A arquitetura corporativa possui aspectos únicos a serem considerados por quem deseja aprender como projetar escritório.

Entre essas considerações especiais está a necessidade de atender a critérios de ergonomia, com móveis, cadeiras e iluminação adequados.

Além disso é preciso considerar o tipo de negócio, os departamentos da empresa e, assim como ocorre em um projeto de uma casa, entender para que serve cada espaço e escolher os itens certos para cada ambiente.

As cadeiras que você usa para a sala de jantar não são as mesmas usadas para sua sala de estar, correto? O mesmo deve ser considerado em um projeto de escritório.

Da mesma forma, em uma casa a sala de estar que recebe o fluxo de todos os moradores do ambiente, em geral, não tem o mesmo tamanho do quarto de visitas, que têm pouco acesso.

Ao aprender como projetar escritório você vai entender que tudo o que diz respeito a montagem de cada ambiente se relaciona a análise do tipo de negócio e espaço a ser projetado.

Então vamos às dicas de como projetar escritório. Siga nossas sugestões abaixo e transforme sua insegurança em aprendizado para aceitar maiores e melhores projetos.

 

7 dicas de como projetar escritório

A seguir selecionamos 7 dicas essenciais para você entrar no universo da arquitetura corporativa.

 

#1 Imersão no negócio do cliente

Nenhum projeto de escritório deve começar se que você e sua equipe entendam qual é o negócio, número de funcionários, seus objetivos de crescimento e áreas mais relevantes. 

A imagem corporativa desejada também deve ser considerada para que o layout da empresa reforce sua identidade. 

Ao entender qual a projeção de crescimento você pode criar um espaço que ainda será de qualidade mesma a longo prazo. Qual o objetivo de crescimento do setor comercial da empresa? Em geral esse departamento cresce mais em número de funcionários que a área administrativa, por exemplo.

Entender isso vai ser um divisor de águas para você começar a separar os espaços.

Um outro fator que vai contribuir para a criação de um projeto de arquitetura funcional que ajude no dia a dia da empresa é entender a relação que as áreas têm para não colocá-las longe uma da outra.

Com um panorama da empresa, seus departamentos, setores e objetivos você pode dar os próximos passos.

 

#2 Escolha a tipologia de layout para o escritório

Como arquiteto você tem em mãos diversas formas de organizar o escritório de seu cliente.

Um dos modelos bastante usados atualmente é o open space, ou espaço aberto, sem paredes fixas, com poucas divisórias e um fluxo livre de pessoas.

Empresas modernas e com equipes integradas podem se beneficiar do fim das paredes para criar um ambiente com mais troca entre equipes.

como projetar escritorio

Você pode optar também pode uma área aberta, sem paredes e divisórias, mas com um nicho mais reservado para cada profissional. Isso pode contribuir para a concentração e foco de alguns colaboradores, criando um ambiente mais privado.

Alguns escritórios, entretanto, precisam de privacidade para seus departamentos trabalharem e nesses casos um escritório tradicional com salas para cada área pode ser uma necessidade.

Caso você não deseje usar paredes para criar um ambiente dividido, mas visualmente integrado, uma opção é usar divisórias.

como projetar escritorio

As divisórias também são muito usadas para projetar um coworking, que reúne diferentes profissionais em um único espaço. 

 

#3 Lembre-se de incluir áreas privadas e compartilhadas

Se você deseja aprender como projetar escritório deve considerar espaços além das áreas de trabalho fixas de cada funcionário.

Isso inclui salas reservadas como as salas de reunião e também áreas comuns como cozinha ou uma área de descanso e encontros.

Essas áreas são muito comuns em coworkings, mas também devem fazer parte de escritórios mais tradicionais.

Áreas de convivência ajudam na integração de colaboradores e também na qualidade de vida no trabalho. Resultado? Mais produtividade e performance.

 

#4 Considere a ergonomia [aspecto previsto em Lei]

A ergonomia é um item considerado em Lei e regulada pela Norma Regulamentadora 17

Não seguir as normas previstas pode acarretar em multa para a empresa.

O principal objetivo da ergonomia no ambiente de trabalho é garantir a qualidade de vida do colaborador:

  • garantindo conforto;
  • diminuindo o cansaço;
  • evitando problemas de saúde como dores nas costas; 
  • reduzindo a chance de doenças como L.E.R.

A consequência, além de funcionários saudáveis, é um aumento da produtividade na empresa. 

É fundamental que ao aprender como projetar escritório o arquiteto esteja atento a essas questões na escolha dos móveis, cadeiras e no projeto de iluminação para escritório. A escolha de pisos que ofereçam segurança também devem estar em seu checklist.

Para entender tudo o que envolve a ergonomia, indicamos a leitura do artigo;Como aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho? dicas comprovadas”.

 

#5 Escolha os móveis ideais

Como listamos acima os móveis para escritórios fazem parte do conjunto de itens que devem ser considerados por quem deseja aprender como planejar espaços de escritórios.

Além de funcionais eles devem corresponder aos critérios de ergonomia, bem como se manter alinhados ao restante da decoração e ao layout do ambiente construído.

  • como selecionar os melhores tipos de móveis para empresas;
  • considere a identidade visual da marca;
  • layout que você criou para o espaço;
  • avalie o tamanho do escritório;
  • ergonomia.

Além das mesas inclua em sua lista:

  • armários;
  • gaveteiros;
  • estantes e nichos.

como projetar escritorio

 

#6 Selecione as cadeiras para escritório com atenção

Cadeiras e poltronas para diretoria, área operacional, recepção e sala de reuniões não devem ser as mesmas.

As cadeiras para escritório que são usadas para o trabalho contínuo devem apresentar algumas características como:

  • regulagem de altura;
  • encostos que permitem movimentos na cadeira e alcancem até a altura da cabeça são ideais;
  • inclinação;
  • braços reguláveis;
  • apoio para antebraço;
  • rodinhas.

como projetar escritorio

Já as cadeiras de visitantes como clientes e parceiros, que geralmente ficam em frente a mesa de quem vai atendê-los, não precisam de rodinha e podem não ter estofamento, inclusive podem não ter apoio de braço.

como projetar escritorio

Por último, cadeiras para presidente e diretores devem ter um aspecto que reforça seu posicionamento dentro da empresa, com design moderno e sofisticado, além claro, do conforto.

Leia mais em: Cadeiras para escritório ergonomicamente correta: 7 dicas para escolher o modelo ideal

 

#7 Invista na decoração para reforçar sua imagem corporativa

Por último, mas não menos relevante, a decoração é um fator primordial para criar um ambiente agradável para colaboradores e clientes. 

Para isso você pode seguir algumas tendências de decoração para ambientes corporativos, entre elas:

  • mistura materiais como metal e madeira;
  • ambientes abertos;
  • aproveitamento da luz natural;
  • mobiliário com design moderno;
  • paleta de cores neutras com toques de cores;
  • recursos sustentáveis;
  • traga a natureza para dentro do escritório com adoção de plantas de escritório e mais.

como projetar escritorio

Como projetar um escritório? Encontre bons parceiros!

Chegou o grande momento! 

Aquele projeto do escritório de uma grande empresa foi conquistado e empolgação não falta para você mostrar seu trabalho!

Mas aí já bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto? 

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!