A decoração com listras tem despontado como uma grande tendência do ambiente corporativo. Nos últimos anos, os negócios têm perdido o receio de inovar em seus ambientes e começaram a perceber que eles são essenciais na construção da imagem e na concretização dos objetivos.

Atualmente, há várias possibilidades de trazer novidades para o design de interiores do seu negócio, visto que esse mercado está em constante expansão. Se você quer dicas sobre o assunto, então acompanhe o nosso post!

Qual a importância de uma decoração diferenciada no ambiente de trabalho?

A decoração não é apenas um aspecto colateral de um escritório. Na verdade, ela ajuda a construir um ambiente em que seus objetivos empresariais são facilitados pelo clima organizacional.

Hoje, já é senso comum na área de gestão o fato de que o sucesso de um negócio é multifatorial e inclui características subestimadas por vários empreendedores. Por isso, a seguir, vamos mostrar como a decoração pode melhorar seus resultados.

Produtividade

decoração com listras

A motivação dos funcionários está intimamente ligada com o conforto que eles sentem no ambiente. Assim, espaços que os acolhem geram mais engajamento nas tarefas e a decoração tem um papel essencial nisso.

O nosso cérebro está constantemente interpretando as informações ao nosso redor e fazendo juízos conscientes e inconscientes. Portanto, um lugar esteticamente feio pode gerar sensações ruins, como angústia, confusão e desânimo. Quando bem decorados, os escritórios geram sentimentos positivos, como orgulho e status.

No primeiro caso, um talento não ligará tanto em ser dispensado; no outro, ele fará de tudo para continuar no quadro de RH.

Imagem

Da mesma forma, os seus clientes também julgam a empresa no momento em que colocam os pés nela. E não importa o ramo: um ambiente belo causará uma melhor impressão do que um feio. Afinal, associamos a qualidade dos produtos e dos serviços ao cuidado que os empreendedores projetam em seus escritórios.

Criatividade

Como explicamos, o ambiente é uma fonte de estímulo e, com isso, pode se tornar uma inspiração para a criatividade. Então, planeje o design de interiores para que ele gere um clima de inovação. 

Bem-estar

decoração com listras

Por fim, não se esqueça de que todos — colaboradores, gestores e clientes — tomam suas decisões baseando-se nas emoções. A gente acha que as escolhas são totalmente racionais, mas não são. Então, sentindo-se bem, eles provavelmente terão taxas de acerto ou conversão maiores. 

Como fazer um projeto de decoração com listras?

As listras são muito versáteis e podem ser utilizadas em vários tipos de elementos de decoração. O mais importante é não sobrecarregar o ambiente com vários padrões geométricos. Portanto, combine as listras com estampas lisas.

Objetos

Vasos, luminárias e objetos puramente decorativos podem fornecer o detalhe que você precisa para dar um requinte ao ambiente com as listras. 

Mobiliários

decoração com listras

Os móveis também podem vir com padrões listrados, mas é preciso ter cuidado. Nesse caso, é necessário ter muito equilíbrio, pois eles facilmente deixam o espaço sobrecarregado. Assim, é importante contratar um fornecedor especialista em projetos corporativos para que ele dê uma consultoria completa de acordo com seu plano estratégico. 

Paredes

Os decoradores frequentemente escolhem as paredes para inserir as listras no projeto de design. No entanto, elas devem se limitar a uma ou duas faces por cômodo.

Pisos

Os pisos são opções muito versáteis para as listras, pois o arquiteto pode incluí-los tanto em todo o chão quanto em áreas específicas. Além disso, eles tornam a execução do projeto mais fácil, visto a maioria dos fornecedores de porcelanato conta com vários modelos listrados. 

Quais são os tipos de listras disponíveis? E os seus efeitos?

decoração com listras

Listras horizontais

As listras horizontais são ideais para os ambientes pequenos, pois geram um efeito de ampliação do espaço. Elas também apresentam um ar mais clássico. São ideais para as empresas que querem transmitir tradição e sobriedade. 

Listras verticais

decoração com listras

Os efeitos das linhas verticais também geram essa mesma imagem nos seus clientes. No entanto, elas apresentam a vantagem adicional de aumentar virtualmente o tamanho do pé-direito das salas. Por algum motivo, elas também são bem ligadas ao setor de moda e vestuário.

Listras diagonais

As listras diagonais são bem irreverentes e, desse modo, adaptam-se bem às empresas que querem transmitir um ar de inovação. Assim, podem ser utilizadas em startups mais arrojadas ou em negócios com uma mão de obra mais jovem.

Listras em alvo

São formadas por vários círculos concêntricos de cores alternadas. Elas emprestam um ar divertido ao ambiente, o que combina com o público do setor criativo. 

Listras finas

decoração com listras

As listras finas são mais clássicas e elegantes, servindo a empreendedores que querem transmitir uma mensagem mais sofisticada. Como vantagem, elas acabam se adaptando melhor a todo o tipo de decoração, da mais minimalista até a mais extravagante. 

Listras grossas

As listras grossas precisam ser muito bem planejadas, senão elas podem acabar não sendo percebidas pelas pessoas. Então, reserve-as para paredes ou pisos com pouco mobiliário — o que dará destaque a elas.

Como escolher as cores dos padrões?

decoração com listras

Apesar de todo mundo pensar em listras pretas e brancas, as possibilidades de combinação são praticamente infinitas. Há listras bicolores, tricolores, quadricolores e assim por diante. Todavia, em qualquer caso, é preciso atentar ao fato de que a escolha das cores deve estar de acordo com a imagem que você quer passar aos seus funcionários e aos seus clientes.

As nuances mais claras e neutras deixam o ambiente mais sóbrio, sendo ideais para quem não quer arriscar muito com a estratégia de decoração. Além disso, elas se combinam mais facilmente com itens de mobiliários e os mais diversos tipos de acessórios. 

Quando você investe no clássico preto e branco, você acaba tendo que planejar melhor os outros elementos do ambiente. Afinal, essas cores juntas roubam a atenção do olhar devido ao contraste. Por isso, esse padrão se adapta melhor às linguagens mais clássicas e, consequentemente, a ambientes um pouco mais tradicionais. 

Portanto, a escolha de uma decoração com listras faz com que seus ambientes se alinhem com os objetivos empresariais. Antes de fazer qualquer projeto, não deixe de conversar com quem entende de design de interiores corporativo para receber boas indicações sobre o caminho mais certo e equilibrado.

Quer aprender outras dicas essenciais para a decoração do seu escritório? Então, não deixe de conferir o nosso guia prático sobre o tema!