Uma das tendências das empresas na última década no que se refere à arquitetura é a decoração de ambientes corporativos que estimulem a criatividade e o relacionamento dos seus colaboradores.

Tudo porque se percebeu que o ambiente de trabalho influencia no comportamento dos funcionários e isso tem acontecido não somente em empresas de grande porte, como o exemplo clássico dos escritórios do Google, mas também em muitas startups e locais de coworking, que estão em alta.

Neste post, mostraremos algumas tendências de decoração de ambientes corporativos mais agradáveis e flexíveis. Quer aplicar no seu ambiente de trabalho? Siga conosco e fique por dentro do assunto!

Invista na ergonomia das cores

decoração de ambientes corporativos

A ergonomia, basicamente, aborda sobre a adaptação do ambiente de trabalho às necessidades do funcionário não somente em relação às dimensões dos móveis e equipamentos, mas também iluminação, acústica, temperatura, entre outros fatores.

Nesse sentido, a escolha das cores dos móveis e da pintura no ambiente de trabalho também é objeto de estudo da ergonomia, pois influencia o bem-estar psicológico dos trabalhadores.

As cores podem ser usadas para amenizar a monotonia de certas tarefas ou deixar um ambiente mais calmo, desde que sejam bem escolhidas, respeitando o que cada local pede e cuidando com os excessos.

decoração de ambientes corporativos

O amarelo, por exemplo, é uma cor com elevado índice de reflexão, sugerindo proximidade. É bom para ambientes em que se exija concentração, mas em excesso pode se tornar cansativo.

Tons de verde-claro transmitem tranquilidade, inovação e bem-estar. Por ser uma cor fria, é legal colocá-lo em ambientes quentes. O vermelho traz a motivação e a sensação de calor e força, mas em excesso pode causar irritabilidade.

O branco traz uma sensação de abertura para o ambiente, fazendo-o parecer mais amplo, dinâmico, iluminado e limpo.

Ao contrário do branco, o preto acaba fechando o ambiente, mas pode ser utilizada em móveis e objetos, pois contrasta bem com outras cores e traz uma ideia de sofisticação.

Tenha móveis corporativos funcionais

decoração de ambientes corporativos

Quando se trata do mobiliário, novamente é necessário falar sobre a ergonomia, pois um móvel projetado de acordo com as necessidades de um posto de trabalho e confortável para o trabalhador é primordial para sua satisfação, bem-estar e melhor cumprimento de suas funções.

Não é raro encontrar nas empresas funcionários que desenvolvem dores nas costas devido a cadeiras desconfortáveis, dores no pescoço devido ao mau posicionamento dos monitores, entre outras queixas. Isso acaba causando insatisfação e pode diminuir sua produtividade.

Por isso, o ideal é sempre utilizar mobiliários que tenham projeto específico para escritórios e voltados para a necessidade e estilo da empresa. Afinal, eles já são projetados pensando nas dimensões das mesas e cadeiras, infraestrutura de tomadas, telefonia e pontos de rede, evitando a confusão de fios e a desordem.

Na hora de pensar no projeto, além do estilo, que deve combinar com a proposta da empresa, é importante se preocupar em ocupar bem o espaço. Lembre-se de considerar a funcionalidade dos móveis e não se esqueça do fluxo e da organização do espaço. Por isso, é importante contratar profissionais capacitados.

Fique atento à iluminação

decoração de ambientes corporativos

A iluminação é um ponto-chave quando se pensa em decoração de ambiente corporativo. Muita iluminação provocará uma sensação desagradável e de incômodo aos olhos, mesmo que nossas pupilas consigam se abrir ou fechar para regular a quantidade ideal de luz.

O oposto também é verdade. Um ambiente pouco iluminado pode ser desestimulante ou fazer com que as pessoas que ali trabalham gastem suas energias em algo tão simples como ler um documento, quando deveriam usar tal energia para aumentar sua produtividade.

A luz natural é sempre a melhor escolha. Apesar de ser gratuita, ela deve ser usada com sabedoria. Assim, escolha janelas com grandes claraboias para permitir que mais luz do sol entre. Naturalmente, nada de exagero. Se notar que em determinado momento do dia essa luz incomoda, uma persiana deve ajudar.

decoração de ambientes corporativos

Se essa opção for insuficiente ou inaplicável no seu ambiente de trabalho, a alternativa é recorrer à iluminação artificial. Existem vários modelos à venda no mercado e a tendência aponta para as lâmpadas de LED.

Isso porque elas oferecem um ótimo custo-benefício, tem um ciclo de vida elevado e transformam quase toda energia elétrica em luz. Comercialmente, existem lâmpadas LED quentes e frias. As quentes oferecem um tom de branco mais voltado para o amarelo, como as lâmpadas incandescentes. 

Já as lâmpadas frias são aquelas com uma iluminação mais próxima das fluorescentes, portanto, mais brancas. Elas são a melhor opção em lugares onde você quer todo mundo produtivo. Opte com colocá-las em sancas para que a iluminação seja indireta e por escolher lâmpadas de qualidade, para que não fiquem com flutuações de intensidade devido a alguma variação na rede elétrica.

Otimize o layout dos ambientes apostando na integração

decoração de ambientes corporativos

A inserção de espaços de descanso e lazer para os funcionários também pode contribuir para a criatividade e integração da equipe. O layout do posto de trabalho também auxilia isso, como a adoção de baias sem divisão para que os funcionários possam trocar ideias entre si com mais facilidade, desde que o trabalho não exija um nível elevado de concentração.

Antes de começar a projetar os espaços, é preciso entender o modelo da empresa e os tipos de ambientes que ela demanda, quantidade de pessoas que utilizarão os espaços, lembrando também da circulação de pessoas.

Utilize elementos da natureza na decoração

decoração de ambientes corporativos

Colocar plantas no ambiente de trabalho é uma ótima escolha, pois elas trazem a sensação de calma e frescor, ajudam na purificação o ar e no conforto térmico, estimulam a criatividade e auxiliam na redução do estresse. Além disso, proporcionam um ambiente mais bonito e alegre.

Para isso, uma dica é escolher plantas que são menos trabalhosas e demandam menos cuidado, como as suculentas, por exemplo.

A decoração de um ambiente decorativo não serve somente para fins estéticos e funcionais, mas para criar espaços mais agradáveis e estimulantes para os funcionários. Isso engloba tanto o bem-estar físico quanto psicológico e tem grande impacto na produtividade, por isso deve ser bem planejado.

Nosso texto inspirou você a criar um ambiente de trabalho que estimule a criatividade? Siga nossas redes sociais e fique sempre bem informado sobre as tendências corporativas. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!