Projetar móveis é um trabalho que exige dos arquitetos o aprimoramento constante das suas habilidades técnicas. E a tecnologia está a favor dos profissionais que desejam se especializar. Aprender como desenhar móveis no SketChup torna o trabalho muito mais prático e profissional.

O resultado final é a visualização perfeita da peça em 3D e você pode exportar seu projeto em diversos formatos, dividi-lo em partes para enviar para produção e muito mais.

Essa visualização digital da peça também ajuda na aprovação do modelo junto com o cliente, pois permite criar a composição completa do ambiente.

Saber como desenhar no SketChup também ajuda em outros projetos, além dos móveis. Então, vale a pena aprender o programa.

Se você já domina as ferramentas do SketChup, mostramos neste post como desenhar móveis no SketChup.

Vamos explicar o passo a passo, as principais ferramentas do processo e, no final, temos um tutorial em vídeo para ver na prática a descrição e mais uma dica surpresa. Continue lendo! 

Como desenhar móveis no SketChup: fundamentos

O SketChup é um software de modelagem 3D e sua utilidade está exatamente aí: conseguir visualizar os itens em três dimensões e em 360º.

Seja na criação de móveis planejados ou de outros projetos, essa perspectiva ajuda a montar uma proposta mais assertiva.

Para a tarefa específica de como desenhar móveis planejados no SketChup, você pode seguir o seguinte passo a passo.

Passo 1

Primeiro, ao abrir o  SketChup, você deve selecionar o modelo, ou seja, a unidade que você vai trabalhar no seu projeto.  

Existem opções em metros, milímetros, pés e polegadas, dentre outras. A título de exemplo, vamos considerar aqui a opção “Projeto arquitetônico, pés e polegadas” para desenhar móveis planejados no SketChup.

Depois de escolher o modelo, a interface padrão do programa é aberta. Antes de começar a desenhar, verifique se o “Conjunto grande de ferramentas” está habilitado. 

como-desenhar-SketChup-tutorial

Interface inicial padrão do SketchUp.

Caso não esteja, basta ativá-lo pelo menu Visualizar > Barra de ferramentas >  e selecionar “Conjunto grande de ferramentas”.

Com essas ferramentas ativas você pode aprender como desenhar qualquer coisa no SketChup.

Passo 2 

Você pode escolher desenhar o móvel de cabeça para baixo, por exemplo, e no final girá-lo para a posição normal.

Criando uma mesa, por exemplo, essa ordem pode ajudar a organizar e visualizar melhor todo o processo.

As principais ferramentas que você irá usar no começo do desenho de um móvel são: Retângulo (R), Círculo (C) ou Linha (L).

A escolha, é claro, depende do formato base do seu móvel. Então basta selecionar a ferramenta, clicar e arrastar para criar o desenho, clicar novamente e soltar.

Passo 3

A especificação das medidas é um passo importante para como desenhar móveis no SketChup corretamente.

E conforme você cria cada parte do móvel pode especificar as medidas que já estão determinadas para a peça.

Clicando no desenho, aparece no canto inferior direito da janela do Sketchup, a caixa com as dimensões atuais para editar.

Dica: o Sketchup converte medidas automaticamente. Então mesmo se você digitar unidades de medida diferentes da estabelecida pelo seu modelo, o programa as converte.

Passo 4

Seguindo os passos até aqui a superfície da nossa mesa de exemplo é plana, então o próximo passo é colocá-la em 3D para começar a ganhar uma forma mais real.

Para fazer isso, é preciso usar a ferramenta Empurrar/Puxar (P). Selecione o desenho, clique com a ferramenta uma vez, arraste para cima e clique novamente.

Quando o efeito puxar estiver concluído, especifique a altura digitando a medida no canto inferior direito da tela e clique em enter.

Para visualizar com mais detalhes a criação do móvel e rodá-lo de todos lados, use sempre que precisar as ferramentas Orbitar (O) e Zoom (Z).

Passo 5

Para desenhar móveis planejados no SketChup sem perder cada parte na tela, é importante criar grupos para cada dimensão.

O programa permite visualizar tanto as partes encaixadas formando o móvel completo quanto as partes separadas.

Então se cada uma estiver em grupo, você não perde nenhuma especificação do móvel que está fazendo.

Para criar um grupo, é necessário selecionar duas ou mais faces ou arestas. Para fazer isso, basta selecionar as faces que se conectam e clicar três vezes com a ferramenta Selecionar (barra de espaço). Assim, tudo fica selecionado em azul.

Em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione “Criar grupo”.

Com esse cinco passos você tem a base para criar os demais componentes da mesa como o avental e as pernas. Com essas habilidades básicas você pode desenhar móveis no SketChup de qualquer tipo.

Dicas finais:

  • Sempre use Grupos para organizar seu modelo;
  • Fique atento para ver em qual grupo você está trabalhando;
  • Use os atalhos de teclado para os comandos do SketchUp e alterne facilmente entre as ferramentas.

Aprenda também quais são os melhores plugins do SketchUp para instalar no seu computador.

Como desenhar no SketChup: tutorial em vídeo

Quer ver mais detalhes do processo de desenhar móveis no SketChup? 

Separamos o vídeo abaixo do canal do SketchUp no Youtube que mostra o passo a passo completo para criar um modelo de móvel.

Biblioteca SketchUp 3D da Marelli

biblioteca-sketchup-3D-Marelli

Dica para favoritar no seu navegador!

Sempre que precisar de uma ajuda extra na criação dos seus projetos no SketchUp, use nossa Biblioteca Sketchup 3D.

Temos modelos prontos de mesas, cadeiras e divisórias em diversos formatos, design, cores para você criar apresentações personalizadas.

E conte com o nosso serviço para atender atender seu cliente com qualidade, recebendo seu pedidos no prazo!  

Afinal, nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!