Você considera a sala de espera da sua empresa estratégica no relacionamento com o cliente? Pois saiba que o ditado “a primeira impressão é a que fica” tem tudo a ver com a função desse espaço. Isso porque, muitas vezes, é ali que o cliente tem o primeiro contato e a primeira experiência presencial com sua marca. 

Na era da experiência do cliente, a decoração da sala de espera torna-se um recurso para entregar boas experiências ao seu público e tem influência direta na percepção que seu cliente terá do serviço e da marca como um todo. 

Estamos falando de um dos passos iniciais da construção de um relacionamento e possivelmente, fechamento de negócios. Que tal caprichar na decoração de sala de espera e impressionar seus públicos? Comece com a escolha dos móveis: confira as dicas! 

Considere o tamanho do local para acertar na escolha

Antes de executar seu projeto de decoração, meça, criteriosamente, o tamanho da sala. É preciso distribuir os móveis adequadamente para que se tenham áreas de circulação e para que o ambiente dê a sensação de ventilação e tranquilidade. 

Além do mais, com as dimensões corretas, você evita compras erradas e consegue harmonizar a instalação dos móveis ao conjunto da decoração, como quadros, tapetes, placas e demais itens. 

Um ambiente com excesso de móveis ou peças grandes demais pesa a atmosfera e causa uma impressão de abafamento. A sala de espera precisa ser aconchegante e equilibrada — portanto, tenha cuidado. 

Opte por peças ergonômicas e funcionais

Aquela estante com design arrojado e aquela mesa em madeira demolição podem ser lindas, mas será que são funcionais para a atividade da sua empresa? Será que, no dia a dia, oferecem conforto para os colaboradores da recepção e para os visitantes? 

Esses são fatores indispensáveis para os móveis que vão compor a sala de espera do escritório. De nada adianta uma peça elegante, se ela não contribui para uma boa experiência. O ideal é equilibrar design e conforto. A vantagem é que, atualmente, encontramos muitas opções no mercado, o que favorece uma boa escolha. 

Utilize móveis de apoio na decoração de sala de espera

Um dos objetivos da sala de espera é tornar o momento pré-reunião o mais tranquilo e confortável possível. Por isso, é interessante incluir, no planejamento do mobiliário, peças como: 

  • mesas de centro;
  • pontos de apoio como mesas de canto;
  • revisteiros;
  • bancadas ou buffets para abrigar água, copos, cafeteira, potes de bala etc; 
  • aparadores para guarda-chuvas. 

Juntos com os demais móveis, esses de apoio oferecem uma estrutura mais elaborada para o visitante e transmitem mais profissionalismo e organização. 

Escolha cores adequadas para os móveis 

As cores são sempre pontos de destaque em trabalhos de decoração e devem ser escolhidas com análise e consciência dos efeitos e sensações que despertam nas pessoas. A chamada psicologia das cores é categórica em afirmar a relação delas com emoções e comportamentos. 

Assim como nos demais elementos, as tonalidades dos móveis impactam no estilo e no ambiente da sala de espera. Nesse caso, avalie bem quais sensações você pretende estimular nesse espaço. Se a ideia é criar uma atmosfera favorável à inovação e à criatividade, invista em cores fortes e vivas. Se o foco é mostrar seriedade e tradição, a melhor escolha são bases neutras e mais escuras. 

Para os móveis, o mais recomendado é que o colorido venha em detalhes, a fim de não tornar o ambiente cansativo e irritante (sim, o excesso de cores fortes pode estimular a irritação — e cliente irritado passa longe dos seus objetivos, certo?). No entanto, caso a decoração seja predominantemente clara ou neutra, fica interessante ousar um pouco mais na paleta do mobiliário. 

Prefira materiais e acabamentos de qualidade

Acabamentos benfeitos e materiais com alto padrão de qualidade fazem toda a diferença na elegância das peças, tanto para madeira quanto para PVCs, estofados e tecidos. Isso, naturalmente, aumenta a durabilidade dos móveis. 

Outro fator relevante é a praticidade da limpeza. Toda a sala deve estar impecavelmente limpa, por isso é necessário otimizar essa tarefa. Revestimentos impermeáveis, com texturas mais lisas são as preferidas da decoração corporativa. 

Anote aí: para estofados, prefira couro, já que é prático e charmoso. Para as madeiras, MDF e laminados estão em alta. 

Dê atenção especial às cadeiras e às poltronas

Já reparou como as cadeiras e as poltronas esbanjam charme e sofisticação? Algumas são verdadeiros ícones do design e conferem ao ambiente uma boa dose de fineza e status. Elas vão bem com cores marcantes, com estampas, com delineados modernos e com assentos diferenciados.

Mas, antes de realizar a aquisição de cadeiras, sofás e poltronas, avalie o material e o grau de ergonomia; não considere somente a beleza — o que é válido tanto para as cadeiras dos visitantes quanto para as cadeiras dos colaboradores.

Elas são um dos principais focos do conforto. Falemos, novamente, em ergonomia: a verdadeira qualidade de uma cadeira ou de uma poltrona encontra-se no bem-estar que elas oferecem, devido ao conforto proporcionado ao seu usuário. 

Além disso, a disposição dos assentos também influencia na percepção do ambiente. Posicione-as de maneira adequada e deixe espaços de circulação entre elas. No entanto, se sua sala for grande, combine as cadeiras e as poltronas a um sofá ou pufes (caso a essência da marca seja mais informal). 

Conte com uma empresa especializada para a decoração de sala de espera

Como você pôde ver, a estruturação da sala de espera é tão importante como as demais partes da organização e requer um bom planejamento. Estamos falando da maneira que sua marca vai ser vista pela primeira vez e das percepções que os clientes vão criar. Essa é uma oportunidade e tanto de gerar valor de marca e credibilidade, portanto, considere contar com o apoio de uma empresa especializada em decoração e arquitetura corporativa para potencializar os resultados. 

Vale lembrar que a decoração de sala de espera deve estar em sintonia com a identidade visual e com o design da empresa como um todo. A identidade deve estar em todos os cantos, de forma integrada: nada de usar um padrão para cada parte da empresa. 

Com essas dicas, você já está pronto a tornar seu ambiente corporativo mais estratégico e favorável ao negócio. Entre em contato com a equipe Marelli agora mesmo e conte com nossa expertise para realizar a decoração de sala de espera em sua empresa!