Se você está sempre por dentro das novidades de arquitetura e de design, acompanha as influências da cor do ano Pantone na decoração, não é mesmo?

A Pantone é uma empresa norte-americana de grande renome e influência mundial em consultoria de cores. Essa instituição estuda todos os aspectos sociais, culturais, da moda e do marketing, a fim de escolher uma cor principal como tendência para cada ano.

Isso tem um grande impacto nas marcas que ficam de olho nessa novidade, com o objetivo de elaborar seus projetos de design de interiores, marketing, produtos e embalagens.

Pensando na importância das cores Pantone na decoração, fizemos uma seleção de nove tons escolhidos pelo instituto e suas aplicações na decoração. Confira!

Cor do ano Pantone na decoração: como aplicar

1. Classic Blue

classic-blue-pantone

A cor Pantone de 2020 é a Classic Blue, um tom de azul que representa calma, confiança e conectividade. 

Ela pode ser inserida em diversos ambientes de uma empresa, mas especialmente em salas de reunião e nos espaços recreativos, onde a interação e as trocas de ideias são constantes.

classic-blue-pantone

O tom de azul Classic Blue também transmite tranquilidade. Com isso, um ambiente que precisa inspirar confiança pode ter uma das paredes pintadas com essa cor do ano Pantone na decoração.

2. Living Coral

movel-living-coral

A Living Coral foi a cor do ano de 2019. É um tom de coral com um toque suave de dourado, uma paleta que incentiva a sociabilidade e a prática de atividades alegres.

Dessa forma, a cor do ano Pantone na decoração pode ser usada para trazer a sensação de conforto por meio de um toque de cor nos acessórios para casa como travesseiros, tapetes cortinas e, até mesmo, papéis de parede.

parede-living-coral-pantone

Além disso, essa cor é uma ótima combinação com tons de azul, branco e creme, podendo ser usada em diversos ramos como roupas, móveis, decorações, mídias sociais, confecção, maquiagem e produtos artesanais.

3. Greenery

greenery-pantone-decoracao

A Greenery foi a tendência de 2017. Um tom verde com um leve amarelado que remete à primavera e à natureza.

Essa cor do ano Pantone na decoração é a queridinha dos escritórios, pois leva para dentro do ambiente a sensação de frescor natural e proporciona leveza e um clima melhor que estimula a motivação no ambiente de trabalho

greenary-movel-pantone

Uma das vantagens de optar por um tom mais neutro é que ele não sobrecarregará o design, o que facilita combiná-lo com outras cores.

Plantas nos escritórios, por exemplo, é uma dica bem-sucedida de como combinar a Greenery para harmonizar o ambiente. 

4. Cherry Tomato

cherry-tomato-arquitetura

A Cherry Tomato marcou o ano de 2018, com seu tom de vermelho quente e um leve alaranjado. Suas principais marcas são transmitir calor e energia.

Essa cor do ano Pantone na decoração chama bastante atenção então tenha cuidado ao usá-la.

Se você quer que seu ambiente transmita calma e tranquilidade, opte por usá-la em locais que estimulam os sentidos, como na cozinha. Também pode ser usada em outros ambientes como nos objetos para sala e escritório

5. Little Boy Blue

cores-pantone-little-boy-blue

A Little Boy Blue é um tom azul tranquilizante, remete ao céu de um dia ensolarado, transmite a sensação de calma e de um ambiente mais amplo.

Assim, torna-se uma opção perfeita para ambientes com crianças como consultórios ou quartos de bebês, pois levará leveza, relaxamento e tranquilidade ao local.

Além disso, por ser uma cor discreta e delicada, é uma ótima escolha para cômodos mais sérios e tradicionais.

6. Chili Oil

chili-oil-cor

O tom vermelho forte e temperado do Chili Oil também fez sucesso em 2018.

Foi uma das cores Pantone na decoração bastante usada em diversos ambientes, mas principalmente em áreas externas, como as de churrasco e as de lazer.

As maiores apostas foram nos objetos que com essa cor trazem sensação de aconchego.

7. Ultra Violet

decoracao-ultra-violet

O Ultra Violet é uma cor do ano Pantone na decoração um pouco difícil de utilizar, pois chama muita atenção onde é usado e transmite a sensação de que o ambiente é menor.

Então a grande dica é usá-lo com moderação e associá-lo a tons mais claros como o lilás. Tente usá-lo em acessórios e objetos decorativos como quadros, mesas, cadeiras e não em uma parede, por exemplo.

8. Harbor Mist

arquitetura-cor-harbor-mist

A Harbor Mist é uma cor neutra, de tom cinza. Ela combina com várias outras cores e vai muito bem em todos os ambientes, devido à sua versatilidade.

Além disso, é uma aposta certeira para quem quer investir em locais clássicos e modernos. Essa cor do ano Pantone na decoração traz um ar de seriedade nos escritórios quando usado para detalhar objetos como cortinas e estofados. 

9. Emerald

emerald-detalhes-decor

A Emerald é uma mistura de tons verdes com azuis que remete à tranquilidade e à profundidade dos oceanos, passando a sensação de bem-estar e equilíbrio.

Logo, essa cor do ano Pantone na decoração é ideal para trazer uma sensação de tranquilidade ao ambiente, aplicando em móveis como sofás e cadeiras, por exemplo. Além disso, é uma ótima escolha para ambientes mais sérios, como consultórios.

Cores e identidade visual na decoração

Percebe como uma cor do ano Pantone na decoração pode definir um ambiente? Por isso, saber escolher as cores apropriadas é um fator muito importante para uma decoração de interiores bem-sucedida.

Ao selecionar os tons das paredes, dos objetos, dos detalhes e do piso, é necessário ter em mente o objetivo e a mensagem que o cômodo transmitirá. Como vimos, elas exercem uma influência bastante significativa sobre o espaço e as pessoas que o compõem.

Assim, você poderá construir a aparência do seu negócio com mais convicção e efetividade. As cores que você usa no seu site ou nos cartões de visita representam a sua marca visual, a qual deve estar relacionada ao seu design de interiores. 

Esse estilo será usado praticamente em todos os aspectos do seu negócio como no site, no marketing e em qualquer documento emitido pela sua empresa. 

A identidade de um negócio é responsável por criar uma experiência para os clientes e deve descrever o perfil da sua empresa.

É importante também que as pessoas vejam que a empresa transmita a imagem que condiz com seu perfil e sua conduta. Os clientes devem olhar para sua organização e conseguir imaginar o que ela oferece.

Gostou das cores Pantone na decoração?

Como vimos neste post, as cores Pantone na decoração podem auxiliar perfeitamente nessa missão de acompanhar as tendências e incorporá-las nos projetos de design de interiores.

Aliado a cor, a qualidade e o design dos móveis devem apresentar a mesma qualidade para que o cliente fique 100% satisfeito.

Na Marelli, estamos altamente comprometidos com a satisfação dos nossos clientes.

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, já comprovamos nossa capacidade em estabelecer relações de confiança a longo prazo com escritórios de arquitetura, designers de interiores e empresários.

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em mobiliário corporativo: assentos, móveis e divisórias piso teto, podemos ser o parceiro que você está procurando para seus projetos de arquitetura corporativa.

Solicite seu Orçamento

Você gostou das nossas sugestões de cor do ano Pantone na decoração? Então que tal aproveitar a visita ao nosso blog e ver também 6 dicas para usar uma decoração geométrica em empresas e se tornar um especialista no assunto? Não deixe de conferir as nossas indicações para aprimorar o seu conhecimento!