A decoração de escritório vintage e moderna é uma tendência que tem emergido nos últimos anos, devido a um movimento tecnicamente chamado de Pós-Modernismo. Seu principal objetivo é mesclar elementos diferentes para causar um estranhamento positivo no observador.

Antes de falarmos das linguagens vintage e moderna, vamos explicar alguns conceitos que podem trazer confusão a seus clientes. Por isso, é preciso compreendê-los bem para não errar nos projetos. Quer saber mais? Então, confira!

Como diferenciar as linguagens moderna, contemporânea e futurista?

decoração de escritório vintage e moderna

A linguagem moderna tem sua inspiração nos movimentos vanguardistas do século XX, que revolucionaram a decoração ao focar na simplicidade dos ambientes. Eles buscaram combater a extravagância dos principais modelos até então, como o vitoriano, cheio de lustres gigantes, tapetes, quadros e sofás. 

Para isso, criaram alguns conceitos que são usados até hoje, como:

  • emprego das cores: normalmente, os ambientes modernos não variam muito a paleta de cores e preferem os tons neutros na escala do cinza e do marrom. Assim, os móveis, a pintura, o piso, os lustres e os acessórios geralmente seguirão a mesma escala de cor. Na contemporânea, por outro lado, é possível utilizar algumas cores vivas para quebrar a “monotonia”;
  • mobiliário: as formas também tomam um papel muito importante, utilizando principalmente as linhas retas. A ideia é causar um estranhamento no observador que ficará ao mesmo tempo integrado e fascinado pela padronização. Aqui, há outra diferença para a contemporânea, que prefere as curvas e as formas não simétricas em alguns elementos, pois seu principal objeto é causar o mesmo estranhamento por meio de objetos diferenciados que quebrem o padrão da maior parte do ambiente;
  • materiais: são três os materiais favoritos dos modernistas — a madeira, o concreto e o vidro. Você praticamente encontra, pelo menos, um deles dominando o ambiente. Na decoração contemporânea, alguns novos foram incrementados, como o grafite, o couro e o alumínio escavado. 

Para completar, podemos falar do futurismo, que busca antecipar os escritórios do futuro. Neles, além de muita tecnologia, há uma ênfase muito grande no branco e no prateado. As outras cores do ambiente não são fornecidas pelos objetos, mas por luzes estrategicamente localizadas.

Portanto, um leigo pode olhar uma imagem e não saber diferenciar um estilo do outro, mas um arquiteto precisa explicar as diferenças entre elas para evitar confusões e insatisfações com o projeto. 

Quais as diferenças entre vintage e retrô?

decoração de escritório vintage e moderna

Outras duas linguagens que se aproximam muito é o vintage e o retrô. A primeira é um verdadeiro resgate das épocas passadas, o decorador deve procurar inserir, ao máximo, elementos produzidos naquela época. Já o retrô trabalha com uma releitura de alguma época bem característica, mas incorporando elementos modernos. Vamos detalhar a seguir: 

  • objetos: os móveis e os acessórios devem ser comprados em brechós e topa-tudo no vintage, pois são realmente do período do qual se tira a inspiração. Por exemplo, uma geladeira vintage conta com a carcaça antiga, mas todo o interior reconstruído. No retrô, uma fábrica atual copia e faz um redesign baseado no modelo antigo;
  • construção: toda a construção vintage deve passar uma impressão de antiguidade, com tijolos expostos, tinta desgastada, piso aparentemente irregular etc. Já o retrô não tem essa obrigatoriedade.

Por que combinar uma decoração vintage com a moderna?

decoração de escritório vintage e moderna

Como você deve ter percebido, não é fácil adotar somente uma linguagem em um projeto, pois isso demandaria objetos e materiais muito específicos. Além disso, a grande tendência que tem surgido nos últimos anos é a ideia de brincar com conceitos. Assim, pode-se adotar duas linguagens aparentemente antagônicas em um mesmo ambiente.

Isso, além de emprestar leveza e ludicidade ao ambiente, torna os projetos mais baratos, rápidos e simples. Ademais, os consumidores dos seus clientes geralmente adoram essa irreverência, especialmente em alguns tipos de negócio, como a moda. Por isso, grande parte dos escritórios estão adotando essa proposta.

Como combinar a decoração de escritório vintage e a moderna?

Cores

decoração de escritório vintage e moderna

As cores favoritas do vintage são o bege e o branco. Então, nesse aspecto, não é tão difícil combinar os dois estilos. Uma boa estratégia é decorar o piso com o vintage enquanto as paredes e a iluminação são modernas ou vice-versa. Assim, pode-se harmonizar um laminado de madeira rústica com paredes em tom de cinza.

Móveis

decoração de escritório vintage e moderna

Aqui, você deverá se preocupar bastante com o equilíbrio, pois é muito fácil sobrecarregar o ambiente com elementos dissonantes. Para não errar, o ideal é focar em uma linguagem predominantemente e deixar a outra como suporte. 

Por exemplo, os biombos, mesas e divisórias podem ser modernos, mas é preciso inserir um balcão ou uma mesa de reunião vintage. Em caso de móveis personalizados, é possível ainda usar materiais rústicos, mas trabalhá-los com um design moderno.

Iluminação

Os elementos da iluminação são quem dão o tom ao ambiente. Então, no vintage, a iluminação tem tonalidades um pouco mais quentes do que as luzes brancas do moderno. Uma solução é inserir a lâmpada característica de um estilo em lustres típicos de outros.

Revestimento e pintura

decoração de escritório vintage e moderna

Ainda não podemos deixar de falar do revestimento e da pintura, tanto do piso quanto das paredes. Afinal, eles reservam várias possibilidades, como:

  • trazer uma linguagem única para a parede e para o piso e deixar a outra reservada para a maior parte dos móveis;
  • viabilizar uma linguagem realmente predominante em praticamente todas as faces do ambiente. No entanto, manter uma delas dissonando. Isso pode ser feito com papéis de parede com estampas de época, com laminados etc.;
  • fazer um cômodo realmente mesclado no qual nenhuma linguagem predomina.

Objetos

decoração de escritório vintage e moderna

Por fim, temos os objetos. Aqui, você precisa se lembrar de que o vintage exige itens originais de época ao passo que a moderna exige um design diferenciado. Nesse caso, não há uma fórmula. É tudo por tentativa e erro de acordo com seu feeling e a satisfação do cliente.

Portanto, a decoração de escritório vintage e moderna pode ser bem interessante para o seu projeto. Mas, independentemente das suas escolhas criativas, não deixe de procurar um fornecedor de materiais confiáveis para garantir a satisfação do seu cliente. 

Quer saber mais sobre as tendências da decoração? Não deixe de seguir nossas páginas nas redes sociais! Estamos no FacebookInstagram e LinkedIn.