Por mais silencioso que um escritório possa ser é quase impossível que ele esteja livre de barulhos, mesmo que sejam externos, como sons de veículos e trânsito de pessoas. Por isso é tão importante que o seu projeto arquitetônico contemple o processo de como fazer isolamento acústico para escritório, garantindo que o local seja agradável e sofra menos com as interferências acústicas. 

Essas interferências também podem acontecer internamente, entre departamentos de uma mesma empresa. Vamos imaginar o seguinte cenário: a equipe de atendimento tenta falar ao telefone com um cliente enquanto a equipe de criação ou planejamento está em um momento de brainstorming sobre o desenvolvimento de uma solução para um outro cliente. Quase todo mundo que trabalha com outras pessoas já passou por isso. 

O ruído, tanto da conversa no telefone como da equipe em brainstorming, é necessário para a execução perfeita do trabalho, entretanto, ele incomoda ao restante da empresa.  

É por isso que pensar em uma forma de como fazer isolamento acústico para escritório deve ser uma preocupação da arquitetura corporativa.

Uma outra razão para criar um projeto isolamento acústico é a manutenção da ergonomia no ambiente de trabalho, isso porque barulho no escritório pode causar diversos problemas de saúde como:

  • estresse;
  • doenças cardiovasculares;
  • efeitos psicossociais diversos.

Além de tudo isso, optar por um dos tipos de isolamento acústico é também investir no aumento da produtividade no ambiente de trabalho e no ganho de desempenho das equipes. 

O que a Lei diz?

No Brasil não existe uma Lei que aborde, especificamente, o máximo de ruído permitido no interior de um escritório. O que é recomendado, entretanto, é que os critérios da ABNT NBR 10.152 sejam seguidos. Nesse caso, existem variáveis sobre os níveis sonoros de cada ambiente, sendo 35 dB(A) uma média aceitável para as salas de reunião.

Como fazer isolamento acústico para escritório

1. Entenda como funciona a dinâmica do negócio e do escritório

Ao criar um projeto para um escritório você deve pensar, primeiro, em qual é o negócio do cliente e como funciona a dinâmica no dia a dia. 

Por exemplo, agências de publicidade possuem equipes de gestão, atendimento ao cliente, criação e planejamento. Enquanto a equipe de criação precisa da troca de ideias para a constante evolução do trabalho, a equipe de atendimento precisa de silêncio para conversar com seus clientes. É claro que esse é um olhar bem superficial sobre a dinâmica desse tipo de negócio, mas a ideia central que você tem que entender aqui é que é necessário entender como cada equipe trabalha e propor ambientes diferentes para eles. 

Se você precisar projetar um escritório de advocacia pode ser necessário criar isolamentos entre as salas de reunião e atendimento, e os demais espaços como recepção para que o sigilo seja mantido. 

Ao aprender como projetar um coworking é preciso considerar que vários profissionais estarão trabalhando em um mesmo espaço e que conversas são inevitáveis, ao mesmo tempo que a individualidade e o silêncio são fundamentais para o trabalho de cada equipe ou profissional. 

Em suma, conheça o seu cliente e crie seu projeto a partir daí. 

2. Escolha as divisorias certas

Usar divisórias de boa qualidade com vidros ou materiais apropriados é uma etapa importante no processo de como fazer isolamento acústico. Pesquise e crie relacionamento com fornecedores que se preocupem em te ajudar a entregar o melhor projeto para seu cliente.

Além de separar fisicamente os ambientes, as divisórias, quando bem selecionadas, auxiliam no projeto de isolamento acústico. Atenção também à instalação das divisórias para que não haja problemas decorrentes de erros nesse processo. Novamente a escolha de um fornecedor de divisórias de qualidade é fundamental, afinal ele também é responsável pela instalação dos itens. 

3. Use materiais para isolamento acústico em paredes e pisos

Para paredes e divisórias você pode optar por isolantes de alvenaria ou adição de drywall. Paredes duplas também são boas opções, principalmente para construções. 

Entre os principais materiais de isolamento acústico estão: 

  • alvenaria;
  • concreto;
  • chapas metálicas;
  • vidros laminados.

As lãs e as espumas também são boas opções de absorção acústica, que impedem o som de se espalhar para outros ambientes. 

Para proteger de ruídos externos, que não sejam causados por atrito, a indicação é o uso de placas cimentícias ou de gesso acartonado duplo.

O uso de estruturas que tenham o miolo preenchido com lã de vidro, lã de rocha ou lã de pet também são boas opções. 

No teto use mantas acústicas instaladas diretamente na laje.

A borracha é uma boa opção para isolamento acústico de pisos. 

Leia mais em: Qual o melhor material para isolamento acústico CORPORATIVO?

Outras escolhas de materiais para isolamento acústico de ambientes são: 

  • pisos vinílicos;
  • cortiça;
  • carpetes.

4. Atenção aos acessórios

A última dica de como fazer isolamento acústico é, na verdade, um conjunto de sugestões de acessórios que vão fazer diferença na hora de manter o ambiente sonoro mais confortável:

  • substitua portas comuns por opções que não permitam a passagem de ruídos;
  • troque as janelas tradicionais por opções isolantes como as de PVC e vidro duplo;
  • dê preferência para vidros duplos ou triplos.

Antes de tudo, escolha produtos de qualidade!

Chegou o grande momento! 

Aquele projeto do escritório de uma grande empresa foi conquistado e empolgação não falta para você mostrar seu trabalho!

Mas aí já bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto? E  como fazer isolamento acústico? Onde encontrar as divisórias ideais?

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!