Com pegada jovem, despojada e flexível, uma tendência na decoração é o estilo industrial. Tal linguagem arquitetônica equilibra o rústico e o moderno e começou a se desenvolver quando famílias de baixa renda utilizaram os barracões e espaços industriais, como lofts, para moradia, em que partes das adaptações feitas consideravam as instalações aparentes. O uso foi difundido, já que não havia necessidade de quebrar paredes e a reforma seria mais rápida dessa forma.

Os benefícios gerados pela adoção da maravilhosa união entre estilos contrastantes vão muito além da estética. É possível reformar sem tantas quebras e sujeiras, incluir novos pontos de tomada, interruptor e iluminação, alterar mais facilmente o layout do escritório e muito mais.

Você já usa e aproveita essas ideias em seus projetos? Confira algumas dicas imperdíveis para se apaixonar por esse estilo contemporâneo!

Quais as principais vantagens das instalações aparentes?Grupo de pessoas em escritório com instalações aparentes.

As vantagens da adoção do sistema vão muito além da estética proporcionada, alguns benefícios são:

  • dispensa o rebaixamento do teto;
  • permite o acesso de forma mais fácil a tubulações e instalações;
  • resulta em menor custo de manutenção;
  • torna simples o acesso à infraestrutura;
  • viabiliza alterações na disposição do mobiliário;
  • admite aumento de pontos sem realização de muitas obras.

Onde é mais utilizado?

A ideia de instalações aparentes é amplamente empregada em ambientes industriais e comerciais, devido a sua facilidade de aplicação e manutenção. Seu uso não fica restrito a empresas e escritórios, mas grandes companhias vêm adotando o estilo de decoração mais contemporâneo e despojado.

Como fazer uma decoração com instalações aparentes?

Aproveite a associação entre estética e funcionalidade, inclua essa ideia em seus projetos e acompanhe nossas dicas logo abaixo.

1. Faça um bom planejamento

As instalações aparentes trazem mais flexibilidade e versatilidade ao projeto, no entanto, sua modificação nada tem a ver com improviso. Verifique quantos e quais equipamentos serão utilizados no escritório, dessa forma, é possível quantificar os pontos de tomadas, interruptores e posicioná-los da melhor forma possível.

Conhecer a demanda é uma etapa importante do projeto, uma vez que, o tamanho e o tipo da canaleta a considerar variará de acordo com a quantidade de cabos. Também é importante considerar uma folga no sistema, prevendo possíveis instalações futuras.

A dimensão dos dutos e canaletas influenciará também na disposição das instalações aparentes dentro do ambiente, portanto, lembre de quantificar os pontos necessários e considerar alguns extras.

2. Priorize a harmoniaGrupo de pessoas em escritório com instalações aparentes.

Cuide com os exageros, o estilo industrial associa elementos mais rústicos com outros mais requintados, mas um bom resultado é reflexo do uso equilibrado nas composições. As marcas registradas são tijolos e instalações aparentes, concreto e estruturas que compõem com o restante do ambiente.

O mais interessante é aproveitar o contraste entre elementos, uma característica muito presente na linguagem arquitetônica. Use da melhor forma para deixar a decoração agradável.

3. Utilize a tubulação adequada para cada finalidadeGrupo de pessoas em escritório com instalações aparentes.

O conceito industrial aproveita as tubulações aparentes para otimizar espaços, evitar quebras de paredes e tornar a manutenção mais rápida, mas, para funcionar adequadamente, lembre-se de utilizar a tubulação correta para cada fim.

Outro cuidado é separar as instalações por tipo: as elétricas devem ser feitas separadas das voltadas para o sistema lógico e das hidráulicas. Você sabe qual material escolher?

  • passagem dos condutores: utilize eletrocalhas e eletrodutos em aço galvanizado;
  • passagem da fiação lógica: eletrocalhas e eletrodutos em aço galvanizado;
  • passagem de água: tubulação em PVC para água fria — tubulação em PPR ou cobre para água quente.

4. Melhore a estética e organização do ambienteGrupo de pessoas em escritório com instalações aparentes.

Fios e cabos por todo o escritório dificultam a organização, sendo assim, os eletrodutos utilizados representam uma solução agradável ao problema. Com eles escondidos, use da melhor forma todos os espaços de seu escritório.

Outra boa ideia é o aproveitamento dos eletrodutos como elementos decorativos, compondo desenhos e formas geométricas, os dutos podem formar belos painéis. Como os conduítes ficam aparentes, assegure-se de que fiquem alinhados — esse cuidado tornará a instalação mais bonita e agradável.

5. Aproveite o pé-direito maiorGrupo de pessoas em escritório com instalações aparentes.

Usualmente, os rebaixos e forros de gesso são feitos com a finalidade de esconder tubulações, calhas e conduítes, contudo, a linguagem arquitetônica utilizada no estilo industrial apresenta uma proposta diferente. Os itens que estavam escondidos passam a ser parte integrante do ambiente e são empregados como elementos decorativos.

Com as instalações aparentes é possível ganhar altura no pé-direito do escritório. Caso o contraste entre esse visual e o forro ou teto não seja agradável, uma boa ideia é pintar os dois elementos da mesma cor.

6. Programe reformas e manutenções com mais facilidade

Um dos maiores benefícios da adoção desse sistema é a facilidade para reformas e manutenção. Já imaginou que ótimo adicionar ou substituir pontos de tomada sem a necessidade de quebrar paredes?

No sistema com instalações aparentes, os reparos implicarão em menos sujeira e gastos. O que é um bom argumento a ponderar na escolha de qual modelo adotar em seu projeto. Para alterações de layout, o acesso também é simplificado. Tal facilidade permite adaptar o escritório de forma mais rápida, outro ponto importante, uma vez que é necessário manter a empresa funcionando, mesmo em situações de reforma ou reparos.

Lembre-se de mencionar e explicar para o seu cliente que o custo absoluto dos eletrodutos e calhas é maior que os custos das instalações convencionais, no entanto, como dispensa quebras e perda de material, esse método representa ganho no tempo de obra que compensam o investimento.

7. Lembre da segurançaGrupo de pessoas em escritório com instalações aparentes.

Seja na instalação, ampliação do número de pontos ou na manutenção, não se pode descartar a importância da segurança. Sempre considere estes aspectos:

  • contrate profissionais responsáveis para instalar os pontos;
  • sempre desligue o disjuntor ao realizar mudanças no circuito elétrico;
  • mantenha os dutos limpos e alinhados.

Assim como o mercado de trabalho vem mudando, os ambientes profissionais também devem ser adaptados. Com o mercado mais dinâmico, os escritórios e empresas devem atender às novas demandas. Essa diferença no estilo é refletida na linguagem arquitetônica utilizada nos projetos.

Em vista dessa realidade, aplique em seu projeto os itens que permitam flexibilidade, fácil manutenção e bom design, como as instalações aparentes. Para saber mais dicas, curta e acompanhe nossa página no Facebook!