A sustentabilidade é um tópico altamente discutido nos dias atuais, que vem conquistando vários adeptos nos diversos ramos da sociedade. Com isso, a reutilização de materiais, o uso de energias renováveis e a preocupação com o meio ambiente se tornaram pontos essenciais para os gestores que procuram adotar uma estratégia sustentável em suas empresas.

Dessa forma, uma maneira de se construir uma identidade empresarial com valores sustentáveis é por meio da reutilização de materiais. Essa ação pode promover diversos benefícios dentro de um ambiente corporativo, que garantem um espaço acolhedor para os seus funcionários e economia para a empresa! Se interessou? Então continue lendo o nosso post!

Reforço dos valores da empresa

reutilização de materiais

A cultura empresarial é o compartilhamento de valores e crenças que ajudam a definir a identidade organizacional. Tais valores ajudam a guiar os funcionários para a maneira correta de agir de acordo com os princípios organizacionais. Desse modo, uma empresa que incorpora valores sustentáveis apresenta uma preocupação com o meio ambiente e com os impactos que suas ações podem ocasionar no ecossistema.

A criação de políticas que incentivem a reciclagem dentro dos escritórios, como a reutilização de materiais, o descarte correto do lixo e a preferência por papéis reciclados, pode ajudar na construção de uma cultura empresarial capaz de moldar a imagem da empresa e definir a sua identidade.

Bem-estar e instrução dos funcionários

reutilização de materiais

Todas as empresas devem se importar em garantir um espaço de trabalho que aumente a produtividade e garanta o bem-estar de seus funcionários. Um meio de garantir a organização e limpeza de um escritório é a diminuição no uso de objetos descartáveis como copos plásticos e guardanapos.

Com isso, se cada funcionário empregar a sua própria caneca de cerâmica para beber água e tomar café, além de possuir os seus próprios talheres, ajuda a diminuir o consumo excessivo de descartáveis dentro da empresa.

reutilização de materiais

Essa ação ainda auxilia a mudar a visão dos funcionários sobre a utilização coletiva do espaço, uma vez que cada um vai lavar e guardar os seus próprios pertences. Ademais, com o crescimento da noção de sustentabilidade, há a conexão de interesses pessoais dos colaboradores com os interesses empresariais, criando um vínculo positivo entre as partes.

Por outro lado, nem todo mundo sabe como fazer a reutilização de materiais, nem qual é o seu propósito. Por isso, a promoção de palestras sobre a necessidade e benefícios de manter uma empresa sustentável, com um discursador que entenda bastante sobre o assunto, é de grande valia.

Decoração e criatividade

reutilização de materiais

Já que a cultura empresarial engloba a reutilização de materiais, que tal aplicar essa técnica também na decoração de escritórios? Um dos principais pontos que ajudam a criar a identidade de uma empresa é a sua decoração, e a reciclagem pode ser muito bem-vinda!

Há inúmeras dicas de como criar uma decoração reciclável. Na internet, os vídeos de DIY (do it yourself, ou faça você mesmo) sempre trazem muitas opções interessantes e fáceis, mas você também pode adquirir esses produtos em lojas especializadas na sua cidade.

Entre as opções para o escritório, podemos citar as mesinhas de centro feitas de pallet, ideais para decorar a recepção e servir de suporte para revistas e outros objetos. Seguindo a mesma ideia, criar pequenos sofás também compostos de pallet e decorá-los com almofadas são uma alternativa para trocar os bancos ou cadeiras da empresa.

reutilização de materiais

Outro método é plantar flores em potes de vidro que iriam ser descartados, o que é uma ótima maneira de decorar os escritórios e a recepção. Os potinhos de vidro também podem ser utilizados como suporte de canetas, lápis e outros materiais de escritório.

As possibilidades são inúmeras, tudo vai depender da criatividade do decorador! A decoração pode ajudar a formar a identidade da empresa, garantindo um ambiente despojado, moderno ou formal, dependendo da imagem que a companhia quer passar para os clientes e funcionários.

Economia

reutilização de materiais

Outra vantagem da reutilização de materiais é a economia. Se todas as dicas anteriores forem seguidas, a diminuição do consumo de copos descartáveis será muito significativa, além de diminuir a quantidade de lixo produzido pela empresa. Ademais, os móveis construídos ou comprados com material reutilizado são bem mais baratos que os móveis tradicionais.

A instrução dos funcionários quanto à necessidade de reutilizar os materiais e recursos também traz benefícios econômicos, já que as pessoas bem-instruídas conseguem otimizar seus gastos com os produtos de higiene, água, energia e papel.

Para complementar, as empresas também podem adotar políticas referentes à diminuição da utilização de papéis. Ao invés de comprar blocos de nota, aproveite o verso de folhas que não têm mais utilidade. Além de ser um gasto a menos, a natureza agradece!

Conquista de novos espaços no mercado

reutilização de materiais

Atualmente, os clientes estão cada vez mais interessados sobre as políticas adotadas pelas empresas que eles estão consumindo. As pessoas gostam de se associar a instituições com uma imagem positiva, evitando as que têm um histórico de poluição do meio ambiente ou catástrofes ambientais.

Além disso, a boa qualificação de uma organização pode garantir trabalhadores bem treinados e conquistar a atenção de investidores. Desse modo, ser uma empresa com boas práticas sociais é essencial para conquistar um lugar relevante no mercado.

As empresas devem se manter transparentes quanto à sua ética e otimizar os danos que o seu processo de produção pode causar à natureza. A execução de valores sustentáveis, como a reutilização de materiais, o reuso da água, a diminuição de emissão de gases e o reflorestamento, contribui para a renovação da imagem da marca e para o reconhecimento da empresa como auxiliar de boas práticas ambientais.

Portanto, a criação de uma identidade empresarial por meio da reutilização de materiais é possível, desde que haja o comprometimento de gestores e funcionários para o cumprimento das normas empresariais. A empatia com o meio ambiente também ajuda na construção de uma cultura de sustentabilidade dentro das organizações. 

E aí, ficou com alguma dúvida sobre como estabelecer uma identidade empresarial? Deixe um comentário neste post que iremos ajudar da melhor maneira possível!