Você já ouviu falar na decoração Mondrian? Esse estilo tem como inspiração o pintor Piet Mondrian, que foi um dos grandes ícones do movimento de vanguarda holandesa. Em suas obras, Mondrian utilizou cores primárias a fim de criar diversas obras sem restrições, limpas e claras, apresentando como o futuro era imaginado.

Essa fase artística é marcada por estruturas metálicas, linhas verticais e horizontais pretas, quadrados e retângulos que, por sua vez, são preenchidos por cores como vermelho, azul e amarelo, apresentando um visual bem simples. Essas obras influenciaram várias outras áreas como moda, design, publicidade e também a arquitetura e decoração.

Quer saber como é o estilo de decoração Mondrian, como utilizá-lo e quais são suas vantagens? Então continue a leitura e não perca!

O que é o estilo de decoração Mondrian?

Decoração Mondrian

O estilo de decoração Mondrian consiste, justamente, em colocar elementos, formas e cores que se baseiam e são relacionados com as obras do pintor Mondrian — sejam em traduções literais ou em detalhes mais sutis. Uma de suas obras mais conhecidas é formada por retângulos e quadrados pretos preenchidos com cores primárias.

Esse estilo de decoração é caracterizado como minimalista e utiliza do abstrato e da geometria para conferir harmonia e aparência de organização, limpeza e simplicidade a um local. Em resumo, o estilo de decoração Mondrian é extremamente simples tanto nas formas quanto nas cores.

Quais são as cores e formas que se relacionam com esse estilo de decoração?

Decoração Mondrian

Nesse estilo, as cores primárias azul, amarelo e vermelho são prioridade. Além disso, existem muitas linhas pretas sobrepostas ao branco, que resultam em formas geométricas simples e limpas, como quadrados e retângulos. Esse estilo de decoração, mesmo sendo moderno e arrojado, ao mesmo tempo é simples e minimalista, afinal, consiste em valorizar detalhes, a limpeza e a beleza nos olhos de quem a vê.

Como pode ser aplicado no ambiente corporativo, além dos quadros?

Decoração Mondrian

Quando vemos algum elemento de Mondrian na decoração, em geral é um quadro. Porém, existem muitas outras formas de utilizar e aplicar essas características em um ambiente, principalmente em ambientes corporativos e comercia. Afinal, eles precisam ser elegantes e atrativos.

Portanto, além dos quadros e cores nas paredes, é possível também utilizar a decoração Mondrian como forma de referência em painéis, tapetes, mesas, bancos, utensílios, estantes, gabinetes, mesas de centro, entre outros móveis que apresentem algum toque desse conceito — seja no formato, linhas ou nas cores.

Muitas pessoas acham que a disposição das cores e formas geométricas são aleatórias, contudo, uma curiosidade interessante é que, na verdade, estão meticulosamente posicionadas e calculadas.

Portanto, para os que se interessam por formas geométricas e que gostam de ambientes simples, limpos, minimalistas e elegantes, a decoração Mondrian é uma excelente opção, pois mistura inteligência com arte, conferindo um charme incrível aos ambientes.

Quais são as vantagens da decoração Mondrian?

Decoração Mondrian

Conforme falamos, em suas obras Mondrian não empregava linhas sinuosas ou curvas, pois acreditava que as telas precisavam ser desenvolvidas tendo como base elementos retos e planos, a fim de retratar a harmonia do universo e o equilíbrio das formas.

Portanto, em suas pinturas são utilizadas as linhas retas em direções verticais e horizontais, criando retângulos e quadrados de variados tamanhos. Essas formas geométricas também eram preenchidas por cores como azul, amarelo e vermelho. Portanto, como se vê, é muito simples aplicar essa decoração em um ambiente. Confira abaixo mais algumas vantagens!

Permite diversas combinações

Por utilizar as cores primárias (azul, amarelo e vermelho) conjugadas com o branco e o preto, a decoração Mondrian permite a combinação com várias outras cores, elementos decorativos e móveis.

Apresenta variedade de formas e padrões

Decoração Mondrian

É possível criar facilmente esses padrões quadrados e retangulares em um ambiente, trazendo modernidade, beleza e elegância. À primeira vista pode não parecer, mas são inúmeras as possibilidades de formatos que podem ser criados com base na decoração Mondrian.

Existe a possibilidade de incorporar facilmente o estilo em móveis e elementos

Decoração Mondrian

As obras de Mondrian inspiraram vários setores, inclusive a indústria moveleira, que conta com muitos modelos de design inspirados nas cores, linhas retas, minimalistas e formatos quadrados e retangulares de Mondrian.

Portanto, isso facilita muito a incorporação de um design mais moderno e elegante em diversos ambientes, pois já existem vários móveis nessa linha — ou seja, com cores primárias ou apresentando traços retos e angulares.

Há simplicidade na decoração

Aplicar esse estilo de decoração é muito simples, pois não é necessário realizar grandes modificações no restante do ambiente. Por exemplo, você pode acrescentar linhas pretas verticais e horizontais em uma parede, formando retângulos e quadrados, ou colocar objetos com essas mesmas formas como elementos de decoração.

Também é possível substituir um móvel já existente por outro que tenha o design inspirado nas obras de Mondrian, criando um espaço elegante e, ao mesmo tempo, ousado.

É uma opção acessível quanto aos materiais

Existem alguns materiais que, na visão de especialistas em decoração, combinam mais com o estilo de decoração Mondrian, como a madeira e o vidro. Novamente se vê que são materiais de fácil acesso e simples, corroborando para um estilo elegante e moderno, porém, que não deixa de ser minimalista.

A decoração Mondrian incorpora o estilo do pintor Piet Mondrian e as características marcantes presentes em suas obras, como a utilização de formas e padrões geométricos em linhas fortes que formam quadrados e retângulos, assim como também na utilização das cores primárias azul, vermelho e amarelo — conjugadas e combinadas com o branco e o preto também.

Esse estilo simples, moderno, elegante e minimalista da decoração Mondrian pode estar tanto nas paredes quanto nos móveis e nos objetos decorativos. Por isso, ele é muito prático e interessante para ambientes comerciais e corporativos. Afinal, esses ambientes precisam ser agradáveis, bonitos, mas sem muita informação para evitar que se tornem cansativos.

Gostou deste texto? Então, curta agora mesmo nossa página no Facebook! Assim você verá publicações e novidades interessantes como esta e ficará sempre por dentro das melhores opções de decoração para ambientes corporativos e comerciais!