Já foi o tempo de acharmos e vivermos em um escritório de trabalho que serve apenas para sentar e passar o dia focado nas suas tarefas. Claro que trabalhar focado e realizar suas atividades ainda é fundamental. 

Porém, devemos ter ciência de que o espaço deve contar com organização e acima de tudo, de conforto. Não adianta querer contar com mais funcionários do que o espaço destinado para a empresa de manutenção de aquecedor a gás aguenta. 

Vamos ser sinceros: seja para quem possui ou aluga um escritório, ou para aqueles que montaram o seu dentro de casa, o tempo que você alojado no espaço é significativo, talvez até mais do que passa na sua própria casa. Por isso é que ele precisa ser bem aproveitado. O recomendado é tornar o ambiente o mais agradável, prático e organizado possível.

Um fato que precisa ser levado em consideração quando falamos de escritório, é a decoração. Ela precisa ser um espelho do seu negócio. É por isso que escritórios de advocacia transmite maior confiança e solidez com tons e elementos mais sóbrios do que um escritório de TI ou de uma desenvolvedora de games, por exemplo.

Bom, é claro que tudo o que foi citado anteriormente é muito importante, porém é preciso destacar outro aspecto: a organização do escritório. Ela garante agilidade na hora de executar o trabalho e boa aparência para receber clientes. 

Dentro desse contexto, o mais indicado é manter estantes com espaços abertos e fechados para valorizar e mostrar apenas os elementos mais bonitos do escritório.

Enfim, foi pensando nisso que decidimos produzir um artigo sobre como promover conforto aos funcionários em seu escritório. Está preparado? Então, vamos nessa.

1. Espaço

É evidente que toda a organização, assim como o trabalho desenvolvido, depende única e exclusivamente de um local, certo? Dito isso, é importante contar com um espaço minimamente confortável e agradável, que consegue abrigar a equipe inteira, sem condicionar aquela sensação de aperto. 

Você já deve ter uma noção do quão complexo é a produção de um envelope de segurança, não é mesmo? Pois é, precisa de um espaço adequado para tal.

Pois é, é extremamente necessário que você se sinta bem nesse lugar, pois passará horas por lá. É claro que tudo depende do tamanho da sua equipe, mas, em geral, não é fundamental contar com um espaço muito grande. Se o espaço for pequeno, vale optar por prateleiras e gavetas.

2. Iluminação

Bom, depois de ter falado do espaço, outro ponto que precisa ser verificado é a iluminação do local. É claro que sem luz não dá para trabalhar, mas essa nem é a questão. O problema aqui é que tipo de luz precisa ser utilizada para melhorar o rendimento da equipe.

De modo geral, a iluminação deve ser bem planejada, pois um local escuro pode prejudicar a visão. É claro que a falta de luminosidade pode desencadear outros problemas, como diminuição da produtividade. Enfim, para dar um toque especial, aposte nos pendentes com luz branca e também nas fitas de LED, que dão um toque especial ao local.

3. Gaveteiros

A realidade é que hoje, mais do que nunca, a organização é fundamental. Imagina um ambiente onde não se consegue encontrar nada. Diversos papéis espalhados pelas mesas a ponto de não conseguir distinguir o que é lixo e o que é importante. Não dá para trabalhar assim, né?

Por este motivo, para manter a organização do seu escritório existem alguns objetos que não podem faltar. Os gaveteiros e caixas organizadoras são opções ideais e podem ser usadas para para guardar qualquer tipo de objeto com facilidade. Alguns modelos são coloridos e dão um charme a mais ao seu escritório.

4. Mesas de madeira

Vamos ser sinceros, um dos móveis que mais prejudicam a movimentação dentro de um escritório é a mesa. Isso porque muitos empresários não possuem o conhecimento de design de interiores e acaba investindo em peças erradas. Não dá para comprar uma mesa maior do que o que o ambiente comporta, não é mesmo?

Pensando nisso, é importante ter as medidas exatas dos móveis que serão adquiridos para que não cause desconfortos futuros. Em relação às mesas de madeira, elas podem ser de qualquer tom, pois garantem um ambiente aconchegante e acolhedor ao seu local de trabalho.

5. Quadros

É claro que um ambiente corporativo não precisa só contar com os itens fundamentais né? É importante que tenha um decoração minimamente sofisticada e simplista, a fim de deixar o ambiente mais confortável e estiloso. 

Dentro dessa perspectiva, é interessante se apostar em quadros é uma boa escolha na hora de decorar, já que ele vai tirar um pouco aquele ar de tensão e pode ser um ponto de fuga quando precisar de um tempo para refrescar sua cabeça.

6. Cadeiras

Não tem como pensar em um conceito correto de escritório sem antes pensar no tempo que os funcionários ficarão no local. Isso porque, são muitos os elementos que envolve uma boa decoração de modo que o local fique aconchegante e confortável.

Ao falarmos em conforto, é importante que seja oferecido a maior comodidade ao colaborador, de modo que ele não desenvolva dores regulares e problemas de saúde. Por este motivo, é importante contar com cadeiras confortáveis e reclináveis, de modo que o corpo se adapte e encaixe adequadamente no espaço.

De modo geral, não economize na hora de comprar uma cadeira, afinal é nela que os funcionários passarão horas sentado. Então, escolha o modelo que mais o deixe confortável, e que seja possível que seus joelhos formem um ângulo de 90 graus quando estiver sentado.

E fique bem tranquilo que essas técnicas servem para qualquer tipo de segmento, até mesmo escritório de uma empresa de instalação câmera de segurança

Este conteúdo foi escrito por Iago Martins, criador de conteúdo do Soluções Industriais.