A mobília é essencial para o dia a dia de um ambiente de trabalho devido ao seu papel estético e da praticidade que nos proporciona. Quando é de boa qualidade, as atividades da profissão são executadas mais satisfatoriamente, auxiliando na boa postura do profissional, além de contar com materiais de fácil limpeza e manutenção. Contudo, para que ela dure mais tempo, é importante saber como conservar os móveis do escritório.

E para ajudar você a entender como aumentar a vida útil da sua mobília, preparamos este post com diversas dicas de conservação e manutenção para os móveis do seu escritório. Por fim, falaremos da importância de contar com empresas especializadas neste tipo de serviço, garantindo a qualidade de vida para o seu ambiente de trabalho e com bom custo-benefício. Acompanhe!

Saiba a importância dos cuidados com os móveis do escritório

Os móveis de escritórios constituem parte da identidade do ambiente. Com o passar do tempo é criado uma rotina, e as pessoas vão se familiarizando a eles, criando um certo apego. É bem verdade que as mobílias que devem ser adaptadas as pessoas, mas é inegável que seja criado um vínculo em qualquer que seja o ambiente.

Para que essa rotina e familiaridade com o ambiente não seja quebrado é importante que os móveis durem o maior tempo possível. Além disso, o aumento da vida útil destes elementos faz com que você evite gastos com a troca do mobiliário da sua empresa. E para que isso seja alcançado é importante adotar medidas de conservação e manutenção e seguir recomendações para o seu bom uso.

Compreenda as principais dicas de como conservar os móveis do escritório

Agora que você já sabe a importância de aumentar a vida útil dos móveis do seu escritório, separamos algumas dicas para você realizar a manutenção e conservação da mobília. Veja!

Faça a limpeza dos móveis de forma adequada

É importante que se seja feita a limpeza dos móveis de forma adequada. Para que isso seja feito, devem ser criados alguns hábitos, como as faxinas periódicas, evitando o acúmulo de sujeira e poeira, e as especializadas feitas em ciclos maiores de tempo, evitando o aparecimento de fungos e cupins, especialmente os fabricados em madeira.

Além disso, é essencial que sejam seguidas as dicas do fabricante para realizar a limpeza do móvel. Caso não contenha dicas na caixa ou na nota da mobília, entre em contato com a empresa e peça informações sobre os processos de higienização mais adequados para aquela peça. 

Realize manutenções preventivas

Além das limpezas periódicas, as manutenções preventivas também devem ser feitas. Essas medidas de prevenção seguem a máxima do “é melhor prevenir do que remediar” e elas variam de acordo com a natureza de cada móvel. Por exemplo, em caso de peças produzidas em madeira, algumas inspeções para verificar se há a existência de fungos ou cupins devem ser feitas.

É necessário verificar também elementos de engaste e de suporte dos móveis, trocando-os sempre que for necessário. Com isso, aumenta-se o seu desempenho positivo, evitando prejuízos na ergonomia e diminuição da vida útil do mobiliário. 

Planeje bem o posicionamento dos móveis

Pouco se atenta quanto a importância do posicionamento dos móveis para a sua durabilidade. A verdade é que, além de melhor a funcionalidade do ambiente e a produtividade no trabalho, a colocação da mobília no ambiente, dispondo-os de forma racional, também é capaz de prolongar a sua vida útil.

Imagine o cenário em que um móvel é colocado atrás de uma porta, e sempre quando ela é aberta, esses objetos se choquem. Esse constante atrito pode danificar ambas as peças, o que faz que não seja uma situação recomendada para o posicionamento da mobília.

É importante deixar áreas de circulação livres, de modo a impedir esses inconvenientes. Dessa forma, é fundamental saber como aproveitar todos os espaços, sobretudo, os cômodos pequenos

Fique atento quanto ao limite suportado pelos móveis

É importante ficar atento ao limite de peso que os móveis suportam, uma vez que o excesso de carga pode danificar a vida útil da peça. Entre os principais itens que geram esse tipo de problema são: livros, equipamentos eletrônicos e, até mesmo, maus hábitos dentro do escritório, como se sentar sobre as mesas de trabalho ou de reunião.

Adquira imóveis de qualidade

Tão importante quanto realizar limpeza e manutenção periódica nos móveis, além de fazer o bom uso deles, é adquirir mobiliários de qualidade e adequados aos tipos de serviços que são executados dentro da sua instituição ou escritório. Para que isso seja feito, é importante que você opte por empresas de qualidade, reconhecidas pelo mercado e com experiência no ramo.

Troque os móveis no período adequado

Embora medidas de manutenção e conservação sejam essenciais para a durabilidade dos móveis do seu escritório, é importante deixar claro que, eventualmente, eles deverão ser trocados. Isso deve ser feito no momento certo, quando já se encontram em um estado em que não conseguem mais dar aos funcionários da empresa uma boa condição de trabalho.

Compre móveis em empresas renomadas e de confiança no mercado

Para comprar móveis novos para o seu escritório é importante que se faça a escolha por empresas renomadas e com experiência no mercado. Essa pequena decisão, simples, porém fundamental, é determinante para assegurar uma vida útil maior para as peças, além de garantir boa funcionalidade e ergonomia para os trabalhadores.

Fuja de empresas que oferecem preços irreais e fora do mercado, pois o barato pode sair caro, e você terá que trocar de móveis em pouco tempo. Dê preferência a marcas que disponibilizam peças de boa qualidade a um bom preço, dentro da margem praticada pelo mercado.

Sendo assim, escolher bons móveis em empresas de renome, realizar medidas de limpeza e manutenção de forma periódicas são essenciais para garantir uma maior vida útil à sua mobília. Seguindo nossas dicas você, certamente, terá mais economia, conforto e produtividade em seu ambiente de trabalho!

Agora que você já sabe da importância e como conservar os móveis do escritório, além de dicas para realizá-las, leia sobre alguns sinais que indicam que a mudança da mobília do seu escritório deve ser realizada!