A decoração com cimento queimado é super versátil, pode ser usada de várias maneiras, como em pisos, paredes, móveis, bancadas e vasos. Saiba porque ela é uma tendência e tem conquistado cada vez mais pessoas. 

Além de suas várias possibilidades de uso, a textura cimento queimado é também é a queridinha de muitos arquitetos e clientes pela praticidade de aplicação, é barata e dá um toque todo especial e inovador ao ambiente.

Como se já não bastassem todas essas vantagens, usar o cimento ainda torna a decoração sustentável. Ele também consegue modificar um ambiente tornando-o mais moderno sem a necessidade de grandes intervenções. 

De acordo com reportagem da Exame.com, esse estilo mais industrial surgiu depois da grande crise econômica norte-americana da década de 1930 quando muitas empresas faliram e abandonaram prédios e galpões em Nova York. O governo ofereceu-os então para artistas em ascensão. 

Foi nesse cenário que surgiram modelos como o cimento queimado na decoração e logo várias pessoas passaram a solicitar aos arquitetos que copiassem nas suas casas e escritórios. 

Com isso, ele é perfeito para ambientes corporativos e comerciais que precisam ter identidade própria, funcionalidade e elegância,  não é mesmo? Ou ainda, você pode usar essa decoração para impactar em ambientes colaborativos

Gostou da ideia? Quer saber como implementar a decoração com cimento queimado em seu escritório e conhecer todas as vantagens? Então continue a leitura!

Principais características e possibilidades de decoração com cimento queimado

A textura cimento queimado pode ser aplicada em diversos locais, como

  • Paredes
  • Pisos 
  • Tetos
  • Bancadas
  • Vasos
  • Elementos decorativos 

É possível também obter diversos efeitos pois a textura e a cor podem ser variadas de acordo com o desejo de cada pessoa e com a forma de aplicação. Seja em tom natural ou tingido, ou ainda exposto na estrutura de concreto, ele é uma opção prática e cheia de personalidade.

decoração com cimento queimado sala

Textura

Como existem diversas opções de aplicação e produtos disponíveis no mercado, a textura de cimento queimado final será de acordo com a forma escolhida. 

Podem ser feitos movimentos circulares, horizontais, verticais ou diagonais e de acordo com a preferência. O resultado final será diferenciado. É importante ressaltar que quanto mais “irregular” for a aplicação, mais notável será a textura final.

Cor

Além das possibilidades de textura de cimento queimado, existem diversos tons disponíveis. Somado a isso, a tonalidade desejada também pode ser definida pela quantidade de demãos.

decoração com cimento queimado cor

Quanto maior o número de demãos, mais escuro será o resultado, sendo mais marcante sua decoração de cimento no ambiente.

Materiais e texturas que combinam na decoração com cimento queimado

O cimento queimado é extremamente fácil de combinar, o que torna ainda mais interessante utilizá-lo para modernizar ambientes, conferir mais personalidade ou apenas realizar mudanças de forma rápida e barata.

Abaixo separamos algumas opções simples de combinações:

Estruturas aparentes

Diversas estruturas aparentes, combinam muito com o cimento queimado, tanto pela modernidade e distinção que também agregam ao ambiente, como pela versatilidade na obtenção de diversos tons próximos ou que contrapõem o cinza, são elas: 

  • Estruturas metálicas
  • Concreto 
  • Paredes de blocos cerâmicos 

Madeira

A combinação da sensação fria do cimento com o calor e aconchego proporcionado pela madeira faz com que o ambiente fique mais equilibrado, harmônico e confortável. 

Por isso, elementos de madeira são uma excelente opção de contraste, podendo estar presentes em quadros, em pisos em geral, como na imagem abaixo. Hoje em dia existem vários tipos de madeira para móveis e cada um deles terá o seu charme na decoração com cimento.

decoração com cimento queimado madeira

Cobre

O cobre e os tons acobreados são muito utilizados em instalações aparentes e também em detalhes decorativos no estilo industrial, denominado por muitos profissionais de escandinavo

O cimento queimado combina muito bem com esses tons, podendo ser usado perfeitamente usado nesse estilo, ou pode ser também combinado com elementos acobreados. Isso vai conferir mais contemporaneidade e cor ao ambiente, além de proporcionar maior sensação de calor, como a madeira.

Tons neutros

O cimento queimado, invariavelmente, apresenta tons acinzentados, por isso sempre vai combinar muito bem com tons neutros, sejam eles claros, médios ou escuros, como na imagem a seguir: 

decoração com cimento queimado banheiro

Para aqueles ambientes mais formais que não desejam ousar muito, uma excelente opção, é utilizar a decoração com cimento queimado contrapondo com branco e preto, por exemplo.

Metais

A decoração com cimento queimado apresenta características urbanas e de decoração industrial, dessa forma, vai muito bem com elementos metálicos. Pode ser usada tanto o cobre em si, como mencionado anteriormente, ou também pode-se usar materiais pintados em outros tons, sejam eles neutros ou não.

Vantagens de investir em uma decoração com cimento queimado

Nesse texto você já viu diversas vantagens do cimento queimado na decoração, porém, separamos ainda outras informações que vão inspirá-lo ainda mais. Confira a seguir.

decoração com cimento queimado vantagens

Facilidade de manutenção

O cimento queimado, tanto no piso quanto nas paredes, móveis, vasos e demais detalhes de decoração  — são de fácil manutenção e limpeza, além de apresentarem maior durabilidade

Para ambientes comerciais são ainda mais interessantes, pois com o fluxo elevado de pessoas, as paredes e pisos podem sujar mais facilmente. O cimento queimado facilita justamente a manutenção dos ambientes uma vez que não aparenta sujeira e não é danificado com facilidade.

decoração com cimento queimado amplo

Facilidade de aplicação

Atualmente existem diversas opções para a aplicação do efeito cimento queimado. No piso, é muito simples obter esse efeito: basta utilizar uma desempenadeira no contrapiso de cimento, podendo ou não receber uma resina.

Caso você queira algo já pronto, existem também porcelanatos e outros tipos de piso que apresentam essa tonalidade e textura.

Outra opção são os “pisos líquidos” – aqueles feitos com resina e que possuem aparência brilhante; eles também são de rápida aplicação e também proporcionam o efeito desejado.

Quando o assunto é parede, além dos papéis de parede, existem diversas tintas e texturas com as mais variadas formas de aplicação. Muitas vezes são tão fáceis de aplicar que não é necessária nem a mão de obra de um profissional, qualquer um pode fazer.

Variadas possibilidades de uso

Conforme já citamos, são muitas as opções de uso do cimento queimado e grande parte das pessoas só conhecem as aplicações em pisos e paredes. 

Contudo, além de paredes e pisos, ele pode ser aplicado em detalhes decorativos, como:

  • Quadros
  • Porta-retratos
  • Jarros
  • Vasos
  • Móveis.

Além disso, é muito comum também a aplicação em bancadas e mesas, conferindo esse detalhe característico ao ambiente.

Ele também pode ser uma forma de criar identidade em escritórios com reutilização de materiais.

decoração com cimento queimado colorido

Baixo investimento

A aplicação do cimento queimado é simples e os produtos não são caros, pelo contrário. Muitas vezes é mais barato utilizar essa opção de acabamento do que outras, tanto no quesito manutenção, quanto no custo do material, como também no custo da aplicação — que muitas vezes pode ser realizada até mesmo pelo próprio proprietário.

Quando utilizado no piso, o cimento queimado exclui a necessidade de revestimentos, assim como também reduz o tempo de execução que seria empregado para assentar o piso. 

Da mesma forma, como sua característica é ser mesmo irregular, não é necessário fazer retoques com frequência — fato muito importante em escritórios e ambientes comerciais. 

Como você viu, a decoração com cimento queimado é uma excelente opção, tanto para ambientes residenciais, como para os comerciais e corporativos porque confere um ar ao mesmo tempo rústico, estiloso e descolado.

A praticidade de aplicação, baixo custo, facilidade de manutenção e também as diversas possibilidades de combinação e estilos decorativos têm tornado o cimento queimado cada vez mais requisitado e amado.  

Agora que você sabe tudo de decoração com cimento queimado,

Que tal aplicá-lo naquele projeto do escritório que você conquistou e quer mostrar seu trabalho? As ideias já estão na cabeça…

Mas aí bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!