Embora a vida de arquiteto não seja muito fácil para prospectar novos clientes, se você estruturar bem e souber como fazer um portfólio de arquitetura, poderá melhorar significativamente a forma como encaram os seus projetos.

Basicamente, o portfólio é uma maneira de mostrar a sua trajetória profissional e as competências adquiridas com os seus trabalhos. 

Aliando essa apresentação com um bom currículo, você pode mudar a percepção dos possíveis clientes e mostrar que é a melhor opção que eles buscam.

Na vida de arquiteto, como melhorar a gestão da carteira de clientes pode ser sempre um desafio. 

Portanto, a fim de lhe ajudar nesse quesito, preparamos uma lista com as 8 melhores práticas de como fazer um portfólio de arquitetura formidável. Acompanhe a leitura e confira como criar um portfólio!

8 dicas de como fazer um portfólio de arquitetura

1. Seja objetivo

Mesmo que você tenha diversos projetos para mostrar e queira causar a melhor impressão possível, lembre-se sempre daquela velha máxima: “menos é mais”. 

Tenha objetividade na hora de colocar as informações, pois isso pode fazer a diferença para quem está selecionando um portfólio arquitetura.

Embora uma imagem valha mais do que mil palavras, em hipótese alguma encha o seu portfólio com todas as fotos dos seus projetos, afinal, ninguém gosta de poluição visual

Entenda que esse é um documento que não ficará pronto da noite para o dia, por isso requer uma boa gestão de tempo e paciência para organizar o que tem de melhor.

2. Conte uma história

como fazer um portfólio de arquitetura

Independentemente da profissão, todo mundo já teve algum momento de dificuldade e inexperiência em determinado assunto.

Sendo assim, a melhor forma de como fazer um portfólio de arquitetura é estruturando-o de modo que mostre como você evoluiu conforme cada projeto, contando uma história da sua trajetória profissional. 

Compreenda que é necessário ter informações que contemplam o início, o meio e o fim de cada projeto realizado, pois só destacar o trabalho pronto não evidencia quais habilidades você adquiriu no caminho. 

A sua carreira nada mais é do que parte da sua vida e, por isso, torna-se fundamental organizar de maneira eficiente e harmoniosa o que desenvolveu até então.

Marcelo Oliveira explica no vídeo abaixo que um portfólio não é um currículo e fala da importância de se contar uma história ao criar um portfólio além de dar outras 3 dicas. Confira:

3. Selecione o que você tem de melhor a oferecer

como montar um portfolio de arquitetura

Por mais que pareça óbvio, muitos arquitetos ou recém-formados na profissão esquecem de enaltecer os projetos que tiveram mais êxito

Ao entender como desenvolver um portfólio, saiba posicionar o que você fez de melhor em sua carreira em primeiro lugar, afinal, a primeira impressão é a que fica

Se você tem uma expertise comprovada no papel do paisagismo corporativo nas empresas contemporâneas, por exemplo, preencha as informações referentes a essa competência e como elas podem colaborar com os projetos que está pleiteando. 

Tenha uma proposta de valor muito clara, pois é isso que vai influenciar a tomada de decisão do seu possível cliente.

4. Escolha os projetos em função do perfil do escritório

como desenvolver um portfolio

Um detalhe importante para entender como fazer um portfólio de arquitetura para ser notado por determinada empresa é “casar” os projetos que você fez com os objetivos da empresa ou cliente para a qual você está oferecendo seus serviços. 

Muitos deixam passar isso despercebido. Porém, além de estruturar o seu portfólio de arquitetura, é preciso ter coerência com o perfil de cliente para o qual oferecerá os seus serviços. 

Entenda que alguns trabalhos podem ser maravilhosos em alguns lugares, mas horríveis para outros escritórios.

Por isso, é de suma importância adequar-se à filosofia empregada ao projeto que está querendo uma oportunidade. 

Isso não quer dizer que você deve perder a sua autenticidade e deixar de explorar o seu lado criativo, mas apenas respeitar a cultura vigente, entender como a imagem corporativa é influenciada pelos móveis do escritório e a história do lugar em si.

5. Desenvolva um layout coerente

portfólio arquitetura

Por mais que você tenha várias ideias fantásticas e uma criatividade que aflora com naturalidade, tenha moderação no momento de desenvolver o seu portfólio. 

Se você optar por algo muito espalhafatoso e que não expresse realmente o que tem a oferecer de interessante, pode servir como um tremendo tiro no pé ao apresentar seus projetos.

Escolha com coerência as fontes utilizadas nos textos, o posicionamento das imagens, a ordem dos projetos, as cores presentes no arquivo e demais recursos que vão, literalmente, desenhar a sua identidade no portfólio. 

Saber como fazer um portfólio de arquitetura não é apenas dizer que você é um bom profissional, mas você deve utilizá-lo para deixar transparecer também pela forma com que apresenta os seus trabalhos.

Se você não sabe por onde começar, confira no vídeo abaixo um passo a passo de como montar um portfolio de arquitetura em powerpoint. 

6. Diga sempre a verdade

criar um portfolio

Essa é uma dica que todos deveriam usar para a vida, pois é muito melhor ter honestidade nos atos do que enfeitar algo que não existe para as outras pessoas. 

Em hipótese alguma coloque mentiras em seu portfólio, visto que isso pode lhe prejudicar futuramente em uma entrevista e arranhar a sua imagem como profissional.

Não pense que exagerar nas informações vai fazer de você a melhor escolha para o seu cliente, pois, se conseguir a vaga, será quase impossível manter essa mentira por muito tempo. 

A sinceridade é a palavra-chave para estabelecer um bom marketing para arquitetos para atrair e fidelizar clientes e fazer com que os seus projetos tenham valor agregado.

7. Acrescente seus projetos teóricos

como criar um portfolio

É bem provável que você se recorde o quanto teve que focar nos estudos para alcançar a graduação tão esperada. Então, por que não mencionar os projetos que desenvolveu no período da faculdade?

Mostrar aos clientes que você conta com bons referenciais teóricos e que tem embasamento no que se propõe a fazer torna o seu portfólio ainda mais interessante. 

Não se acanhe e coloque as informações garimpadas na época dos estudos, pois elas fazem parte da sua trajetória e deixam clara a evolução que teve com o tempo.

8. Faça uma boa divulgação 

como fazer um portfólio de arquitetura

Por fim, mas não menos importante que as demais dicas apontadas no texto, saiba fazer uma boa divulgação do seu portfólio, visto que isso pode proporcionar excelentes oportunidades para conseguir projetos rentáveis. 

Quem não é visto, consequentemente, não é lembrado, por isso, a divulgação é tão importante quanto a criação do portfólio.

Saiba tornar conhecido o seu trabalho tanto por material impresso quanto no mundo digital, pois são duas estratégias eficientes de divulgação para a arquitetura

Participe de eventos, tenha um site, disponibilize um conteúdo relevante e utilize das redes sociais para expor os seus projetos.

Para concluirmos, caso você tenha dificuldades em começar o seu portfólio, observe o que outros profissionais criaram para que tenha inspiração. 

Além disso, não se esqueça de nomear corretamente o documento e, se for enviar por e-mail, comprimir o arquivo para não exceder o limite da sua caixa de mensagens.

Hora de colocar em prática? 

Agora você já sabe como desenvolver um portfólio e tem uma lista com as melhores práticas para deixá-lo irresistível. É hora de conquistar aquele mega projeto do escritório de uma grande empresa. 

Você está confiante e já pensa em como vai fazê-lo da melhor maneira possível

E aí já bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto? 

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!