A decoração com tijolo aparente é uma tendência que ultrapassa gerações e mais do que nunca está crescendo. Isso ocorre pois o tijolo aparente é extremamente versátil, assim podendo ser usado em fachadas e em interiores como banheiros.

Além disso, quando colocados em um ambiente, transformam-no e agregam beleza e personalidade ao local. Por isso, atualmente existem diversas formas e alternativas de utilizá-lo na decoração, assim como de executá-lo. Quer entender mais sobre esse assunto e conhecer as diversas opções de uso? Então, continue a leitura e não perca as informações!

decoração com tijolo aparente

Por que a decoração com tijolo aparente é uma tendência crescente na decoração de interiores?

O tijolo aparente pode ser utilizado em salas, quartos, escritórios, fachadas, muretas, entre outros tipos de ambientes. Existem diversas formas de obter esse efeito: utilizando revestimentos que imitam tijolo, papéis texturizados, tijolos que já estão presentes em uma construção mais antiga, tijolos obtidos em demolição, entre outros.

O acabamento também pode ser diferenciado: desde pintado em várias cores, resinado, até pinturas caiadas e acabamento extremamente rústico. Independentemente do escolhido, em geral, o tijolo aparente representa uma atemporalidade que permite seu uso em todos os ambientes, sem restrições — proporcionando mais personalidade aos ambientes.

Como é possível customizá-lo?

São diversas as opções de uso do tijolo aparente, e não é necessário quebrar uma parede ou refazê-la totalmente do zero para poder ter esse tipo de revestimento em um local. Existem várias formas de aplicação, que podem ser tanto com tijolos de demolição, como com revestimentos que apresentam aparência similar ou então texturas que proporcionam um resultado final semelhante ao do tijolo aparente.

Abaixo detalhamos algumas das alternativas de acabamento e customização do tijolo. Essas opções proporcionam a aplicação dele em diversos tipos de ambientes, promovendo tanto o estilo rústico, como o moderno, industrial e em alguns casos — retrô.

decoração com tijolo aparente

Tijolo cru

O tijolo cru é um dos mais comuns e consiste em realmente deixar a cor natural do tijolo, administrar produtos que a ressaltem e protejam ou aplicar uma textura ou revestimento que proporcione resultado final semelhante a um tijolo em seu estado “natural”. Essa forma de acabamento é indicada quando se deseja obter um ambiente mais rústico ou também o estilo industrial.

decoração com tijolo aparente

Tijolo pintado

Outra customização comum é o uso da pintura. Em geral, é muito comum a pintura na cor branca ou o branco caiado — que inclusive proporciona um efeito mais rústico e moderno ao tijolo. Contudo, também têm sido empregadas cores diferentes e ousadas, como azul, tons mais escuros e até mesmo vibrantes — proporcionando um ambiente ainda mais moderno.

decoração com tijolo aparente

Estilo de juntas

Muitas pessoas não sabem, porém, a escolha do tipo de junta faz uma grande diferença no efeito final. A junta pode ser fina, grossa, “natural” ou totalmente detalhada, pode ser ausente ou não. Quanto mais detalhada, ou seja, mais simétrica, menos rústico e moderno é o efeito. Em contrapartida, quanto mais próximo ao natural, mais marcante será o resultado final.

decoração com tijolo aparente

Tijolos mesclados   

Uma opção mais arrojada e moderna, que confere um efeito ainda mais rústico, é a mescla de tijolos. A mistura entre tons, formatos e tamanhos proporciona um efeito decorativo ainda mais marcante. Além da mescla com outros tipos de tijolos, podem ser misturados com pedras, conferindo um efeito ainda mais rústico.

Essa execução é mais trabalhosa e demanda um profissional capacitado, contudo, o efeito final fornece um grande destaque e que, muitas vezes, elimina a necessidade de demais modificações.

decoração com tijolo aparente

Imitações de tijolo

Como muitas pessoas estão em busca desse efeito, porém não abrem mão da agilidade e praticidade — o que é muito comum principalmente em ambientes comerciais e corporativos —, aumenta o uso de revestimentos que imitam o efeito de tijolos como cerâmicas e texturas. Além desses, também existem papéis de parede e adesivos 3D.

Essas opções são mais rápidas e práticas e produzem menor quantidade de sujeira e resíduos, podendo até serem feitas sem o auxílio de profissionais — dependendo do tipo de aplicação desejada.

União com outros materiais, texturas e artigos decorativos

A parede de tijolos aparentes pode ser combinada com diversos elementos, como madeira, vidro, metais, plantas, tons neutros, entre outros. No quesito artigos decorativos, há também várias opções e uma muito simples, que proporciona tanto personalidade ao ambiente como facilidade de execução e de troca — quando desejado — é o uso de quadros.

A parede de quadros pode ser despojada ou mais formal, proporcionando a característica desejada para cada ambiente, de forma rápida, simples e bela. Em relação aos elementos, a madeira maciça é uma das mais presentes pois os móveis rústicos ou de demolição proporcionam ainda mais o efeito rústico e moderno, ornando com a parede de tijolos aparentes.

Essa união com a madeira, torna o local mais aconchegante e confortável — o que é extremamente benéfico para ambientes comerciais, tanto para os colaboradores quanto para os clientes. Há também tons que tornam o ambiente com tijolinhos ainda mais aconchegante — como os tons neutros conjugados com os quentes.

decoração com tijolo aparente

Como incorporar esse design a ambientes corporativos?

Incorporar os tijolos aparentes a ambientes corporativos é uma tarefa simples, porém que requer alguns cuidados. O primeiro deles é qual o efeito desejado — um ambiente mais moderno, mais rústico, marcante ou discreto? Após isso, deve-se atentar para a escolha da parede a fim de que o resultado obtido seja o melhor possível.

É essencial que a escolha da parede seja estratégica tanto para que se destaque adequadamente no ambiente, como também para que não seja uma em que são utilizadas diversas tomadas de forma aparente, pois dependendo da maneira de execução do tijolo, isso pode inviabilizar a instalação de tomadas, ou então essas podem impedir que o resultado final seja realmente o desejado.

É importante ressaltar também que quando os tijolos aparentes são utilizados em ambientes externos ou com presença de água, como banheiros, cozinhas, varandas, áreas de lazer, é essencial que sejam impermeabilizados a fim de protegê-los contra a umidade, evitando que fungos se proliferem e que o material seja desgastado ou danificado.

Contudo, mesmo com esses cuidados, a decoração com tijolo aparente é uma excelente ideia para ambientes comerciais e corporativos — afinal, é viável técnica e financeiramente, além de proporcionar diversas opções de execução e a sensação de maior conforto aos usuários dos espaços. O tijolo aparente é um revestimento durável, com um custo competitivo e versátil, além de proporcionar beleza, modernidade e estilo ao local em que é instalado.

Gostou deste texto? Viu como a decoração com tijolo aparente é uma excelente opção? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, assim, mais pessoas conhecerão essa possibilidade!