É imprescindível que o local de trabalho seja confortável e, ao mesmo tempo, funcional. Isso garantirá maiores níveis de produtividade no empreendimento, além de maior qualidade de vida dentro do ambiente corporativo.

Mas, para isso, é necessário que o local seja equipado com excelente mobiliário que, além de ergonômico, também seja prático e bonito. Afinal, um espaço bem planejado passa status e confiança para os colaboradores, bem como para atuais e futuros clientes, que estejam visitando o lugar.

Diante disso, neste artigo veremos como ter um lugar com as doses exatas de funcionalidade, conforto e estética. Interessado? Então continue a leitura e conheça dicas incríveis para montar um escritório aconchegante!

Escolha uma paleta de cores para seu escritório

O grande desafio na escolha das cores não é apenas saber como combiná-las de forma harmônica. Na verdade, é preciso considerar também o perfil do ambiente, os gostos pessoais e o clima que se pretende criar com a decoração.

Nos escritórios predominam, geralmente, as cores neutras — branco, cinza, preto, bege, marrom. Extremamente versáteis, elas são um excelente ponto de partida para o décor, uma vez que se combinam com os outros matizes.

E, dentro dessas opções, há inúmeras tonalidades, que podem ser utilizadas com bastante segurança. Onde preponderam as tonalidades neutras, é fácil tornar o ambiente mais vibrante e alegre acrescentando tons quentes, por exemplo, ou mais relaxante, adicionando mais frios.

Uma ótima dica é escolher uma cor clara e neutra — que será a principal —, duas complementares e três ou quatro semicomplementares. Mas atenção: para que isso funcione é fundamental que todas sejam da mesma paleta.

A cor principal será usada em grande escala, logo, utilize-a na maioria das paredes. Já as complementares serão usadas em média escala, em portas, poltronas, cadeiras, mesas, cortinas, tapetes e papéis de parede, ou para pintar apenas algumas paredes do ambiente.

Por fim, deixe as semicomplementares para apontamentos da decoração, como almofadas, itens decorativos, pequenos móveis, peças de arte etc.

Caso queira dar um destaque maior em algum item, basta alterar a intensidade da cor semicomplementar escolhida. Mas faça isso com moderação: caso contrário, criará diversos pontos de destaque e deixará a decoração confusa ou sobrecarregada.

Não deixe de utilizar móveis ergonômicos para garantir um escritório aconchegante

A ergonomia é o conjunto de disciplinas voltado à otimização do trabalho do homem com máquinas, realizado por meio do desenho industrial e da tecnologia. Grosso modo, é feito um planejamento minucioso a fim de proporcionar todo o conforto que o colaborador necessita, além da prevenção de acidentes.

Vale lembrar que, se um funcionário trabalha totalmente desconfortável em sua cadeira ou mesa, dificilmente conseguirá desempenhar as suas atividades com perfeição.

Além desse desconforto, os móveis em alturas inadequadas também podem causar danos à saúde, como dores musculares, lesões na coluna ou dores de cabeça, ocasionadas pela posição inapropriada do monitor.

Portanto, opte por cadeiras com regulagem de altura e com apoio para os braços e coluna. É preferível ainda elas que sejam confeccionadas em material leve, com pés com rodízios e encosto reclinável.

Além disso, as estações de trabalho e mesas devem ser proporcionais às cadeiras e aos funcionários, e devem ser de modelos que permitam a organização e a otimização do trabalho ali realizado.

Também é importante ressaltar que a disposição e tamanho dos móveis e divisórias precisam ser adequados à área do ambiente. Caso contrário, eles dificultarão a circulação das pessoas e a organização dos espaços.

Se o tipo de função exige silêncio e concentração, também é interessante colocar divisórias piso-teto. Em outros casos, divisórias baixas permitem a privacidade sem comprometer a interação entre os funcionários.

É imprescindível, ainda, que a iluminação seja apropriada. E, quanto a isso, ainda que seja bom priorizar a luz natural, é preciso atentar no fato de que, dependendo da sua incidência, ela pode causar ofuscamento. Sobre as luzes artificiais, opte pela luz branca, que garante maior uniformidade e não cansa tanto a vista.

Sobre tudo isso, o ideal é conversar com o colaborador. Ninguém será melhor que ele para conhecer a rotina de trabalho e, assim, opinar sobre o conforto e a disposição ideal do mobiliário e dos materiais para otimizar o desempenho das suas funções.

Permita alguns objetos pessoais na decoração do escritório

Uma excelente maneira de tornar o escritório aconchegante e pessoal é permitir que os funcionários deem um toque de personalidade ao seu local de trabalho.

Itens pessoais, por exemplo, como porta-retratos, pequenos objetos decorativos ou vasinhos com plantas, podem fazer com que eles se sintam mais acolhidos no local, por provocarem mais segurança e tranquilidade.

É preciso lembrar, contudo, que o ambiente é dividido com vários outros colaboradores, e o espaço é democrático. Sendo assim, é necessário que essa personalização seja sensata, não se esquecendo de que não se deve interferir de forma extrema na decoração geral.

Utilize plantas na decoração

As plantas sempre trazem vida ao ambiente e ficam ótimas mesmo em ambientes corporativos. Inclusive, elas ajudam a filtrar o ar e a aumentar a umidade local, o que é ótimo para lugares fechados, principalmente os que utilizam ar-condicionado.

Vasos grandes com folhagens altas ficam lindos em pontos estratégicos, como nos cantos do cômodo ou próximos a janelas. Já nas mesas e estações de trabalho, pode-se utilizar bonsais, vasinhos com suculentas ou cactos. Como são pequenos, sua manutenção é fácil, e trazem frescor ao local.

Se o espaço permitir, arranjos florais também caem muito bem, pois acrescentam cor, alegria e odor agradável ao ambiente.

Há várias espécies de plantas que se adaptam bem a ambientes internos: espada de São Jorge, violeta, orquídea, bromélia, begônia, pau d’água, pleomele. Apenas tome cuidado com os vasos e cachepôs, para que combinem com a sua decoração.

Enfim, como você viu, um ambiente de trabalho confortável conta, principalmente, com equilíbrio de cores na decoração, mobiliário ergonômico, disposição adequada dos móveis, repartição (quando necessário) dos espaços e correta iluminação.

Todo esse conjunto tornará o escritório aconchegante, pois garantirá conforto, bem-estar e qualidade de vida. E isso será diretamente refletido na produtividade da empresa. Além disso, um layout bem-feito passa credibilidade para a clientela — fator importantíssimo para o sucesso do empreendimento!

Agora, se você gostou deste artigo sobre como ter um ambiente de trabalho maravilhoso, aproveite para nos seguir nas redes sociais e tenha acesso a todas as nossas atualizações! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.