Não dá para negar: se o nosso local de trabalho é mal estruturado, nosso rendimento fica comprometido. Por outro lado, se o espaço está bem planejado, espontaneamente nos sentimos estimulados a trabalhar melhor. É por isso que investir em um escritório com design inteligente se tornou a solução para impulsionar o clima corporativo e garantir a produtividade das empresas.

E não é difícil entender essa relação. Basta pensar na imagem que você quer para o empreendimento. Ao favorecer a funcionalidade, a harmonia e a leveza na composição dos escritórios, é natural que a imagem da marca também tenha essa carga sensorial. Assim, além de melhorar o rendimento, você traz mais credibilidade para o negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe o post e compreenda como isso funciona na prática!

O que é um escritório com design inteligente?

Um design inteligente vai muito além da composição dos espaços criativos que comumente vemos nos escritórios mais descolados do mercado — como nas empresas do tipo start-up ou nos ambientes de coworking.

Mais do que ser original e criativo nos projetos, é preciso garantir a funcionalidade das instalações, e isso independe do tamanho ou da finalidade do escritório. Por menor que ele seja, é plenamente possível arquitetá-lo de modo a otimizar o espaço e proporcionar mais conforto aos usuários.

Para acertar nesse tipo de design, é fundamental pensar na setorização da empresa: como será o layout do escritório? Convém utilizar divisórias nas estações de trabalho? Que tipo de móvel devo escolher?

Ao refletir sobre essas questões, o caminho para uma arquitetura inteligente vai se clareando, e você passa a enxergar as melhores soluções conforme a metragem do local e a atividade que será ali desenvolvida. Dessa forma, quando o funcionário perceber que a estação de trabalho está totalmente condizente com as suas tarefas, ele naturalmente renderá melhor.

Pensemos juntos: com móveis ergonômicos, o conforto estará garantido. Com uma iluminação adequada, não haverá cansaço visual. Com prateleiras funcionais, os materiais estarão todos ao alcance das mãos. Ou seja, fica muito mais fácil ser produtivo, concorda?

Como isso funciona na prática?

Já demos alguns exemplos de como isso acontece, afinal, quanto maior for o bem-estar dos usuários do escritório, mais produtivos eles serão. Mas, caso você ainda tenha dúvidas quanto a essa relação, trouxemos alguns dados incontestáveis sobre a influência do design inteligente na rentabilidade das empresas.

Vamos lá: pesquisas recentes divulgadas pela Gensler, uma empresa norte-americana de design, demonstram que 90% dos funcionários espalhados nas mais diversas funções acreditam que a arquitetura do escritório influencia no humor e rendimento das equipes.

A pesquisa foi realizada com mais de dois mil trabalhadores norte-americanos, contemplando oito diferentes setores de serviços. Além da importância do bem-estar para o desempenho dos usuários, o estudo apontou também que os Estados Unidos chegam a perder cerca de US$ 300 bilhões em produtividade anual por causa de escritórios mal arquitetados. Grave, não é?

Outros dados evidenciados pela pesquisa também ajudam a esclarecer a importância de um escritório com design inteligente. São eles:

  • 58% dos trabalhadores têm vergonha de apresentar o escritório para clientes ou fornecedores;
  • 48% trabalhariam uma hora extra por dia, satisfeitos, desde que o escritório fosse mais confortável;
  • 20% classificam o seu local de trabalho como precário;
  • 30% acreditam que o ambiente não impulsiona o clima corporativo;
  • 33% afirmam que o escritório não favorece a saúde e o bem-estar dos funcionários, ainda que ambos os aspectos sejam fundamentais para realizar um bom trabalho.

Quanto aos executivos e donos de empresas, 90% deles concordam que é importante pensar na arquitetura do escritório para dar mais conforto aos funcionários, embora apenas 20% se empenhem para colocar isso em prática.

De qualquer forma, uma coisa é certa: investir no design da empresa significa investir na valorização da marca e no engajamento do público. Sobre o resultado, não há dúvidas: mais produtividade e rentabilidade para o negócio.

Quais são as maiores vantagens do design inteligente?

Agora que você já compreendeu como esse tipo de composição funciona na prática, vamos às vantagens de um escritório bem planejado:

Equipe mais integrada e socializada

Ok, a gente sabe que o layout dos escritórios deve respeitar a hierarquia da empresa. Afinal, cada setor precisa ter seu devido lugar para que as informações não se percam de mesa em mesa. No entanto, também não dá para fazer uma divisão que comprometa o contato entre as equipes, pois haverá momentos em que as informações precisarão circular, como ocorre em qualquer instituição.

Por isso, o melhor jeito de acertar no layout é equilibrar as divisões setoriais por meio do espaçamento das estações de trabalho e da instalação de divisórias. Assim, sempre que o funcionário precisar recorrer a outro setor, será fácil fazê-lo, já que o local estará devidamente posicionado.

Quanto às divisórias, elas facilitam a comunicação sem interferir na privacidade do colega ou nos assuntos restritos ao departamento em questão. Sem falar que esses itens valorizam a estética do ambiente, deixando o escritório com cara de escritório, sabe?

Espaço funcional e otimizado

Cuidar desses aspectos é imprescindível em qualquer empresa. Contudo, nos escritórios pequenos, isso se torna ainda mais necessário, até porque se você não otimizar ao máximo o espaço, os funcionários se sentirão sufocados ali dentro — e a clientela, então, nem se fala.

Pode até ser mais difícil arquitetar áreas menores, mas é perfeitamente possível. No caso dos ambientes corporativos, uma forma certeira de fazer isso é contar com lojas especializadas em móveis para escritório, de modo a assegurar o melhor aproveitamento de todos os cantos.

As lojas do ramo sabem ao certo que tipo de mobiliário indicar conforme a metragem e a finalidade de cada área. As opções são inúmeras, indo dos clássicos painéis e divisórias até as modernas mesas e cadeiras que são o suprassumo do conforto e da ergonomia. E tudo sem abrir mão da beleza e da elegância do ambiente.

Identidade visual garantida

Se o escritório está bem planejado — cada estação em seu devido lugar, móveis bem posicionados, circulação favorecida e iluminação em perfeito estado — sabe o que vai falar mais alto no empreendimento? A identidade visual da marca.

Pois é. Quando tudo está ornamentado de modo a impulsionar o bem-estar dos funcionários e o clima corporativo, a imagem positiva do estabelecimento se destaca no ambiente, pois qualquer pessoa que adentrar o local perceberá de imediato que tudo ali funciona bem.

Ou seja, em um escritório com design inteligente, o valor da marca estará garantido! E esse é o sonho de consumo de qualquer gestor, não é mesmo? Então, na hora de projetar o escritório, permita se envolver com cada detalhe da composição: acerte no mobiliário, na escolha das cortinas, no posicionamento das estações… Sempre priorizando a comodidade dos usuários.

Assim, não haverá funcionário indisposto e nem o menor sinal de mau humor ou serviço acumulado. Gostou da ideia? Então aproveite para conferir este post sobre os benefícios da ergonomia no trabalho e capriche nas escolhas!