A decoração de ambiente corporativo traz um desafio muito grande para designers e arquitetos, pois não basta criar algo somente esteticamente bonito, mas também pensar em estratégias para melhorar a produtividade dos funcionários e seu bem-estar. Para isso, é essencial pensar na ergonomia — um ramo que estuda as melhores formas para preservar a saúde física e mental dos trabalhadores durante suas atividades.

São vários os aspectos que devem ser pensados, como iluminação ideal para a visão, cadeiras e mesas que mantenham uma postura correta, cores para não sobrecarregar o ambiente etc. Portanto, a tarefa de combinar ergonomia com a decoração corporativa não é uma fácil. Porém, para entender como fazer essa combinação, preparamos este post especialmente para você. Acompanhe!

Comece pelo mobiliário certo

decoração de ambiente corporativo

A maior parte dos seus funcionários passará grande parte do tempo fazendo tarefas em computadores. Desse modo, as cadeiras e as mesas devem ser bastante confortáveis para permitir uma rotina de 8 horas de trabalho, divididas em 2 blocos de 4 horas ininterruptas. Se o colaborador sente dor ou desconforto com a postura nas cadeiras e mesas, provavelmente sua produtividade cairá bastante.

Além disso, com o tempo, vários processos inflamatórios e degenerativos podem atingi-lo, fazendo com ele necessite de horas de afastamento profissional. Assim, sua empresa terá que arcar com uma parte das despesas do afastamento, além de ter de contratar outro profissional. Dependendo do caso, é possível que você tenha de indenizar o funcionário por danos físicos e morais.

Aliar ergonomia com decoração não é difícil. O primeiro passo é procurar um fornecedor bastante confiável e que desenvolve seus móveis baseados nas recomendações de ergonomia do Ministério do Trabalho, das Associações de Medicina do Trabalho etc.

Depois disso, será o momento de procurar uma consultoria para ajudar a criar um projeto voltado no bem-estar do funcionário ao mesmo tempo em que se cuida da estética do ambiente.

decoração de ambiente corporativo

A Marelli oferece uma ampla carteira de mobiliários para que você monte um bom ambiente corporativo:

  • mesas: essa linha da Marelli foi pensada para a ergonomia de todo o tipo de funcionário, evitando os comuns erros de postura pela altura das mesas. Além disso, são funcionais, com suporte para impressora, teclado e armários etc;
  • sistema Z: é uma mesa compartilhada entre 4 funcionários, com divisórias e permitindo o trabalho coletivo com privacidade;
  • armários para arquivamento: são estante com portas de várias divisóras e chaves para que você guarde seus materiais com segurança.

Defina uma iluminação adequada

decoração de ambiente corporativo

Esse é um ponto geralmente esquecido pelas pessoas quando o assunto é ergonomia. Porém o conforto visual é um dos grandes fatores que trazem saúde e bem-estar aos ambientes. Quando a luz está muito forte, as pessoas podem começar a sentir sintomas físicos, como dores de cabeça e sensibilidade, o que reduz bastante a produtividade.

Por outro lado, quando a iluminação é baixa, os funcionários terão de fazer muito esforço para executar a leitura de documentos, por exemplo. Esse esforço de acomodação visual gera os mesmos sintomas que explicamos no parágrafo anterior.

decoração de ambiente corporativo

Um projeto de iluminação para as empresas deve ser pensado junto com o mobiliário e a decoração. Afinal, móveis e pinturas brancos ajudam a refletir a luz e criar um escritório mais iluminado. Também, a instalação de divisórias piso-teto feitas com vidro pode ajudar na circulação da luz entre os ambientes — o que melhora a ergonomia visual.

Nesse sentido, as luzes LED têm sido bastante recomendadas, pois, além da economia de energia, elas fornecem uma iluminação mais confortável para nosso olhos em comparação às luzes fluorescentes.

Não ignore a importância das mesas certas

decoração de ambiente corporativo

Quando o assunto é ergonomia, as pessoas geralmente pensam nas cadeiras, mas ignoram completamente as mesas — que também têm um papel essencial. Por exemplo, mesas muito baixas podem forçar que os colaboradores permaneçam curvados — o que pode gerar lesões na coluna vertebral. Por mais que existam cadeiras ajustáveis, algumas mesas são tão baixas que, mesmo com as cadeiras nos menores níveis, ainda há a necessidade de curvar a postura.

Da mesma forma, há mesas muito altas. Isso força o nosso corpo a adotar uma postura com os ombros muito erguidos. Com o tempo, isso gera um processo inflamatório local que pode causar dores musculares intensas, impedindo, por exemplo, o movimento do pescoço.

Além disso, as mesas provavelmente serão os móveis mais presentes dentro de um escritório. Portanto, são de grande importância para a composição da decoração. Por isso, escolha modelos e cores que combinem com as cores das paredes e do piso a fim de criar um design de interior harmônico.

Escolha as cadeiras corretas para a postura

decoração de ambiente corporativo

As cadeiras são as grandes protagonistas da ergonomia, pois são as responsáveis por ajustar a postura das pessoas no ambiente de trabalho. Quando estamos diante de computadores, nossa reação natural é se curvar para alcançar o teclado e enxergar a tela. No entanto, a longo prazo, isso gera bastante prejuízo para a saúde, aumentando o risco de hérnias discais, lombalgia e cervicalgia.

As cadeiras ergonômicas têm encostos que acompanham a anatomia da curvatura natural da nossa coluna — a qual deve formar um S invertido com a lombar direcionada para frente e o tórax, para trás. Isso auxilia os trabalhadores a se lembrar de manter a coluna na posição correta.

Além disso, os encostos laterais das cadeiras representam uma ajuda muito importante para o alívio de carga na musculatura do pescoço. Ao apoiar os braços nessas peças, parte do peso que seria suportado pelos músculos do ombro e da clavícula é transferido para a cadeira.

Outro ponto a ser analisado são os pés, que devem estar totalmente apoiados na posição sentada. Uma boa cadeira deve conter um regulador de altura com uma boa amplitude. No entanto, há sempre colaboradores mais baixos que a média da população. Nesses casos, deve-se fornecer um encosto para os pés.

decoração de ambiente corporativo

Todavia não adianta ter cadeiras perfeitas se elas não têm um design bonito para ajudar a compor o ambiente. Afinal, isso pode prejudicar a imagem da sua empresa perante os clientes. Atualmente, há fornecedores que desenvolvem designs inovadores que utilizam tecidos de couro sintético, alumínio, aço inoxidável, telas vazadas etc.

Aqui, as cadeiras ergométricas serão um dos principais aliados. A Marelli oferece um amplo conjunto de cadeiras voltadas para o ambiente corporativo — todas elas seguem o melhor das recomendações ergonômicas, com várias opções de design. Temos aquelas com escoro para a cabeça, reguláveis em altura e inclinação, de diferentes cores etc. 

Portanto, a tarefa de combinar ergonomia com a decoração de ambiente corporativo pode ser bastante desafiadora. Mas, para superar os obstáculos, você deverá contar com um bom fornecedor e um consultor de projetos em design de interiores. Atualmente, há empresas especializadas no ramo de mobiliário empresarial, que fornecem desde cadeiras até divisórias modernas e de acordo com as normas de ergonomia.

Percebeu como é importante manter um ambiente que alie ergonomia com o que há de melhor da decoração? Se você pensa que isso é essencial, é hora de baixar o nosso e-book e conferir o catálogo da Marelli! Temos as melhores soluções para os ambientes corporativos!