Estamos aqui com mais um talk de conteúdo que eu tenho a honra de realizar em parceria com a Marelli. Dessa vez eu trouxe dicas super práticas de como escolher cadeira para escritório!

Para quem não me conhece, sou Priscilla Bencke, da Qualidade Corporativa  arquiteta especialista em ambientes corporativos e consultora internacional de qualidade em projetos de arquitetura para escritórios. 

Depois de muitos anos ministrando cursos e palestras sobre esses temas, ainda me deparo, frequentemente, com perguntas sobre questões de bem-estar e produtividade no ambiente de trabalho.

E eu me dedico justamente a isso. Sou arquiteta especialista em neurociência aplicada à arquitetura e já há alguns anos eu estudo como os ambientes impactam na qualidade de vida e saúde das pessoas, especialmente no ambiente corporativo. 

Por isso, o tema deste vídeo vai falar de um detalhe fundamental no projeto de uma empresa: como escolher cadeira para escritório e assentos indicados pelo profissional de arquitetura na hora de projetar. 

como escolher cadeiras de escritório

Como escolher cadeira para escritório? Responda: quantas horas por dia você fica sentado?

Essa é uma pergunta que vai te fazer compreender a necessidade de pensar em cadeira ideal para quem trabalha sentado que realmente ofereçam bem-estar e qualidade de vida para quem vai ficar muitas horas numa mesma posição e sentado ao longo de uma jornada de trabalho.  

É por isso que, enquanto profissionais, temos que realmente pensar com muito cuidado na hora de especificar os assentos e cadeiras desses espaços. Até porque se mal escolhidos podem gerar sérios problemas de saúde aos colaboradores. 

Então, o primeiro ponto importante sobre como escolher cadeira para escritório é saber que há dois tipos de assentos. 

A primeira opção traz aquelas cadeiras estofadas decorativas, pensadas para áreas de descompressão e relaxamento. E depois temos as cadeiras de fato ergonômicas para escritório e que precisam seguir algumas normas. 

Cadeiras estofadas

Por sua vez, quando falamos de cadeiras estofadas, elas podem muito bem serem usadas para uma área de espera, como o exemplo do mobiliário da Archademy, um coworking em São Paulo, onde arquitetos e designers usam esse espaço para trabalhar.

Nesse caso especificamente que mostro no vídeo, temos como exemplo uma cadeira da linha Hospitality, da Marelli, que é pensada exclusivamente para essas áreas que oferecem momentos de hospitalidade. Ou seja, uma cadeira estofada decorativa para áreas de descompressão e momentos de relax. 

como escolher cadeira para escritorio

Cadeira da Linha Hospitality da Marelli

Um outro exemplo dessa mesma linha Hospitality, e que também apresento nesse vídeo, é a cadeira que pode ser usada tanto em recepção e sala de espera como para uma sala de reunião. Dependendo do tipo de reunião você também pode usar esse tipo de assento, sim. 

como escolher cadeira para escritorio

Cadeira Linha Hospitality da Marelli

O que temos de perceber ao aprender como escolher cadeira para escritório?

Nessa cadeira que eu mostro para vocês, ela foi usada numa sala de reunião e tem características interessantes, como o fato de ser orgânica, com acabamento em madeira e muito indicada para aquelas reuniões que duram horas. 

Ao escolher uma cadeira como essa você permite que as pessoas envolvidas na reunião trabalhem longos períodos ali, concentradas, mas que também tenham um relaxamento na postura. 

E pensando ainda nos detalhes, que fazem muita diferença, observe a mesa, na cor grafite, que foi escolhida para compor essa sala de reunião. Ela tem um tampo que parece flutuar. São esses pequenos toques que vão trazer um diferencial para o ambiente como um todo e no seu projeto de arquitetura corporativa.

Mesas e cadeiras nas estações de trabalho

Quando falamos de estações de trabalho é fundamental considerar as inúmeras normas que existem para esse tipo de espaço antes de definir quais as cadeiras e assentos que serão indicados para um projeto. 

Então, não se pode esquecer das NBRs (que são as Normas Brasileiras) e também das NR’s (Normas Regulamentadoras). 

E isso quer dizer que a indicação de mobiliário corporativo precisa estar adequada às normas vigentes, a começar pelas mesas e cadeiras. 

Para isso há inclusive normas que especificam as regulagens indicadas para assento e para apoio de braço, por exemplo.

A linha que mostro no vídeo, junto à estação de trabalho, é a cadeira ergonômica para escritório da linha Pro-Fit, da Marelli, que tem até mesmo um apoio para a lombar permitindo que a cadeira seja adaptada para qualquer perfil de pessoa.

como escolher cadeira para escritorio

Cadeira da Linha Pro-Fit da Marelli

Quando falamos da mesa, nesse vídeo em que mostro a cadeira com apoio para lombar, temos ainda uma alternativa bem interessante de mobiliário, que é a área de armazenamento na parte de cima da mesa. 

Essa pode ser uma excelente opção já que, às vezes, não conseguimos espaço na parte de baixo para gaveteiros. 

É uma solução que complementa os itens pessoais usados no dia a dia, como papel, caderno, caneta e agenda. 

Além disso, essa estação de trabalho oferece uma solução elétrica diferenciada, com calhas que permitem posicionar as tomadas onde for melhor para o colaborador. Assim, a pessoa vai evitar fios que atrapalhem o desempenho da sua atividade ao longo da jornada de trabalho. 

Tem muitas opções de assentos e cadeiras que às vezes deixam a gente confuso na hora da escolha. 

Sem contar que esses mobiliários impactam diretamente na saúde das pessoas. Então, nunca deixe de observar as normas que regulamentam as cadeiras e assentos. Afinal, temos uma enorme responsabilidade nessas escolhas e indicações.

Minhas dicas de como escolher cadeira para escritório fizeram sentido para você? 

Como escolher cadeira para escritório na prática?

Se você está buscando um fornecedor diferenciado que te ajude a aplicar as dicas de como escolher cadeira para escritório, vale a pena checar as soluções da Marelli para o seu projeto.

Eles possuem uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto com ergonomia adequada, e não nos deixam na mão quando o assunto é entregar e montar no prazo, respeitando a responsabilidade que temos com nossos clientes finais. 

→ Solicite seu Orçamento Aqui! ← 

Outro ponto de credibilidade é a tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul! 

Te convido a pensar um pouquinho mais desta forma humana nos seus próximos projetos.

Um grande abraço e até o próximo talk!


Priscilla Bencke é arquiteta certificada em Neuroscience for Architecture (EUA), especialista em projetos para Ambientes de Trabalho, consultora internacional de Qualidade em Escritórios pela instituição alemã Mensch&Büro die Akademie, pós-graduanda em Neurociências e comportamento pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), pós-graduada em  Arquitetura de Interiores pela UniRitter Laureate International Universities e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

É responsável pela “Bencke Arquitetura” e “Qualidade Corporativa: Smart Workplaces”, sendo pioneira na aplicação do conceito em projetos de “escritórios inteligentes”. No Brasil, tem realizado cursos e formações de profissionais, sendo a única representante da Mensch&Büro die Akademie na América. Já esteve presente em conferências como Orgatec New Visions of Work, na Alemanha; Worktech, em São Paulo, e a ANFA Conference (Academy of Neuroscience for Architecture), nos EUA, onde recebeu a oportunidade de expor o trabalho realizado no Brasil sobre os grupos que organiza para debater a neuroarquitetura.