A mobilidade do piso elevado o torna ideal para os ambientes corporativos que precisam de praticidade, resistência e flexibilidade. Se você está desenvolvendo um projeto, especialmente os de reforma de escritório, vai gostar de entender melhor como instalar piso elevado.

Um processo de preparação e instalação correto evita erros durante o trabalho que podem comprometer toda a estrutura desse tipo de piso.

Continue lendo e entenda os cuidados, como instalar o piso elevado para escritório e os cuidados para fazer a aplicação correta.

Já falamos aqui no blog sobre as vantagens de usar o piso elevado como solução em projetos de para ambientes corporativos. Vale sua leitura depois desse artigo!

Como instalar piso elevado: guia para aplicação

aplicacao-piso-elevado

1 – Planejamento da obra

Antes de entrarmos na parte prática de como aplicar o piso elevado, é importante lembrar do planejamento da obra.

É nessa fase que é discutido e decidido como será o projeto e quais soluções serão consideradas de acordo com o ambiente e as funções que serão desempenhadas nele.

Ao bater o martelo sobre a utilização do piso elevado, chame os engenheiros para que todas as medições sejam feitas corretamente. 

Com essas informações em mãos, o tipo de piso elevado pode ser escolhido, assim como o tipo de revestimento e a quantidade certa e todos os outros  materiais para aplicação.

Tipos de revestimento

Outro detalhe que vai fazer a diferença e dar o toque final ao instalar o piso elevado é o tipo de acabamento que será usado.

Esta escolha pode entrar na fase de planejamento da obra para que o trabalho ganhe agilidade.

Entre os materiais de revestimento mais usados temos os vinílicos, laminados, granitos e porcelanatos. A preferência de cor, textura e material depende do mood do ambiente que está sendo trabalhado.

Recomenda-se evitar o carpete, pois ele tira a principal característica do piso elevado que é a mobilidade.

2 – Preparo para aplicação de piso elevado

Com o planejamento da obra definido, as etapas seguintes do projeto de construção/reforma podem acontecer normalmente. 

Detalhes como acabamentos, forro e pintura, dentre outros devem ser concluídos e só então você pode instalar o piso elevado. Outros preparos incluem:

  • limpeza de todo o local — varrendo ou lavando, caso necessário;
  • eliminação dos entulhos de obra;
  • verificação da regularidade da superfície para que no nivelamento esteja 100% alinhado.

Este último item é fundamental no preparo antes de instalar o piso elevado. Se existirem depressões, trincas ou umidade na superfície, o nivelamento do piso elevado ficará comprometido. 

Se o chão não ficar no nível correto pode prejudicar a instalação de outros itens do projeto como as divisórias piso-teto ou outros tipos de equipamento que exigem uma superfície uniforme. 

Com os equipamentos e ferramentas necessárias e o material do piso elevado em mãos é hora de começar a montar. 

Garanta que a equipe esteja com todos os itens de equipamentos de proteção individual (EPIs) para segurança e estará tudo pronto para começar a instalar o piso elevado. 

3 – Como instalar piso elevado: passo a passo

instalar-piso-elevado-passo-a-passo

Você cumpriu as etapas acima, então está pronto para aprender como instalar o piso elevado.

O primeiro passo é fazer a marcação no chão para definir os pontos de nível. É importante destacar aqui que a altura para a elevação do piso já deve estar adequada para a aplicação da estrutura.

Esse é um fator importante, pois a altura do piso em relação ao teto vai determinar a altura da estrutura de sustentação. 

O segundo passo é organizar os materiais para montagem da estrutura e montá-las para serem distribuídas na superfície.

Os pedestais para instalar o piso elevado são formados por:

  1. Base;
  2. Tubo PVC;
  3. Disco rosqueável;
  4. Rosca;
  5. Espaçador;
  6. Amortecedor.

A montagem segue exatamente esse sentido e a quantidade de pedestais será de acordo com o tamanho da superfície. Além da estrutura em PVC, existe também o pedestal todo em metal, o que varia de acordo com o fabricante.

Com os pedestais posicionados começa a aplicação do piso elevado em si. Nesse processo, a linha de nylon e o gabarito de madeira serão fundamentais para orientar a instalação das placas e garantir o nivelamento do piso.

Caso hajam interferências no chão que necessitem de recorte, os locais devem ser marcados com antecedência, mas serão ajustadas apenas no final da aplicação.

Os técnicos medem os espaços e fazem o corte das placas para que sejam ajustadas de acordo com a necessidade do piso.

4 – Erros mais comuns ao instalar o piso elevado

O nivelamento é o erro mais comum que pode acontecer durante a aplicação do piso elevado e os mais trabalhoso de corrigir.

Como dissemos no início do post, os ambientes para os quais o piso elevado é usado são os corporativos e os espaços de serviços públicos. 

E o que este tipo de ambiente mais precisa e estar ativo e operando full time, sem interrupções. 

Então se você escolher o piso elevado para o projeto de reforma ou construção de espaços como esses, reforce o cuidado com o nivelamento do ambiente.

Afinal, ele vai sustentar todo o projeto de decoração com mobília, equipamentos, divisórias e tudo o mais que fará o espaço ganhar vida.

Evitando esse erro, você ganha pontos em agilidade e qualidade do trabalho, garantindo a satisfação do cliente com o projeto.

Fique atento também ao acabamento e aos recortes feito para ajustar o piso para que não fiquem arestas que prejudiquem o acabamento. 

Depois de instalar o piso elevado é hora de mobiliar!

É importante saber como instalar o piso laminado para supervisionar a aplicação, mas é importante ter uma equipe especializada nesse trabalho com você.

E, claro, checar se estão por dentro das recomendações do fabricante sobre a marca e o tipo de piso elevado e revestimento a ser usado.

Com tudo pronto, o trabalho de decorar e colocar o espaço no ponto para voltar a funcionar começa. Você vai precisar de cadeiras que se movimentam bem na superfície, ajustar divisórias e muito mais. 

Sabe onde conseguir um fornecedor de confiança para montar um ambiente ergonomicamente planejado e que vai entregar e montar tudo no prazo?  

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!