Certamente, você já teve a oportunidade de observar o layout de escritórios agradáveis e organizados, que sintonizam com a filosofia da empresa. Também já deve ter esbarrado com ambientes caóticos, poluídos visualmente. Não precisamos nem perguntar qual deles causou uma sensação melhor, certo?

produtividade das equipes e o sucesso de uma organização envolvem diversos fatores que, juntos, chegam a um determinado resultado. Mas você já parou para pensar em como o visual e o clima de uma empresa influenciam nesse processo de crescimento? Tenha certeza de que faz bastante diferença!

Como tirar isso do campo das ideias e executar em sua própria empresa? Fique tranquilo, pois é exatamente isso que vamos ensinar neste artigo. Leia com atenção e prepare-se para desenvolver um layout de escritórios que colabora para o crescimento de seus negócios.

Entenda por que o layout de escritórios é importante

Antes de tudo, é preciso que você entenda que a percepção do ambiente influencia na maneira como sua empresa é vista pelos públicos. Ela está presente no bem-estar e na qualidade de vida do colaborador no trabalho, no engajamento com a missão da marca e na fluidez das tarefas.

Para ficar bem claro, imagine se você trabalha atendendo ligações e está instalado em um local barulhento, durante oito horas por dia. Cada telefonema é uma luta para ouvir o interlocutor e você também precisa quase gritar para ser ouvido. Agora, imagine um ambiente tranquilo, com um bom isolamento acústico. Não é difícil perceber em qual deles você trabalharia melhor.

Quanto mais propício à realização do trabalho, quanto mais funcional e quanto mais acolhedor o ambiente corporativo, mais condições favoráveis você entrega ao colaborador e mais ele se motiva a realizar o trabalho. Resultado: aumento da produtividade.

Vale, ainda, ressaltar que a produtividade está muito mais para qualidade de uso do tempo útil do que para volume de produção. Obviamente, o ambiente é um dos pilares. Não funciona sozinho, mas colabora bastante.

Saiba como desenvolver um layout de escritórios bem estratégico

Para criar o espaço ideal em sua empresa, é preciso levar em conta uma série de fatores. Com o intuito de auxiliar nessa tarefa, listamos os mais importantes. Confira! 

Disposição dos móveis

Aqui, a questão é a forma de posicionar e distribuir os móveis pelo escritório. Tem tudo a ver com o conforto, pois impacta na iluminação, na ventilação, nas áreas de circulação e, automaticamente, na execução dos trabalhos.

Desse modo, a palavra de ordem é otimizar. Insira os móveis em locais estratégicos e apenas os que têm utilidade específica para aquele determinado setor. Um exemplo: para quê ter um suporte de impressora em salas que não imprimem nada?

Outro ponto, na hora de localizar os móveis, é ficar atento para que janelas, acendedores de luz, tomadas e fechaduras estejam acessíveis. É recomendado que você planeje antes de já proceder com a instalação dos móveis. Assim, você não corre riscos, como montar uma estante enorme na frente do acendedor ou instalar uma divisória de ambientes em cima da fiação.

Tamanho do local

A dimensão do espaço é imprescindível para um bom layout de escritórios. Esse é um dos primeiros passos e fica bem mais claro quando se coloca em um papel, quando há um planejamento.

Nossa dica é: não compre nada, nem móveis, nem artigos decorativos ou equipamentos, antes de ter a real dimensão do escritório. Caso contrário, é prejuízo na certa.

Divisão entre os setores

Atualmente, é muito comum encontrarmos escritórios no modelo open space, com proposta de interação maior entre as equipes e otimização de espaços pequenos. Todavia, mesmo nesses ambientes, é preciso pensar em espaços reservados para salas de reunião e atividades sigilosas. Além, é claro, de manter a proximidade entre os colaboradores do mesmo grupo.

Antes de partir para a operação, entenda como você vai distribuir os setores e aposte em divisórias de escritório para ajudar na organização.

Funcionalidade e necessidades específicas 

Cada empresa e cada setor possuem características e necessidades específicas que devem orientar a formatação do ambiente. Na sala de espera, por exemplo, você precisará de cadeiras, pontos de apoio para bolsas e pastas. Já no financeiro, são necessários armários com nichos para arquivamento, gavetas com chave e assim adiante. Foque na funcionalidade das peças e em como elas colaboram para a realização das atividades.

Ainda em termos de funcionalidade e demandas específicas, fique atento à ergonomia dos móveis e do ambiente como um todo.

Estilo e personalidade da empresa

Esse é um dos fatores que mais vai criar conexão entre a filosofia da sua empresa e a percepção de quem circula pelo seu escritório. É fundamental que o projeto visual, e aí consideramos, também, o layout do local, esteja alinhado com a identidade visual, com a essência e com a cultura da sua marca.

O escritório é um dos pontos de comunicação com seus públicos estratégicos e não faz sentido pregar uma ideia e manifestar outra. Ou seja, um discurso inovador não combina com um ambiente de trabalho retrógrado ou excessivamente formal. O contrário também vale. O pulo do gato é harmonizar seu estilo com as tendências, o conforto e a funcionalidade.

Conte com uma empresa especializada para ter sucesso em seu projeto

As suas ideias e a criatividade para criar um layout de escritórios que seja a cara da sua empresa podem ser potencializadas ao contar com a expertise de uma organização especializada em arquitetura corporativa. Isso porque, além da formação e dos conhecimentos técnicos, possuem a sensibilidade necessária para entender como as pessoas interagem com o ambiente e como ele pode ser funcional e agradável para todos que ali circularão.

De maneira planejada e estratégica, os especialistas empregam a identidade de sua marca ao layout e tornam sua empresa um local próprio para a produtividade e a qualidade de vida no trabalho. Analise com carinho essa possibilidade.

Quem não quer trabalhar em um ambiente agradável, acolhedor e apto ao pleno desenvolvimento de suas atividades? Com as dicas que apresentamos, você já está pronto para iniciar a criação do layout de escritórios mais apropriado para sua empresa.

Então, vamos partir para a prática e botar a mão na massa? Entre em contato com a Marelli e tenha os melhores aliados nessa missão, suporte de qualidade e anos de experiência a seu dispor.