Depois que encontrou o SketchUp viu seu trabalho render muito mais? Então, saiba como instalar plugins no SketchUp e veja como pode ser ainda melhor. Os plugins são recursos adicionais que podem ser incluídos ao programa para otimizar uma determinada parte da elaboração do projeto

O Sketchup é um software para projetos 3D muito utilizado por arquitetos e designers de interiores, pois ele oferece muitas facilidades e possibilidades, como criar cenas de determinado ângulo do projeto. 

Como ele foi criado com o objetivo de atingir o máximo de usuários, ele é muito fácil de ser usado. Assim como os comandos do SketchUp podem aumentar e muito sua produtividade, saber como instalar plugins no SketchUp vão fazer com que o seu tempo seja ainda mais bem aproveitado. 

Para ajudá-lo a otimizar seu trabalho para fazer outras coisas que são realmente importantes, vamos te ensinar como instalar plugins no SketchUp e ser ainda mais produtivo. Continue lendo!

O que são os plugins do SketchUp?

Entender como instalar plugins no SketchUp é muito simples. Isso porque é como se as extensões ou plugins já estivessem dentro do programa, e você apenas habilitasse aquelas que você vai precisar

Eles geralmente são feitos por desenvolvedores externos ao SketchUp e, na maioria dos casos, também são gratuitos. Eles servem para aprimorar o trabalho melhorando a qualidade do resultado do seu projeto.

Passo a passo de como instalar plugins no SketchUp

1) Faça o login

O primeiro passo para saber como instalar plugins no SketchUp é estar logado em sua conta. Pois somente após fazer o login você conseguirá adicionar as extensões. 

2) Vá até o Extension Warehouse no SketchUp

Para encontrar as extensões procure pelo ícone do Extension Warehouse ou então clique em “Janela” na barra de ferramentas sketchup e então vai aparecer a opção Extension Warehouse e só clicar nela para abrir a seguinte tela:plugins sketchup

3) Encontre seu plugin

O próximo passo de como instalar plugins é encontrar aquele plugin exatamente para o que você precisa. 

No armazém de extensão do SketchUp existem vários plugins e eles estão divididos entre categorias, por exemplo, existe uma somente de arquitetura que possui mais de 600 plugins. Se você souber o nome também pode digitar na barra para fazer a busca direta.

instalar plugins sketchup

Assim que encontrar o plugin que você clique em cima do nome e abrirá uma nova janela.

4) Verifique a compatibilidade

Antes de tentar instalar o plugin no SketchUp é importante que você verifique se a versão do SketchUp suporta a versão do plugin, ou não de nada vai adiantar. Outra dica importante para notar nesse momento é se o plugin é realmente gratuito. 

A maioria dos plugins do SketchUp é gratuita, porém alguns seus desenvolvedores cobram uma taxa de compra para uso. É bom ficar atento, se você não quer pagar por essas extensões. 

5) Instalar

Se estiver tudo de acordo, o próximo passo de como instalar plugins no SketchUp é de fato instalar. E, como mencionamos, no início: basta clicar em “Instalar”. 

Depois, para verificar se deu certo, é só você ir até a barra de ferramentas do SketchUp, pois lá vai aparecer um ícone “Extensões”. Então, toda vez que você precisar usar esse plugin basta ir até esse ícone e selecioná-lo. 

Caso não tenha aparecido automaticamente, tente reiniciar o programa e confira se apareceu. Depois disso é só aprimorar ainda mais todos os seus trabalhos. 

Como instalar plugin que baixei de outro site?

Algo que pode acontecer diversas vezes é você encontrar um plugin em algum site externo de outros desenvolvedores, nesse caso, terá que instalar o plugin no SketchUp manualmente. O que também não é nenhum de 7 de sete cabeças. 

Eles podem ser encontrados em vários sites diferentes. Você pode baixar e guardá-los em uma pasta somente para isso em seu computador. 

Depois que baixar, saber como instalar esses plugins no SketchUp é fácil: 

  1. No menu de ferramentas, clique em “janela”
  2. Vá até a opção “gerenciar extensões”
  3. Clique em instalar extensão
  4. Uma nova janela será aberta e nela basta você procurar por sua pasta de plugins e clicar naquele arquivo com extensão .rbz que você quer instalar
  5. Ele vai aparecer automaticamente em “extensões”

Como instalar plugins no SketchUp com formato .rb? 

Existem dois tipos de formatos de arquivos para SketchUp:

  • .rbz
  • .rb

A forma de como instalar os plugins em .rbz são as anteriores, que já explicamos. Caso você encontre um plugin em formato .rb isso significa que ele está compactado. Então basta extraí-lo para a pasta do programa SketchUp em seu computador. 

  1. até o Disco Local (C) em seu computador
  2. Clique na pasta “arquivos de programas”
  3. Encontre a pasta do SketchUp
  4. Dentro de uma subpasta chamada “extensões” ou “extensions”, cole o plugin e a pasta correspondente a ele. 
  5. Automaticamente ele vai aparecer em seu SketchUp

Note que é aconselhável fazer esse processo com o SketchUp fechado. 

Biblioteca para SketchUp (bônus)

Se você estiver fazendo o projeto de um escritório, vai precisar decorá-lo, certo?? Você sabia que a Marelli conta com uma biblioteca 3D perfeita para isso??

Então, basta escolher aqueles que mais agradam e montar seu escritório!

Plugins do sketchup na prática

Agora que você já sabe como instalar plugins no SketchUp, aproveite para aplicar o que você aprendeu no seu próximo projeto corporativo!

E na hora de executá-lo, você pode se perguntar: qual o melhor fornecedor dos móveis corporativos para o projeto? 

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo…

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente!

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está há mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!