Uma realidade, na maioria das empresas, é o convívio de diversas faixas etárias em uma mesma equipe, o que pode ocasionar conflito de gerações no ambiente de trabalho. A arquitetura e a decoração, no entanto, podem auxiliar para reduzir o impacto ocasionado pelas diferenças.

É importante compreender quais são os pontos valorizados a cada geração, a fim de encontrar objetivos comuns. O uso de elementos como adornos, plantas e mobiliário podem proporcionar uma ambientação que estimule a proximidade.

As gerações que convivem nas empresas, atualmente, são baby boomers, geração X, geração Y e alguns jovens da geração Z. Confira mais sobre cada uma delas, seus ideais e como pensar na decoração para ajudar a reduzir a possibilidade de conflito de gerações no ambiente de trabalho.

Quais são as gerações no mercado de trabalho?Equipe diversa trabalhando juntos e evitando o conflito de gerações no ambiente de trabalho.

É importante conhecer bem quais são as gerações que se encontram, atualmente, nas empresas para poder compreendê-las melhor e atuar de forma que trabalhem em harmonia. Confira!

Baby boomers

Com faixa etária nascida entre os anos 40 e 60, representada por princípios como:

  • responsabilidade;
  • otimismo;
  • dedicação;
  • workaholic;
  • motivação para o time.

Geração X

Nascidos entre as décadas de 60 e 80, apresentam características diferentes da geração anterior, sendo suas principais marcas:

  • tendência à informalidade;

  • individualismo;

  • adaptação à mudança.

Geração Y

Aqueles nascidos entre os anos 80 e 2000, cujos principais atributos são:

  • otimismo;

  • empreendedorismo;

  • individualismo;

  • impaciência;

  • independência.

Geração Z

Jovens nascidos a partir dos anos 2000, com menor índice de participação no mercado de trabalho. Os traços mais marcantes da geração são:

  • ultraconexão;

  • forte presença online;

  • trabalho individual e flexível.

É necessário pensar nas características de cada geração de forma complementar uma a outra. Por isso, a integração entre gerações proporciona bons resultados. Que tal associar a flexibilidade da geração Z com a visão de longo prazo dos baby boomers?

O que é diferente e pode causar conflito de gerações no ambiente de trabalho?Equipe diversa trabalhando juntos e evitando o conflito de gerações no ambiente de trabalho.

As formas de enfrentar a vida, as dificuldades, a avaliação das oportunidades, a maneira de pensar e planejar a carreira são pontos divergentes entre as gerações. O desacordo pode resultar em perda de tempo produtivo dentro das corporações.

Lembre-se de pensar em formas para unir a equipe, incentivar a convivência e, dessa forma, aproveitar o melhor que cada geração tem a oferecer.

Como aproximar sua equipe?

Promova eventos que incentivem o convívio, organize workshops, treinamentos e reuniões informais, que podem proporcionar ganhos no relacionamento entre funcionários. Por isso, projete dentro da empresa ambientes que comportem tais eventos.

O happy hour também pode ser um bom momento para aproximar as diferentes gerações. E por que não considerar uma área dentro da própria empresa para esse evento? Grandes corporações vêm investindo em ambientes mais descontraídos para que a equipe possa usufruir de momentos de lazer.

Quais estratégias utilizar na decoração?Equipe diversa trabalhando juntos e evitando o conflito de gerações no ambiente de trabalho.

Conhecer as características e perfil dos funcionários auxilia na escolha dos elementos para decorar e ambientar a empresa. Utilize decorações que identifiquem cada uma das faixas etárias.

Por exemplo, os colaboradores de mais idade tendem a se identificar mais com o estilo clássico. Já pensou em associar elementos com essa pegada a itens contemporâneos? A mescla de estilos feita de forma harmônica possibilita associar referências de cada época e tornar o local de trabalho agradável a todos.

Outra questão é observar a reutilização e modernização de alguns adornos que já foram tendência de decoração em outro momento. Peças com ar clássico ou retrô conferem muita personalidade ao ambiente.

Escolha itens atemporaisEquipe diversa trabalhando juntos e evitando o conflito de gerações no ambiente de trabalho.

Na hora de selecionar os materiais, é natural enfrentar o dilema sobre optar por clássico ou moderno. Adotar elementos atemporais permite que a decoração seja agradável a todas as gerações. Quais as principais vantagens? Ao considerar itens que não envelheçam rapidamente, é possível atualizar pontualmente a decoração para renovar a cara do escritório.

A decoração atemporal é marcada por tons neutros, peças amadeiradas e itens naturais, como pedras. Ao considerar tons neutros, o ambiente fica mais versátil, uma vez que é mais fácil optar e trocar os adornos de destaque.

Invista em um layout mais integradoEquipe diversa trabalhando juntos e evitando o conflito de gerações no ambiente de trabalho.

O convívio e a proximidade podem ser impactados diretamente pela disposição dos ambientes. Quanto mais compartimentado for o escritório, as relações entre a equipe tenderão a seguir essa linha.

Quer aproximar seu time de colaboradores e reduzir o conflito de gerações no ambiente de trabalho? Invista em ambientes que estimulem a participação ativa de todos. Confira algumas dicas:

  • substitua os escritórios por espaços compartilhados;

  • reserve salas para brainstorming;

  • projete ambientes acolhedores;

  • planeje iluminação e mobiliário.

A arquitetura tem papel decisivo na mudança. Sendo assim, projete da melhor forma o layout, a fim de auxiliar na proximidade entre as diferentes faixas etárias. A mudança estrutural e física do ambiente pode representar as novas políticas adotadas, por exemplo. As alterações ajudam a sentir o impacto da mudança.

Lembre-se do conforto e da ergonomiaEquipe diversa trabalhando juntos e evitando o conflito de gerações no ambiente de trabalho.

Seja pensando na geração dos baby boomers, seja na geração Z, é essencial que o conforto e a ergonomia sejam priorizados. Escritórios com bom conforto termo-acústico, preocupação com o mobiliário e itens acessórios ao ambiente permitem potencializar a produtividade e satisfação de sua equipe. Priorize dispôr em seu projeto os móveis e associar o design ao conforto.

Empregue adornos, cores e decorações no escritórioEquipe diversa trabalhando juntos e evitando o conflito de gerações no ambiente de trabalho.

Investir em itens que transmitam a sensação de aconchego é essencial para criar um local que promova a integração e ajude a diminuir o conflito de gerações no ambiente de trabalho. Quais itens escolher? Veja aqui:

  • plantas: ajudam a aumentar a produtividade, têm bom apelo estético e o contato com elementos naturais auxilia a revigorar a equipe;

  • adornos: os enfeites podem ser padronizados ou permitir que cada funcionário escolha algo que reflita sua identidade;

  • quadros: usados para decorar, demonstrar avisos, normas e regulamentos internos, podem associar decoração e funcionalidade;

  • tapetes: trazem conforto e aconchego, podendo ser usados nas áreas de convivência da empresa.

Como vimos, a decoração pode impactar diretamente na convivência e nos relacionamentos entre a equipe. Aproveite nossas dicas para utilizar a decoração como meio para mitigar o conflito de gerações no ambiente de trabalho.

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