Quando o assunto é escolha dos móveis para escritório, diversos fatores estão relacionados. Estamos aqui tratando de um dos pilares da saúde e da qualidade de vida do trabalhador. E também de como as organizações expressam sua identidade e seus valores por meio do ambiente corporativo. 

Escritórios padrão, com móveis pesados, cores fechadas e excesso de seriedade, já não correspondem mais à demanda das empresas contemporâneas, que a cada dia inovam mais. Isso é ótimo, mas, frente a tantas mudanças e com a criatividade a mil, como saber quais são os móveis para escritório fundamentais para cada empresa? O que não pode faltar? É isso que lhe mostraremos a seguir. Vamos lá! 

Entenda por que é importante escolher bem os móveis para escritório

A ergonomia e o conforto do mobiliário de uma empresa estão diretamente relacionados à saúde do colaborador, ao bem-estar no ambiente de trabalho e à produtividade, correto?

Não se trata apenas de estética ou decoração, é preciso pensar na forma como as pessoas utilizarão o móvel, no potencial que cada peça tem de possibilitar a execução do trabalho e, ainda, em como os itens interagem dentro do projeto visual no sentido de comunicar os atributos e valores da marca.

Tudo isso torna mais complexa a seleção dos móveis para escritório e ressalta a importância de contar com o apoio de profissionais da área, que são amplamente qualificados para fornecer as melhores soluções, de acordo com as necessidades e características de cada negócio. 

Veja os principais móveis que devem ter em sua empresa

Conforme a natureza da atividade e as características do trabalho em si, tem-se uma lista específica de móveis que são fundamentais para cada empresa. De um modo geral, em se tratando de escritórios, algumas estruturas são comuns. Com base nesse aspecto, selecionamos as peças do mobiliário corporativo que toda empresa precisa ter. Confira! 

Mesas

É até estranho pensar em um escritório sem mesas, não é mesmo? Embora seja uma peça básica em todos os estilos de decoração, há uma gama de opções de mesas e, para selecioná-las, é preciso avaliar a proposta do projeto. 

As mesas também têm forte relação com a postura e a saúde da coluna e devem estar alinhadas com as cadeiras, para proporcionarem o conforto necessário. 

Cadeiras

As cadeiras são um dos principais itens de decoração e de necessidade em um escritório. A escolha da peça deve ser criteriosa, pois impacta fortemente a saúde do trabalhador e a percepção do ambiente. Uma cadeira inadequada gera um estresse desnecessário e compromete a produtividade. 

Prateleiras, estantes e nichos 

São fortes aliados da organização e da praticidade. Além de abrigarem artigos decorativos, são indispensáveis para o armazenamento de materiais, bem como para facilitar a localização dos itens usados com mais frequência. 

Prateleiras são peças versáteis e podem ser usados nos mais variados estilos. Os nichos e as estantes, por sua vez, podem funcionar até como divisórias de ambientes. Vale a pena investir nessas peças.

Divisórias

As divisórias são peças multifuncionais e são bem-vindas até mesmo nos escritórios conhecidos como “open space”. Afinal, toda empresa necessita de um espaço reservado para assuntos e procedimentos sigilosos ou que precisam de privacidade. Já pensou um feedback negativo na frente de todo o time ou em alguma dificuldade financeira se espalhando aos quatro cantos da organização?

As divisórias para escritório atuam na otimização dos espaços e podem ser encontradas em diversos formatos e paginações, de acordo com o layout da empresa. 

Saiba como selecionar os melhores tipos de móveis para escritório 

Leve em conta a identidade visual da marca

Todos os elementos do projeto de decoração devem estar em sintonia e dentro do conceito criado, e com os móveis para escritório não é diferente. É muito importante optar por peças que comuniquem a identidade da empresa e que estejam alinhadas com as características do negócio.

Quer um exemplo? Uma agência de viagens de lazer trabalha com sonhos, expectativas, diversão, descanso. Dessa forma, precisa dispor de itens que fortaleçam esse ideário. 

Entenda as necessidades da empresa

Antes de realizar a compra do mobiliário para a organização, é essencial avaliar detalhadamente quais são as necessidades da empresa. Ou seja, quais estruturas são necessárias para a realização do trabalho? Qual distribuição se adéqua melhor à rotina dos colaboradores. 

Um escritório de advocacia, por exemplo, lida com muitos documentos, assim, é preciso pensar em um conjunto de móveis que favoreça o correto armazenamento dos materiais. Uma agência de design utiliza monitores maiores e, desse modo, requer mesas maiores para abrigar todo o equipamento. Essa linha de raciocínio serve para todos os tipos de negócios.

Considere o tamanho do escritório

Na hora de escolher os móveis, não dê nenhum passo sem ter as corretas dimensões do escritório. Um móvel planejado, feito sob medida, faz toda a diferença na estética do local. 

Veja só o caso de escritórios pequenos: eles precisam de móveis mais compactos e funcionais, que podem, inclusive, ser multifuncionais. Por outro lado, as empresas que dispões de espaços mais amplos podem ousar e optar por peças maiores e mais chamativas ou por uma grande quantidade de itens.

Priorize a ergonomia 

A ergonomia é o fator primordial na seleção de quaisquer móveis para escritório. Além dos fatores ligados à saúde e ao bem-estar do colaborador e dos frequentadores da empresa, é a ergonomia que garante a plena realização do trabalho. Jamais abra mão da ergonomia por um design bonito ou por modismos. O ideal é conciliar os aspectos, mas sempre tendo em vista que a estética, nesse caso, deve estar em segundo plano. 

Busque uma boa relação custo-benefício

Por fim, além de considerar todos os critérios e informações que apresentamos para ter ótimos móveis para escritório, vale ressaltar que fornecedores com alto padrão de qualidade, comprometimento e ética são essenciais para o sucesso do seu projeto e para a satisfação do cliente.

Monte uma rede de parcerias que realmente sejam proveitosas e fuja de fornecedores que não estejam alinhados com sua forma de trabalhar e com a excelência na entrega de soluções. 

Conte com a Marelli para encontrar as melhores soluções em móveis para escritório.