é a frequência de recebimento de clientes e fornecedores, entre outros. 

Essa visão detalhada oferece mais condições de montar um escritório confortável, acolhedor e estratégico com recepção no estilo industrial, áreas de circulação, salas de reunião mais produtivas e do bem-estar do colaborador. 

3. Faça uma seleção estratégica de cores

mobilidade-espaco-empresas

Ao aprofundar na decoração de escritório no estilo industrial, você percebe que a escala de cinza é predominante. Desde os tons mais escuros até os mais claros, a base é cinza.

Isso não quer dizer que cores vivas ou outros tons não possam integrar o ambiente. O recomendado é levar em consideração o tamanho do espaço e qual a percepção se pretende estimular no escritório. Observe como as cores podem interferir nesse aspecto:

  • Cores escuras: passam seriedade e estabilidade. Contudo, em excesso, podem deixar o ambiente fechado demais. Elas causam sensação de redução do espaço e são recomendadas para locais grandes. 
  • Cores claras: transmitem mais leveza e tranquilidade e têm como característica gerar uma sensação de ampliação nos ambientes. São ideais para escritórios pequenos. Em excesso, podem dar ideia de monotonia e ainda deixar o clima frio e distante. 
  • Cores vibrantes: dão ar de vitalidade e jovialidade ao espaço. Transmitem a impressão de criatividade e inovação. Devem estar nos detalhes como quadros, luminárias e acessórios. Evite exageros para que o ambiente não fique pesado e cansativo. 

4. Fique atento à iluminação do ambiente

mobilidade-espaco-empresas

Como as bases da decoração de escritório no estilo industrial tendem a ser mais escuras, é essencial que você use uma iluminação bem-estratégica. A iluminação está ligada à decoração, mas ainda mais à qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Por isso, considere as necessidades de cada função, em primeiro lugar, e em seguida, o efeito da iluminação na interação e na percepção das pessoas. 

As luzes mais claras são ideais para locais de concentração, de leituras e reuniões. As luzes amareladas são indicadas para locais como salas de espera por serem mais receptivas e aconchegantes. 

5. Escolha bem o mobiliário para a decoração industrial 

inspiracao-decoracao-industrial

Assim como os tópicos acima, a escolha dos móveis para o escritório devem ser de acordo com a natureza das atividades da empresa e com as necessidades dos trabalhadores. 

Como a ideia é entrar no clima de fábrica, aposte no material dos móveis e nos revestimentos metálicos que são os principais dentro do estilo.

Você pode empregá-los nas estruturas de cadeiras, mesas e prateleiras, por exemplo. E caso queira expandir para os armários, é possível personalizá-los e dar um efeito de móvel de metal. 

Quer apostar na decoração de escritório no estilo industrial?

A decoração de escritório no estilo industrial tem tudo a ver com trabalho, produtividade e otimização. Conceitos muito interessantes para um escritório empresarial.

Combinado à flexibilidade dos dias atuais e à evolução das relações de trabalho, oferece uma proposta sofisticada e impactante para os escritórios. 

Contar com um fornecedor de móveis responsável e de qualidade para seus projetos corporativos é essencial.

Já encontrou dificuldades com outros fornecedores por falta de qualidade, ergonomia e até compromisso com o prazo de entrega de montagem? 

Na Marelli, estamos altamente comprometidos com a satisfação dos nossos clientes.

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, já comprovamos nossa capacidade em estabelecer relações de confiança a longo prazo com escritórios de arquitetura, designers de interiores e empresários.

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em mobiliário corporativo: assentos, móveis e divisórias piso teto, podemos ser o parceiro que você está procurando para seus projetos de arquitetura corporativa.

Solicite seu Orçamento

E para ficar por dentro das melhores dicas e tendências para tornar os espaços corporativos cada vez mais estratégicos, siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn