Estilo, conforto e funcionalidade. Esses são os aspectos básicos para considerar no momento de escolher cortinas para escritório. Mas, você sabe como usá-las? Saiba tudo neste artigo. 

O design de uma cortina para escritório é muito importante, pois valoriza a estética do office. Porém, mais do que isso, é essencial que o item ofereça a proteção adequada para controlar a iluminação no ambiente de trabalho e a temperatura no cômodo.

Em se tratando de ambientes corporativos, esse cuidado deve ser redobrado. Afinal, sabemos que a claridade excessiva causa intenso desconforto visual, dificultando o manuseio de telas, projeções e demais equipamentos típicos do escritório.

Por isso, descobrir a cortina ideal para escritório é fundamental quando pensamos no bem-estar dos funcionários e na produtividade da empresa.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre conceitos, modelos, acabamentos e funcionalidades de cortina para escritório. Acompanhe a leitura e dê aquele up no clima corporativo!

Cortinas para escritório e suas funções

Embora as estruturas dos escritórios tenham apresentado algumas mudanças ao longo dos anos, alguns elementos persistem em fazer parte do ambiente, seja pela utilidade ou praticidade. Entre eles está a cortina para escritório. Mas, afinal, você sabe pra que ela serve?

Esse item tem como principal objetivo regular a entrada de iluminação no interior do ambiente corporativo, assim como dar privacidade às salas individuais ou de reuniões, sempre que necessário.

Para entender esse elemento, é necessário compreender a própria noção de escritório, que foi criada e consolidada ao longo do século XX. O escritório é um ambiente corporativo, e organizá-lo de maneira eficiente e harmoniosa de forma a otimizá-lo, além de reduzir gastos, é essencial.

Entre os elementos em questão, destaca-se a luz natural, que além de iluminar o ambiente, serve para aquecer o espaço interno durante o inverno. Essa estratégia foi largamente utilizada ao longo de todo o século passado, com a hegemonia da arquitetura moderna funcionalista, inspirada em arquitetos como Le Corbusier e Louis Sullivan.

Esses arquitetos defendiam a funcionalidade acima de qualquer outro aspecto. Sullivan é o autor da frase “forma segue a função”, em que destaca a racionalidade acima da estética na arquitetura. Já Le Corbusier estabelece os 5 princípios da arquitetura moderna, em que a janela em fita aparece.

A janela em fita permite a entrada de luz natural no interior do ambiente. Entretanto, diminui a privacidade e, dependendo da ocasião, pode ofuscar e gerar calor no interior do ambiente,

Para amenizar essa questão, passou-se a utilizar o brise-soleil de forma externa, quebrando o excesso da radiação solar. Internamente, adotou a cortina para escritório, que funciona como uma espécie de brise, só que mais fácil de aplicar, com um custo menor e resultado parecido.

Com o avançar dos anos, os acessórios passaram a ter uma grande variedade e foram adotados para outras funções, como a dar privacidade às salas internas ou ser incluído em alguns modelos de sala de reunião. Entre a principal variação desses elementos, destacamos o seu caráter horizontal ou vertical.

Diferenças entre persianas para escritórios e suas aplicações

Além de analisar critérios objetivos, envolvendo o nível de privacidade e de iluminação ideal para o interior, a escolha entre persianas para escritório horizontais e verticais deve sempre levar em consideração a coerência estética e a linguagem de decoração do ambiente.

Com o intuito de esclarecer essa questão, responderemos algumas dúvidas sobre a cortina para escritório vertical e horizontal, como: 

  • Como devem ser escolhidas? 
  • Quais são as principais diferenças entre elas? 
  • Quais sãos os ambientes mais indicados para cada uma?

Como escolher a cortina para escritório

A escolha da cortina ideal para escritório precisa lidar com diversos fatores, como:

  • Linguagem de ambientação do interior
  • Funcionalidade
  • Harmonia do elemento com o restante do espaço

Devido a essas exigências, recomenda-se a contratação de um profissional especializado ou de consultoria com uma empresa do ramo.

Quando usar vertical e horizontal

A principal diferença entre cortinas horizontais e verticais está justamente na orientação das peças. 

Se a janela estiver voltada para o norte ou sul, recomenda-se a utilização de cortinas verticais. Caso a janela esteja voltada para leste ou oeste, prefira o uso da cortina horizontal.

Isso porque, colocando as cortinas dessa forma, você quebra a entrada de luz solar de maneira mais eficiente, quando for necessário fazer tal intervenção.

Ambientes mais indicados para cada uma delas

As cortinas para escritório horizontais são geralmente utilizadas em:

  • Escritórios comerciais
  • Home office 
  • Cozinha 
  • Salas de reuniões

Apresentam como mecanismo de regulagem uma cordinha lateral bastante prática e de simples manuseio.

No caso das cortinas de escritório verticais são mais indicadas para:

  • Janelas altas
  • Portas

Pois elas se harmonizam com o formato desses elementos citados. Além disso, há um aspecto técnico: se persianas horizontais forem utilizadas, o peso delas pode danificar a estrutura.

Modelos disponíveis

Rolôs

As cortinas ou persianas rolô vêm se tornando grandes tendências do design de interiores. Isso se deve ao mecanismo de abertura desse tipo de cortina, que é bastante diferente dos modelos tradicionais.

A cortina rolô de escritório é aberta de baixo para cima, de modo que o tecido da peça vai se enrolando até o topo da estrutura. Esse mecanismo é o que confere maior praticidade ao acessório, permitindo que ele seja regulado à meia altura, por exemplo, conforme a intensidade da luz no local.

Além disso, elas são fabricadas em tela solar — tecido que permite a entrada de luz natural, mas diminui a incidência dos raios UV —, contribuindo para uma cobertura eficiente e suave. Isso significa que os modelos oferecem excelente conforto térmico e visual sem “roubar” o charme da paisagem. É ou não é uma ótima opção para o seu escritório?

Romanas

Assim como os modelos rolô, as cortinas e persianas em modelo romano também são bastante recomendadas para escritórios, já que as peças tendem a ser fabricadas com tecidos solares escuros.

Desse modo, além de auxiliarem no controle da temperatura, são capazes de reduzir o brilho sobre as telas e monitores, favorecendo o conforto visual dos funcionários. E isso é imprescindível quando pensamos naqueles colaboradores que passam a maior parte do expediente no computador.

As cortinas romanas também são indicadas para salas de reuniões ou de espera — seja para favorecer o clima intimista no momento de fechar os contratos, seja para proporcionar maior aconchego aos clientes, fazendo com que eles se sintam mais à vontade dentro da empresa.

Persianas 

Nem precisamos dizer que as tradicionais persianas são os modelos campeões quando falamos em cortinas para escritório, certo? 

As persianas têm seu lugar cativo nesse ambiente por conta de sua enorme versatilidade e praticidade, uma vez que elas podem ser fabricadas em alumínio, madeira ou PVC.

Feitas em lâminas, as persianas permitem a entrada suave da luz no ambiente. Esse tipo de cortina para sala de reunião é ótimo, pois garante a privacidade e luminosidade ideais para as negociações corporativas. 

cortina para escritorio lamina

Imagem: Pixabay

Dessa forma, pode ser uma boa dica de como criar uma sala de reunião moderna e confortável

Podem ser encontradas em modelos verticais ou horizontais, sendo ambas ideais para cobrir janelas extensas e de vidro.

Outra grande vantagem das persianas é que elas apresentam enorme facilidade na hora da limpeza, elas não precisam ser removidas. 

No entanto, se você optar por esse modelo de cortina para o escritório, saiba que será preciso alertar os funcionários quanto sua utilização, pois alguns modelos apresentam mecanismos de acionamento mais frágeis.

Cortinas de tecido

Embora seja menos utilizada do que outras opções, a cortina de tecido é uma possibilidade interessante para o ambiente corporativo. Isso porque ela leva ao ambiente um toque especial de requinte. Há vários tecidos que podem ser utilizados para esse fim, mas o principal é o poliéster.

Caso resolva inserir a cortina de tecido no seu escritório, vale ressaltar a importância da limpeza constante, pois ela apresenta maior vulnerabilidade quanto à poeira e sujeira.

Acabamentos

Branco simples

Esse é o acabamento número um em se tratando de cortinas e persianas para escritórios. Afinal, o branco é uma cor neutra e versátil, permitindo várias combinações de interiores. Isso sem falar que as tonalidades claras criam a sensação de um ambiente maior e mais leve, fatores que favorecem o clima corporativo.

Contudo, caso você queira fugir da ideia de um escritório totalmente clean, é possível apostar na combinação de uma cortina de fundo branco com uma sobreposição colorida, desde que o conforto térmico e visual do item sejam respeitados.

Duplo

Os modelos de acabamento duplo, também conhecidos como double vision (visão dupla) são uma variação das cortinas e persianas tradicionais. A diferença está no mecanismo de abertura da peça.

Por serem compostas por duas telas de tecido, as cortinas e persianas duplas poderão ser abertas também em forma de listras horizontais, o que permite controlar a entrada de luz no escritório com ainda mais eficiência.

Blackout

Engana-se quem pensa que os modelos blackout são indicados somente para dormitórios. As cortinas e persianas que possuem esse tipo de acabamento são perfeitas para todo e qualquer ambiente que demande sigilo e privacidade.

Por isso, esses modelos podem sim ter seu lugar no escritório, desde que a iluminação artificial seja favorecida. Apenas tome cuidado para não sobrepor todas as janelas da sala com o blackout. Caso contrário, o efeito poderá ser indesejado.

A melhor solução nesses casos é optar por sobrepor o blackout a uma peça mais clara. Desse modo, é plenamente possível equilibrar o conforto visual e a funcionalidade da peça.

Funcionalidades

Conforto visual e térmico 

Sem dúvida, o conforto, tanto visual como térmico, é o principal requisito quando falamos em persianas e cortinas para escritório.

Afinal, não é muito fácil trabalhar bem em um ambiente muito escuro ou com incidência direta do sol, concorda? Por isso, na hora de escolher as cortinas para o seu escritório, tenha atenção redobrada a esses quesitos.

cortinas para escritório claro

Imagem: Pixabay

Observe as indicações do fabricante e dê preferência aos materiais que ofereçam melhor absorção de luz, protegendo contra os raios UVA e UVB. Os tecidos acústicos também são tendência para ambientes corporativos, pois favorecem o conforto sonoro. Esses modelos mais específicos podem até ser um pouco mais caros, mas certamente valerão o custo-benefício.

Ainda quanto à questão térmica, vale a pena investir em cortinas específicas cujo isolamento adequado das janelas proporcionará uma redução considerável nos custos com energia (lâmpadas e ar-condicionado, por exemplo). Que tal apostar?

Separação de ambientes

Conforme falamos anteriormente, os escritórios apresentaram mudanças ao longo do tempo. Entre elas, está a diminuição das barreiras entre os espaços internos.

Como estratégia para diminuir as barreiras, mas, ao mesmo tempo, separar os espaços para que “não vire bagunça”, você pode utilizar a cortina de escritório para dar maior privacidade a determinados espaços corporativos, como escritórios individuais.

Isso mesmo! Além de todas as vantagens das cortinas e persianas, elas ainda possuem uma funcionalidade extra: a separação de ambientes

Estude o projeto do escritório e considere utilizar as cortinas com o intuito de diferenciar áreas conjugadas ou estações de trabalho. Essa é uma maneira muito econômica e criativa de aproveitar ao máximo as funcionalidades do item.

Entretanto, vale ressaltar que essa solução não deve ser aplicada de qualquer jeito, pois fatores projetuais que devem ser levados em consideração, como funcionalidade, estética e não uma situação que seja antagônicas com as necessidades e a ideologia da empresa. 

Outra opção é utilizá-las naquelas salas com divisórias piso-teto de vidro para que haja uma opção de ambiente fechado com privacidade.

Acionamento automático

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Ela não deve ser vista como uma barreira para  nossas atividades, mas como uma aliada.

Antigamente, as persianas enfrentavam certa resistência por conta do seu acionamento ser considerado complicado para algumas pessoas, o que gerava erros de abertura e comprometia a durabilidade da peça.

Entretanto, graças à tecnologia, acabou o velho dilema da manutenção das persianas! Com o mecanismo de acionamento automático, você não precisará mais se preocupar com aqueles erros comuns do processo de abertura manual das cortinas e persianas convencionais. Que tal investir nessa funcionalidade?

Importância de uma empresa especializada

De nada adianta conhecer e aplicar a cortina de acordo com aspectos técnicos e subjetivos (gosto pessoal) se o material não for de qualidade e se você não tiver o acompanhamento de bons profissionais para nortear a sua escolha.

Dessa forma, o ideal é que você adquira a cortina para escritório em empresas com experiência no assunto. Para encontrá-las, você pode usar as redes sociais, avaliando comentários e notas que os clientes atribuem à loja.

Além disso o estilo da persiana deve ser condizente com o perfil do escritório e as funções que nele são exercidas, além de variáveis externas, como o nível de insolação nas janelas, por exemplo, como já mencionado anteriormente.

Agora que já sabe como escolher as cortinas para aquele projeto de escritório que você tanto sonhou em conquistar faltam os móveis. 

E aí bateu aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!