Você, provavelmente, já ouviu falar de coworking e tem uma leve ideia do que esse termo significa, mas se você quer saber mais sobre coworking corporativo e porque esse modelo de trabalho está fazendo tanto sucesso, você está no lugar certo!

O Censo Coworking Brasil 2018 apontou que o país possui 1.194 espaços de coworking, totalizando 88 mil estações de trabalho disponíveis, em 169 municípios diferentes, que geram 7 mil empregos diretos e movimentam R$ 127 milhões.

Já deu pra perceber que o coworking corporativo veio pra ficar e já é a forma de trabalho preferida de muita gente. 

O que é coworking corporativo?

O coworking é um espaço criado para reunir diferentes empresas, profissionais e negócios, que compartilham o mesmo ambiente de trabalho, sem, na maioria das vezes, se conhecerem (pelo menos não antes de entrarem no coworking). 

Um dos fatores que estimulou o crescimento do coworking corporativo foi o movimento de trabalho home office, isso porque muita gente que passou a trabalhar de casa, seja como autônomo ou como funcionário remoto de uma empresa, começou a sentir a necessidade de fazer um caminho contrário intermediário. 

Ou seja, manter a autonomia e flexibilidade, ao mesmo tempo, em que saí de casa e vai para um escritório, separando o ambiente pessoal do profissional. Tudo isso resultando em networking e maior produtividade. 

Além desse perfil de profissional, a cada dias os coworking vem recebido mais empresas para ocuparem suas locações. Segundo a mesma pesquisa da Censo Coworking Brasil, que já apresentamos:

  • 40% das empresas que frequentam coworking são de até 3 pessoas;
  • 18% das empresas que frequentam coworking possuem de 3 a 6 pessoas;
  • 17% são empresas individuais. 

Como funciona um coworking?

Um coworking é um espaço de trabalho compartilhado. Ou seja, você aluga um “pedaço” do espaço destinado ao coworking e pode utilizá-lo de acordo com o que foi estabelecido no contrato.

Em geral, você tem a opção de alugar:

  • um “pedaço” de uma grande mesa compartilhada;
  • uma mesa em formato de nicho ou biombos;
  • uma sala.

Também é comum que o local inclua em seu plano:

  • internet;
  • contas gerais como água, luz, limpeza;
  • ar condicionado;
  • equipe de manutenção. 

Caso você esteja acostumado a receber clientes isso também não é um problema. Coworking em geral oferece opções de salas de reunião e recepcionista. 

Como projetar um coworking?

Se você é um empreendedor e está pensando em investir em um coworking, sugerimos que busque apoio de um arquiteto. Isso porque um coworking precisa aproveitar cada espaço da melhor maneira possível para que você tenha o retorno esperado. 

Em outras palavras, o arquiteto será capaz de organizar seu espaço de modo que você poderá receber mais profissionais, isso quer dizer mais lucro no final do mês. 

Se você é um arquiteto e deseja aprender como projetar um coworking corporativo, indicamos a leitura do guia; Como projetar um coworking: 9 fases do projeto arquitetônico”. Mesmo que você tenha bastante experiência esse modelo de negócios possui particularidades que devem ser estudadas antes de você começar a dar os primeiros rabiscos.

De maneira geral é preciso estar especialmente atento a: 

  • organização de cada opção de espaço de trabalho oferecido pelo local, criando um layout eficiente;
  • se atentar para o intenso fluxo de profissionais, para que possam conversar, trocar ideias, transitar, sem atrapalhar a concentração de outros trabalhadores;
  • decoração do coworking, que deve refletir a identidade da empresa e principalmente se comunicar com os profissionais que fazem parte do seu perfil de público;
  • mobiliário do coworking, deve ser pensado em conjunto com as opções de espaços e nichos de trabalho;
  • ergonomia, para garantir a saúde funcional e a produtividade dos profissionais envolvidos. 

Tudo sobre coworking e 3 razões desse sucesso

Agora que você compreendeu o que é coworking corporativo, como ele funciona e como projetar um espaço que atenda a esse modelo de negócios é hora de conhecer alguns de seus benefícios. 

Flexibilidade de horário e local de trabalho

Em geral, o coworking corporativo oferece um amplo horário de funcionamento para que você possa se organizar de acordo com o que achar melhor para sua rotina, seja estendendo o horário de trabalho até mais tarde ou começando logo nas primeiras horas do dia. 

Alguns coworkings estabelecem o número da mesa ou sala na qual você vai trabalhar enquanto outros deixam essa questão mais livre. Cabe a você escolher o que é melhor no seu caso. 

Entretanto, essa flexibilidade permite que você:

  • amplie seu networking;
  • conheça novas pessoas;
  • colabore com outros projetos. 

Pense nisso!

Fuja das distrações de casa

Se você trabalha em casa sabe o quanto pode se distrair com uma mosca passando, com sua mãe querendo conversar, as crianças correndo ou marido/esposa querendo ter um DR em horário inapropriado. Com o coworking você foge de tudo isso. 

É bastante provável que você aumente sua produtividade neste ambiente de trabalho, além de respirar novos ares e deixar os problemas pessoais para trás (pelo menos por algumas horas). 

Custos mais baixos 

Sim, você poderia alugar uma sala ou escritório só seu, entretanto, é bastante comum que você acabe fazendo as contas e veja que essa opção vai ficar bem mais cara do que alugar uma sala privativa em um coworking corporativo, por exemplo. 

Isso sem falar nas demais opções de nichos de trabalho, que normalmente possuem um custo ainda menor. 

Tudo isso sem falar na mordomia de ter sempre um cafezinho pronto e a sala e o banheiro limpo. 

Quando começar no coworking corporativo?

Como você viu este artigo tentou apresentar tudo sobre coworking, seja para empreendedores, arquitetos e profissionais que estão cogitando começar a trabalhar em um espaço como esse. Esperamos que você tenha aproveitado o conteúdo, independente de qual seja o seu caso.  

Para finalizar vou direcionar um recado especial para o arquiteto ou empreendedor: um projeto mobiliário completo de arquitetura para seu coworking corporativo irá ajudá-lo a oferecer o melhor serviço para os profissionais que desejarem trabalhar com você, afinal, para quem passa muitas horas no escritório, conforto é um item obrigatório. 

É preciso pensar se a qualidade do mobiliário e cadeiras irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

A Marelli sabe da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!