Você já ouviu falar na cor pantone? Conhece a cor pantone 2019? Todo os anos — desde 1999 — o Pantone Color Institute analisa o mundo inteiro, de forma detalhada, buscando as novas influências e tendências de cores. Essa pesquisa é feita tanto em filmes em produção como em exposições famosas, destinos de viagem, materiais que se destacaram, texturas e, atualmente, até mesmo no surgimento de novas tecnologias e nas mídias sociais.

Após essa análise realizada por especialistas, o instituto define a cor pantone de cada ano. Essa cor influenciará na criação de diversos produtos, tanto nas indústrias moveleiras, na moda, nos objetos de decoração, nas embalagens, design de produto e gráfico e, atualmente, também influencia as campanhas e mídias digitais, além de impactar psicologicamente e emocionalmente.

Quer saber como você pode utilizar a cor pantone 2019 em seu dia a dia e, principalmente, em ambientes corporativos, a fim de impactar os clientes e colaboradores? Então, continue a leitura!

Características e particularidades do living coralcor pantone 2019

O instituto Pantone presta diversas consultorias para lançamento de produtos e aconselhamento de identidade visual de marcas. Esses estudos de tendências também levam em consideração a psicologia da cor e o efeito que causará nas pessoas e no mercado em geral.

Em 2019, a cor pantone escolhida é o living coral, que pode ser traduzido como “coral vivo”.  É descrito pelo instituto como uma cor animada, cheia de vida e que apresenta um subtom dourado que proporciona maior energia. A cor proporciona uma sensação de sociabilidade, energia, alegria e conforto, colaborando para reavivar conexões humanas.

cor pantone 2019

Para o Pantone Color Institute, o living coral é uma cor acolhedora e reconfortante, pois acolhe e encoraja atitudes espontâneas — o que é excelente para ambientes comerciais, pois incentiva e promove conforto tanto aos colaboradores quanto aos clientes.

O living coral é uma cor que pode ser encontrada embaixo do oceano, escondida nos corais. É uma cor que enfeitiça e atrai o olhar e a mente, irradiando familiaridade e também vida.

Forma de usar a cor pantone 2019 na decoração corporativacor pantone 2019

O living coral é um tom fácil de utilizar na decoração corporativa, porém o ideal é que seja utilizado de forma a aparecer nos detalhes, como em uma almofada, tom de uma parede, alguns objetos de decoração, no tecido ou cor de algum móvel, em cadeiras, quadros, entre outros.

Essa cor, por ser mais vibrante e suave, combina com tons mais escuros e fechados como o azul marinho, verde escuro, roxo, preto e cinza — por isso, é ideal conjugar o living coral com esses tons. Porém, existem também opções de combinações mais clássicas para o living coral ao utilizar os tons terrosos e madeiras.

cor pantone 2019

Em ambientes corporativos, que desejam fazer modificações mais simples, pode-se focar em toques dessa cor seja em uma parede, painéis e divisórias. Também é possível mudar a cor da bancada de atendimento aos clientes por meio de envelopamento, colocar almofadas e quadros com esse tom de coral vivo ou substituir os objetos de decoração por essa cor.

Já os ambientes que desejam fazer uma mudança mais arrojada podem reformar estofados, armários e móveis em geral, colocando-os na cor living coral. Nesse caso, também é possível comprar algum móvel na cor ou substituir cadeiras e os demais itens e detalhes em geral. Afinal, quanto maior for a peça na cor coral, mais ela assumirá o ambiente, promovendo as sensações citadas.

É importante ressaltar que o living coral apresenta uma iluminação própria significativa. Ele é destaque em qualquer lugar que esteja, bastando um detalhe no canto de um ambiente, em apenas um móvel ou em pequenos objetos de decoração para já promover a sensação desejada.

Porém, para definir quais mudanças realizará e em quais objetos aplicará o living coral, é necessário, em primeiro lugar, pensar e analisar qual a mensagem e sensação que deseja passar aos usuários do ambiente.

Ambientes que melhor aceitam itens living coralcor pantone 2019

Como o living coral proporciona alegria, otimismo, conforto e engajamento, é muito interessante contar com essa cor em ambientes corporativos em salas de recepção, lojas e salas de reunião para que os clientes se sintam mais confortáveis e, consequentemente, mais abertos ao que será oferecido a eles.

Também é muito interessante apostar no living coral em escritórios, para que os colaboradores se sintam mais alegres, confortáveis e motivados — o que afetará positivamente na produtividade. Afinal, um ambiente de trabalho que foi pensado com cuidado faz com que os colaboradores se sintam mais importantes e respeitados pela organização.

Até mesmo em banheiros, cozinhas e espaços de convivência utilizados por colaboradores e/ou clientes é possível utilizar o tom: envelopamento de armários, vasos, saboneteiras, detalhes decorativos, pintando uma parede, entre outras formas.

Mesmo em ambientes formais, como salas de reunião, consultórios médicos e psicológicos, é possível e importante utilizar o living coral, afinal, a psicologia das cores é algo real e comprovadamente eficaz para interferir nas sensações e emoções — afetando, inclusive, as relações humanas. Como falamos, o living coral proporciona maior conforto, alegria, bem-estar e engajamento, sendo o emprego dessa cor positivo também em ambientes formais.

Importância da decoração corporativacor pantone 2019

A decoração em ambientes corporativos é muito importante, pois, em geral, o ambiente de trabalho é o local onde as pessoas mais passam tempo. Quando elas se sentem bem nesse ambiente, a produtividade e a satisfação dos colaboradores são maiores, afetando positivamente no sucesso de um escritório ou empresa.

A decoração deve estar alinhada com a ergonomia e, por isso, é essencial que as cadeiras sejam confortáveis, que a altura das mesas, cadeiras e computadores seja adequada, sendo essencial que as cadeiras e os computadores permitam ajuste. As cadeiras, sempre que possível, devem ser acolchoadas.

cor pantone 2019

A iluminação também deve ser agradável, de forma a estimular a produtividade e também o bem-estar, reduzindo níveis de estresse e elevando os níveis de conforto e atenção. As cores utilizadas no ambiente devem ser equilibradas para que os colaboradores e clientes não fiquem enjoados do local, mas ao mesmo tempo se sintam alegres, confortáveis, engajados.

Por isso, conforme estudado e constato pelos especialistas do Pantone Color Institute, a cor pantone 2019 é uma excelente opção para a decoração corporativa, proporcionando alegria, conforto e vida para os ambientes, de forma que gere familiaridade.

Gostou deste texto? Então, siga nossas redes sociais para acompanhar nossos conteúdos! Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.