Como entregar um projeto para o cliente é uma dúvida muito comum para arquitetos que estão buscando um serviço diferenciado para seu escritório e querem garantir que todos os detalhes do projeto serão executados conforme o planejado.

Para entregar um projeto arquitetônico para um cliente você pode optar por materiais e plataformas 100% digitais ou incluir também entregas físicas, que são feitas a partir da impressão dos manuais e plantas criadas para o projeto do cliente.

Em casos de escritórios que atendem clientes mais tradicionais, a entrega de manuais impressos é uma prática valorizada, já para escritórios com um público mais moderno, a entrega pode se concentrar em uma mídia digital, como CD ou pendrive.

Mas, o que incluir dentro do material, seja ele físico ou digital?

A seguir criamos um checklist com tudo o que você precisa para aprender como entregar um projeto para o cliente. Confira!

Como entregar um projeto para o cliente: Checklist

Manuais de cada área

Seja para um projeto residencial ou um projeto de arquitetura corporativa é importante incluir na entrega manuais descritivos sobre cada área planejada.

Você pode dividir o manual de acordo com o tipo de instalação criando, por exemplo, um manual para marcenaria, outro para gesso e pontos elétricos, outro para marmoraria e por aí em diante.

A ideia desses manuais é facilitar a vida do cliente ao enviar os pedidos de orçamento para fornecedores. Com arquivos individuais o cliente pode encaminhar o manual da área de maneira mais fácil para cada fornecedor.

O manual de marcenaria, por exemplo, reúne informações detalhadas sobre cada móvel:

  • material usado, 
  • tipo de pintura dos móveis,
  • medidas, 
  • alturas para instalação, 
  • planta de cada cômodo para a visualização do local de instalação.

Um manual de pontos elétricos detalha todos os pontos elétricos com plantas gerais das áreas e plantas de cada cômodo. Pode incluir especificações sobre forros de gesso, iluminação e mais.

Você também pode criar um manual com a lista de revestimentos, metais e louças, com especificações, códigos dos produtos, materiais, e detalhes sobre onde cada peça será instalada.

Caso o seu escritório faça a coleta de orçamentos, você pode dispensar o manual individual e incluir todas as informações necessárias no caderno de projeto técnico completo.

O importante é que o projeto entregue tenha todas as informações detalhadas para que o resultado seja exatamente o que foi planejado por sua equipe. 

Cópias do RRT

Inclua na entrega cópias do Registro de Responsabilidade Técnica. O documento garante ao cliente que o projeto dele foi registrado e que as obras podem começar, com tranquilidade.

Manual 3D

Você pode optar por um manual impresso apenas com as plantas 3D do projeto, enquanto as especificações técnicas ficam no arquivo digital.

Esse tipo de entrega faz o olho do cliente brilhar, pois permite que ele veja junto, impresso, o resultado do seu trabalho e das conversas que tiveram para alcançar o resultado esperado.

Entretanto, mesmo que você opte por entregar o material apenas em formato digital, incluir um manual de plantas 3D vai ajudar na visualização completa do projeto por toda a equipe e, principalmente, pelo cliente. 

Projeto mobiliário

Se o seu trabalho inclui um projeto mobiliário inclua também as plantas e descrições técnicas necessárias para essa área.

Para aprender a fazer isso, indicamos que leia o artigo, Como apresentar um projeto arquitetônico ao cliente com planta mobiliada?”. 

Caderno de projeto técnico completo

Essa é a parte mais importante de como entregar um projeto para o cliente. Como o próprio nome sugere, esse é o documento completo, com dezenas (ou centenas) de páginas com todos os tipos de plantas e de todos os cômodos, que você criou para o projeto do cliente. 

Uma dúvida comum é como entregar um projeto para o cliente com tantos detalhes, de maneira organizada?

Tente compartimentar o arquivo de maneira que fique fácil para o cliente identificar onde encontrar cada informação. 

Em documentos impressos use etiquetas que informam sobre onde está cada informação. Inclua também um sumário. Entre os dados que devem estar presentes neste arquivo estão plantas e informações gerais sobre:

  • pontos e circuitos elétricos de cada cômodo, 
  • plantas de layout, 
  • plantas técnicas,
  • dados sobre marcenaria com detalhamentos de materiais, imagens e mais, 
  • imagens 3D de cada cômodo, 
  • informações sobre revestimentos de cada área, com a planta correta e legendas, 
  • descrições detalhadas sobre materiais diversos. 

Enfim, tudo sobre o seu projeto deve estar organizado nesse arquivo.

Monte o arquivo como se você não fosse fazer parte da obra. Qualquer profissional que pegar no documento deve ser capaz de entender o que deve ser instalado, onde, como e com qual material e acabamento.

Um projeto só é bem executado se for bem detalhado.

CD ou Pendrive

Como falamos no início desse checklist sobre como entregar um projeto para o cliente, é fundamental que você entregue as informações em uma mídia digital.

Atualmente, usa-se mais o pen-drive. Uma dica para dar um toque especial ao projeto é criar uma caixinha e um pen-drive personalizado com a marca do seu escritório.

Inclua no arquivo todas as informações que listamos acima. 

Conte com bons parceiros para entregar um projeto para o cliente

Agora que você já saber como entregar um projeto para o cliente é hora de procurar uma empresa com experiência em atuar junto com você, facilitando a elaboração e entrega de projetos arquitetônicos integrados.

A Marelli sabe da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!

Ficou com alguma dúvida sobre como entregar um projeto para o cliente? Deixe nos comentários que vamos te responder. Aproveite e assine a nossa newsletter para receber mais novidades, diretamente em seu e-mail, sobre mobiliário residencial e corporativo!