Se a primeira impressão é a que fica, se preocupar em como organizar uma recepção de empresa é uma das etapas mais importantes de um projeto de arquitetura corporativa. Isso porque ela é o primeiro contato que clientes e parceiros terão ao visitar seu espaço físico.

A decoração da recepção da sua empresa, bem como a organização do espaço, devem alinhar funcionalidade e elementos estéticos importantes. A seguir montamos um passo a passo para te guiar nesse processo.

 

Passo a passo de como organizar uma recepção de empresa

1. Monte um layout que aproveite bem o espaço

O primeiro passo em qualquer projeto de arquitetura é pensar em um layout que aproveite ao máximo o espaço da empresa.

Também é preciso considerar quais serão os usos do local. Ele apenas será uma recepção para clientes ou terá profissionais como secretárias e recepcionistas atuando?

O tempo de espera médio é longo ou, geralmente, em poucos minutos o cliente é atendido?

Tudo isso deve ser considerado para atingir com excelência o seu objetivo de organizar a recepção da empresa.

Independente de qual seja a dinâmica de trabalho da recepção é importante que o arquiteto esteja concentrado em aproveitar o espaço para:

  • comunicar os valores da empresa e sua identidade;
  • oferecer conforto;
  • transmitir segurança e tranquilidade.

 

2. Invista em assentos confortáveis para quem aguarda

Mesmo que o tempo médio de espera na recepção seja de poucos minutos é impensável uma recepção sem assentos confortáveis.

Você pode optar por usar sofás ou poltronas decorativas para recepção. É necessário, entretanto, que você escolha materiais de qualidade que ofereçam conforto.

Além de serem visualmente agradáveis, as poltronas de qualidade ajudam você a ganhar tempo mesmo em situações nas quais o cliente precisará esperar por mais tempo do que o desejado. 

Lembre-se que ao escolher um assento você deve se preocupar também em definir o tipo de tecido e as cores certas. 

Mais uma vez, tudo isso deve estar alinhado à identidade da sua empresa, aos seus valores e à imagem que deseja compartilhar.

Projeto Huisman LTDA

 

3. Escolha a cor ideal

Esse é um dos elementos que vão ditar a “cara” que a sua recepção vai ter. 

Uma parede colorida, tons neutros, cores escuras ou claras, texturas, papéis de parede, tudo isso fará imensa diferença no resultado final da sala. 

Busque inspiração na identidade visual da empresa e lembre-se do item anterior: oferecer conforto aos clientes. 

Cores muito vibrantes como o laranja, quando em excesso, podem deixar seus clientes agitados e até causar um certo desconforto visual. 

Caso opte por usar esse tipo de cor coloque-a na parede que fica atrás do sofá. Assim o cliente não ficará olhando para ela por muito tempo. 

Cores neutras dão liberdade para o uso de objetos de decoração mais ousados e coloridos.

As cores mais claras dão uma sensação de modernidade e leveza, já as cores escuras são mais elegantes e sofisticadas. A escolha depende da empresa e do que ela deseja transmitir. 

 Além das cores das paredes, lembre-se de projetar as cores para os:

Precisando de inspiração? Indicamos que leia também nosso artigo; Quais são as melhores cores para escritório e ambiente corporativo?”.

 

4. Defina o estilo da iluminação

Um janelão que permita a entrada de bastante luz natural! Essa é uma das tendências de arquitetura para escritórios modernos. 

Foi-se o tempo que a iluminação era apenas um item funciona dentro de todo o conjunto de elementos que criam um escritório. 

Ao pensar em como organizar uma recepção de empresa é importante que você considere esse item tanto quanto os demais. 

A iluminação para escritório também está relacionada a ergonomia e a qualidade de vida no trabalho, bem como produtividade e bem estar. 

Todos esses elementos também precisam ser considerados na recepção, entretanto, também é possível optar por uma luz mais decorativa. Por exemplo, você pode optar por uma iluminação indireta em tons amarelos para criar um efeito mais aconchegante.

Tenha atenção se a recepção tiver profissionais como secretárias. Elas precisam de uma luz mais direta, que garanta uma visão de qualidade, sem esforço visual extra.

Leia também: 6 motivos para investir na iluminação natural na arquitetura do ambiente de trabalho

 

5. Ofereça conforto ao funcionário

Citamos o profissional que trabalha na recepção algumas vezes, mas é importante que, ao pensar em como montar uma recepção de escritório, você o tenha em mente a todo o tempo, afinal, é ele quem vai passar horas ali diariamente.

É importante que você ofereça uma mesa de escritório com a altura ideal para o profissional trabalhar sentado.   

Também é possível disponibilizar um balcão para que o colaborador possa optar por mudar deposição a longo do dia.

Além de uma mesa de qualidade invista em uma cadeira ergonomicamente correta. Isso vai garantir bem estar e produtividade.

Lembre-se que esse colaborador estará em contato direto com o cliente, por isso fazer com que ele se sinta bem e confortável é fundamental para que possa receber seu cliente com excelência. 

As dores nas costas podem atrapalhar o rendimento e a qualidade de recepção de um funcionário. Evite isso escolhendo o mobiliário correto

Por último lembre-se de incluir em seu projeto armários e gaveteiros. Eles são itens indispensáveis para um projeto que visa organizar uma recepção de empresa.

Além de documentos e do material de escritório, os gaveteiros e armários permitem o armazenamento de itens pessoais dos colaboradores, tais como bolsas e casacos.

Ao oferecer armários para os colaboradores você garante que tudo ficará organizado e que a recepção terá um bom aspecto perante o cliente.

Nada de pilhas de documentos em cima da mesa. Isso transparece desorganização, trabalho acumulado e vai fazer o cliente pensar que sua empresa não terá tempo para ele.

Como organizar uma recepção de empresa

Projeto Tupperware | Marelli

 

6. Invista em mobiliário de qualidade

Já que começamos a falar sobre móveis é importante que você também invista em móveis de apoio à decoração do ambiente.

Os móveis são importantes para compor visualmente o local, mas também são fundamentais para quem está buscando por soluções de como organizar uma recepção de empresa.

Ao incluir armários em seu projeto você oferece ao cliente mais opções de armazenamento de documentos, pastas e arquivo morto. Tudo isso vai ajudar a manter o ambiente da empresa como um todo organizado.

Uma outra ideia para deixar os móveis funcionais é criar um tipo de “espaço gourmet” para que seus clientes e parceiros possam se servir, por exemplo, com café, biscoitos e balas.

 

7. Planeje sua decoração alinhada à imagem da empresa

Agora é hora de acrescentar charme ao ambiente. Quadros, vasos, almofadas e objetos de decoração darão o toque final em seu projeto de como decorar recepção de escritório.

É claro que a decoração corporativa exige uma série de cuidados e o primeiro deles é manter as características e valores da empresa. Esse tema pode causar algumas dúvidas e por isso indicamos que você acesse o artigo; Como decorar a recepção da empresa? aprenda!” para ter conhecer alguns dos insights mais interessantes para seu projeto.

 

8. Considere a inclusão de um toilette para a recepção

Essa dica não está diretamente relacionada a como organizar uma recepção de empresa, mas com certeza oferece um conforto extra para quem frequenta seu escritório. Isso é fundamentalmente importante se não houver recepcionista a qual  cliente possa solicitar à ida ao banheiro.

Com o toilete na recepção o cliente tem mais liberdade e conforto. Por isso considere-o ao montar seu projeto de arquitetura para escritório.

 

9. Utilize plantas para escritório

Você já ouviu falar no que é plantscaping? Esse conceito da arquitetura moderna está relacionado ao uso do paisagismo interior para alcançar benefícios como maior:

  • produtividade;
  • qualidade de ambiente de trabalho;
  • potencial estético.

Você precisará escolher as espécies de plantas e os tipos de jardim que estejam alinhados com a identidade da empresa.

Um dos espaços que podem se beneficiar com essa estratégia é a recepção. As plantas para escritório ajudam a deixar o ambiente mais leve e agradável.

Como organizar uma recepção de empresa

 

Na prática: como organizar uma recepção de empresa?

Esperamos que tenha gostado das dicas de como montar uma recepção de escritório, mas agora é hora de colocar a mão na massa e para isso você vai precisar de um fornecedor dos móveis e assentos responsável e de qualidade para seu projeto corporativo.

Já encontrou dificuldades com outros fornecedores, por falta de qualidade, ergonomia e até compromisso com o prazo de entrega de montagem?

Na Marelli, estamos altamente comprometidos com a satisfação dos nossos clientes.

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, já comprovamos nossa capacidade em estabelecer relações de confiança a longo prazo com escritórios de arquitetura, designers de interiores e empresários.

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em mobiliário corporativo: assentos, móveis e divisórias piso teto, podemos ser o parceiro que você está procurando para seus projetos de arquitetura corporativa.

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