Muitas empresas estão apostando no trabalho remoto, o que tem aumentado a necessidade de aprender como montar um escritório em casa.

E não falamos de um cômodo exclusivo da casa com decoração especial e cheia de detalhes para tornar as horas de trabalho mais inspiradoras.

Claro, que se o orçamento permitir, o céu é o limite e sua criatividade pode fluir. Mas também é possível criar um espaço de trabalho em um canto estratégico de casa onde a produtividade será tão boa quanto.

Então se você quer saber como montar um home office simples e prático, esse post é para você! Dividimos o post em duas partes: dicas iniciais para a definição do espaço e mobiliário e acessórios estruturais.

Continue lendo e aprenda tudo sobre como montar um escritório em casa!

Como montar um escritório em casa: dicas iniciais

Antes de falarmos o que é preciso para montar um escritório em casa, temos algumas dicas para escolher o lugar ideal na sua casa para essa função.

1. Escolha um lugar com uma boa entrada de luz natural 

No quarto, na sala, no corredor, embaixo da escada, o que esses locais devem ter em comum é uma boa entrada de luz natural no ambiente

home-office-compartilhado

Para isso, posicione a mesa perto da janela para aproveitar a luz durante o dia, mas também coloque um reforço de luz artificial — luminárias de mesa cumporem essa função — para usar durante a noite. 

2. Seja minimalista na decoração

Essa é uma dica valiosa de como montar um escritório em casa: menos é sempre mais! E isso não significa menos personalidade na decoração minimalista.

home-office-minimalista

Dê prioridade aos itens estratégicos (no próximo tópico falamos com detalhes de cada um) e complete a decoração com itens que trarão a sua personalidade como uma planta bonita, uma luminária colorida, conjunto de quadros na parede, etc.

3. Esconda a fiação dos aparelhos

Existem mesas com calhas para acomodar os fios e evitar a poluição visual que eles causam. Valorize esse detalhe, especialmente se o seu escritório ficar em um ponto visível da casa como a sala, por exemplo. 

home-office-escritorio-casa

O que é preciso para montar um escritório home office?

Para ter uma rotina de trabalho produtiva é fundamental ter uma estrutura organizada com os equipamentos necessários para desempenhar bem as funções.

Quando o teletrabalho ou trabalho remoto é feito de casa, o improviso se torna inviável a longo prazo.

A ergonomia é um dos principais motivos pelos quais se deve investir em como montar um escritório em casa para preservar a saúde.

Dessa forma, alguns itens básicos de mobília e organizadores são necessários. Confira:

Mesa de trabalho

A mesa de trabalho é uma peça essencial do seu home office. Junto com a cadeira (falaremos mais sobre ela no próximo tópico!), a mesa apoia todas as atividade que você irá desenvolver ao longo do dia.

Por isso, ela deve:

  • ser feita de um material de qualidade;
  • ter um tamanho adequado ao espaço disponível;
  • possuir um design ergonômico e “amigável” ao restante da decoração.

Mas como escolher a mesa adequada na hora de montar um escritório em casa?

A Norma Regulamentadora 17 (NR-17) estabelece algumas regras para os ambientes de trabalho e essas informações ajudam na hora da compra:

  • o tampo da mesa deve ter 75 cm de profundidade e 90 cm de largura;
  • a altura da mesa pode variar entre 70 a 75 cm.

A NR-17 considera essas medidas com base na altura média para homens de 1,73 m e para mulheres de 1,60 m.

Cadeira para escritório

A cadeira é o segundo item importante de como montar um escritório em casa. Junto com a mesa, ela completa o conjunto que vai garantir a ergonomia necessária.

Lembre-se que a coluna deve ficar ereta, os joelhos dobrados formando um ângulo de 90º e os pés encostados no chão.

Uma boa cadeira deve possuir as seguintes características:

  • altura do assento regulável;
  • reclinação e encosto ajustáveis;
  • apoio de braço com regulagem de altura;
  • estofado em espuma injetada que não deforma com o tempo.

O ideal é que haja uma área livre para a movimentação da cadeira de, no mínimo, 60 cm. Assim, você pode movimentar a cadeira para trás e para as laterais sem bater em nenhum outro móvel do ambiente.

cadeira-giratoria-escritorio

Cadeira 215 YOU – Linha Operacional

Dica: para ter o ajuste ideal entre mesa e cadeira, o braço da cadeira deve ser como uma continuidade da mesa ficando na mesma altura, permitindo apoiar confortavelmente o cotovelo.

PC ou notebook

Quem trabalha de casa desempenha todas as funções no computador ou notebook. Como esses itens ocupam espaços diferentes, é importante considerar essa característica na hora de montar um escritório em casa.

É importante ressaltar que a tela deve ficar de 45 a 50 cm de distância para não prejudicar a postura.

A altura ideal do monitor deve permitir olhar horizontalmente para a tela, sem baixar o pescoço. Para ajudar neste ajuste existem duas opções:

  • usar um suporte próprio para notebook que ajusta a altura;
  • utilizar livros como apoio para a tela do PC — além do ajuste funcional, os livros também servem como decoração. #ficaadica

Também é importante pensar no espaço do CPU para que ele não interfira no ajuste da cadeira e das pernas na mesa.

Ele pode ficar em um apoio a parte na lateral ou ser integrado a estrutura da peça, já que existem mesas com apoio para esse componente do computador.

Prateleiras ou estantes

Independentemente se você tem muito ou pouco espaço, a organização é fundamental. Por isso, estante ou prateleiras ajudam a organizar livros e pastas de arquivo que você precisa ter em casa.

As estantes podem ser melhor aproveitadas se houver um pouco mais de espaço na área do home office.

Já as prateleiras são uma forma inteligente e simples de ganhar espaço em escritórios em casa ou apartamentos pequenos.

Acessórios e organizadores de mesa

Para finalizar a lista de itens para montar um escritório em casa, incluímos os acessórios e organizadores de mesa como:

  • porta-lápis;
  • porta-correspondência;
  • porta-objetos em geral.

Os objetos pequenos e folhas podem fazer uma grande bagunça e ainda roubam espaço na mesa, prejudicando sua ergonomia.

Então tenha onde guardar cada coisa para aproveitar melhor o espaço, especialmente se você precisar encaixar o home office em alguma área da casa como a sala, quarto ou embaixo da escada, etc.

Gostou das dicas de como montar um escritório em casa?

Com essas dicas de como montar um home office é possível criar um espaço confortável, funcional e ideal para ter produtividade no dia a dia.

Para isso, a qualidade da mesa, cadeira e gaveteiro deve ser valorizada para que as escolhas sejam duráveis. 

Para acertar em cheio nas suas propostas, você deve contar com fornecedores que atendam seus padrões e necessidades. Na Marelli, estamos altamente comprometidos com a satisfação dos nossos clientes.

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, já comprovamos nossa capacidade em estabelecer relações de confiança a longo prazo com escritórios de arquitetura, designers de interiores e empresários.

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em mobiliário corporativo: assentos, móveis e divisórias piso teto, podemos ser o parceiro que você está procurando para seus projetos de arquitetura corporativa.

Solicite seu Orçamento