Ao ingressar no mundo da construção, conhecer o trabalho de profissionais reconhecidos pela sua arte é fundamental para seguir seus exemplos. Uma das formas de fazer uso dessas boas práticas é analisando a obra de arquitetos famosos, avaliando cada uma delas, e observando quais foram os conceitos utilizados e por que apresentam grande admiração no universo das edificações.

Preparamos este post em que falamos sobre os principais arquitetos do mundo moderno, incluindo personalidades que influenciaram de forma drástica a arquitetura ao longo dos séculos XX e XXI.

Iniciamos a conversa falando um pouco sobre a importância dessas pessoas e como você pode se inspirar. Ao final, citamos o nome dos 5 maiores arquitetos do mundo contemporâneo. Confira!

Os arquitetos famosos e como eles podem inspirarArquitetos famosos: pessoa desenhando edifício.

No romance “A Nascente” (1940), da escritora Ayn Rand, o protagonista, um exímio arquiteto chamado Howard Roark, afirma que “ao longo dos séculos houve homens que deram os primeiros passos em novas estradas, munidos apenas com a sua visão”. Em geral, grandes nomes da arquitetura seguem esse princípio, pois iniciam novas linguagens arquitetônicas e melhoram a técnica da arte de construir.

A partir desse momento em que o caminho foi aberto, outras pessoas passam a adotá-lo, espelhando-se na coragem, determinação e inovação dos que deram o primeiro passo. Muitas obras que fazem sucesso nos dias atuais e se mostram extremamente funcionais e belas só são possíveis graças aos experimentos em épocas em que elas não eram tão bem vistas assim.

Os 5 maiores arquitetos do mundo moderno e suas principais obrasArquitetos famosos: grupo apreciando edificações em maquete.

Listamos ao longo deste tópico o nome de 5 arquitetos que desafiaram e continuam desafiando os parâmetros da arquitetura, e que por conta de sua ousadia e coragem, ganharam espaço de destaque nesse cenário. 

1. Le CorbusierArquitetos famosos: Villa Savoye de Le Corbusier.

Le Corbusier foi um dos principais arquitetos e urbanistas do século XX. Desenvolveu diversas obras e relatórios sobre arquitetura e estudos urbanos, destacando princípios para a arquitetura moderna. Ele definiu 5 pontos para a arquitetura moderna: planta livre, fachada livre, terraço jardim, janela em fita e pilotis.

Para o urbanismo, afirmava que a cidade apresentava 4 funções básicas: trabalho, moradia, lazer e circulação, e desenvolvia as cidades para atender a essas funções. Em todas as suas obras, a arquitetura e o urbanismo eram vistos como elementos complementares.

Conheça a seguir algumas de suas principais obras:

Villa Savoye

Essa obra é um marco para aquilo que Le Corbusier defendia com uma nova arquitetura. Nela, ele apresenta de forma simples e consistente todos os seus cinco pontos de um projeto arquitetônico de qualidade. Foi edificada na França em meados do século XX e permanece no mesmo local, em estado de excelente preservação.

Unité d’Habitation

Ao longo de sua vida, Le Corbusier projetou diversas obras públicas, e a Unité d’Habitation foi uma das principais. Trata-se de um conjunto habitacional construído na França, que busca unir conceitos tanto do seu urbanismo quanto de sua arquitetura. A edificação serviu de inspiração para vários conjuntos habitacionais construídos posteriormente ao redor do mundo, inclusive no Brasil, como o Pedregulho.

2. Frank Lloyd WrightArquitetos famosos: pessoa desenhando edificação.

Este arquiteto americano desenvolveu diversas obras, com destaque para a casa da cascata e o Museu Guggenheim, em Nova York. Suas obras ficaram famosas por sua originalidade e estilo único, que nenhum outro profissional conseguiu reproduzir com tamanha perfeição.

Outro ponto marcante de Frank Lloyd Wright foi a sua própria vida pessoal. Na verdade, ele nem chegou a se formar em arquitetura, e trabalhou como desenhista por vários anos no escritório de Louis Sullivan, maior expoente do modernismo americano. Começou a fazer seus próprios projetos sendo muito desacreditado pela crítica na época, mas sua criatividade e determinação venceram.

Casa da Cascata

A Casa da Cascata é uma edificação obrigatória em qualquer livro de grandes obras da arquitetura. Seus traços horizontais, balanços avantajados e total harmonia com o exterior são as principais características dessa obra localizada no interior do Estado da Pensilvânia, nos EUA.

Museu Guggenheim

Se a Casa da Cascata foi a responsável por tornar Frank Lloyd Wright famoso, o Museu Guggenheim certamente foi a obra que o eternizou. Projetada durante o auge da sua maturidade profissional, a obra apresenta funcionalidade, complexidade e beleza única.

3. Oscar NiemeyerArquitetos famosos: Catedral Metropolitana de Brasília de Oscar Niemeyer.

Oscar Niemeyer é o mais famoso arquiteto brasileiro. Embora tenha obras no mundo todo, como a sede do Partido Comunista Francês, a sede da ONU em Nova Iorque, e universidades na Argélia, seu principal legado está mesmo no Brasil.

Prédios públicos de Brasília

Oscar Niemeyer foi o responsável pelo projeto dos prédios públicos de Brasília. Entre os principais destacam-se o Congresso Nacional, STF, Praça dos três poderes e a Catedral Metropolitana de Brasília. 

Museu de Arte Moderna de Niterói

O Museu de Arte Moderna de Niterói foi construído na década de 1960 e apresenta um formato circular. Os principais elementos da obra são a sua escada e o salão de exposição, onde é possível ver a bela vista do mar do Rio de Janeiro.

4. Rezo PianoArquitetos famosos: La Bolla de Rezo Piano.

Renzo Piano é um dos mais proeminentes arquitetos da atualidade. Italiano, destaca-se pela utilização da arquitetura hightech, sendo a tecnologia uma das marcas fortes das suas obras.

Centro Georges Pompidou

Essa obra é uma das mais intrigantes da atualidade. Trata-se de um museu localizado no centro da cidade de Paris. Para contrastar com as edificações antigas da região, Renzo Piano ousou e fez um projeto de uma obra “virada do avesso”, em que estruturas como as hidrossanitárias são vistas por quem está do lado de fora da edificação. 

Shard London Bridge

Essa obra é um arranha-céu localizado na cidade de Londres. Feita todo em aço e vidro, ela se destaca por seu formato piramidal: a edificação fica cada vez mais estreita conforme vai se chegando ao topo. 

5. Zaha HadidArquitetos famosos: Ópera de Guangzhou.

Arquiteta iraquiana erradicada em Londres, Zaha Hadid é uma das profissionais mais requisitadas na área na atualidade. Suas obras destacam-se pelo caráter orgânico e futurista.

Centro Heydar Aliyev

Esse complexo de edifícios está localizado no Azerbaijão. As edificações desse complexo apresentam muitas curvas e evitam a criação de vértices. Outras características marcantes são a utilização da estrutura em casca e a monumentalidade.

Ópera de Guangzhou

Esse empreendimento está localizado na cidade de Guangzhou, na China. Entre as suas principais características, destacam-se a utilização de sistemas estruturais complexos, a monumentalidade e a utilização do aço como material estrutural.

Agora que você já conhece os arquitetos famosos mais influentes dos últimos tempos, que tal verificar o que chama mais atenção na obra de cada um deles, a fim de identificar características que combinem também com a sua visão?

Gostou deste texto? Então aproveite para compartilhá-lo em sua timeline para que seus amigos também conheçam os principais arquitetos do mundo moderno e as suas obras.