Estar sempre por dentro de tudo o que acontece no mercado A&D é o principal requisito para atrair clientes para o seu escritório de arquitetura. Afinal, todo mundo concorda que, para ter um bom negócio, é preciso estar antenado não só às tendências do ramo, mas principalmente às necessidades dos clientes e às estratégias de marketing necessárias para alcançá-los.

Para ajudar você nessa missão, listamos aqui 6 dicas preciosas para impulsionar sua empresa de forma eficaz, atraindo e fidelizando os melhores clientes. As 3 primeiras dicas estão relacionadas aos seus projetos arquitetônicos, enquanto as 3 últimas se relacionam às características do seu escritório. Confira e inspire-se!

Dicas para os projetos

Como garantir que seus projetos estejam sempre alinhados com as propostas da sua empresa e com as demandas do seu público? Nós te mostramos abaixo:

Defina o público-alvo e valorize seus projetos

Ok, a gente sabe que achar um cliente perfeito é impossível. Porém, existe a possibilidade de chegar um pouco mais perto disso. A receita nesse caso é fazer uma extensa pesquisa de mercado, de modo a compreender as reais necessidades do seu potencial cliente. Assim, você será capaz de traçar as melhores estratégias para captá-lo.

Para ajudar nessa pesquisa, algumas perguntas básicas devem ser respondidas. São elas: com que tipo de projeto você trabalha? Quem é o seu público-alvo? O que a sua empresa pode oferecer de melhor para ele?

Respondendo a essas perguntas, você com certeza conseguirá ficar mais próximo do seu cliente ideal, fazendo com que ele perceba o quanto você cuida e valoriza os seus projetos. Ciente do custo-benefício, seu público se sentirá ainda mais seguro para fechar negócio com você.

Conte com bons fornecedores

Não tem segredo: uma boa parceria deve ser boa de verdade para todos os lados envolvidos, certo? Quando falamos em arquitetura, isso se torna ainda mais importante, já que é preciso ter atenção redobrada em todos os setores do projeto.

Para além do time de arquitetos do seu escritório, é imprescindível contar com bons fornecedores para todas as etapas da obra, desde a estrutura até o design final. Portanto, antes de assinar o contrato, certifique-se de que está fechando negócio com empresas que são referência no fornecimento de tudo o que o seu projeto vai precisar, incluindo materiais, acabamentos, móveis, entre outros.   

Com essas medidas, pode ter certeza que a qualidade do projeto falará mais alto, pois você estará certo de que a obra foi realizada no mais alto padrão de qualidade e segurança. E isso, é claro, fará com que a clientela sinta ainda mais confiança no seu escritório.

Fortaleça seu networking para atrair clientes

Não dá nem pra imaginar um arquiteto bem informado que só fica enfurnado no escritório o dia todo, não é? Não deixe que isso aconteça com você: confira a agenda de eventos da sua área e, sempre que possível, esteja presente nas melhores mostras, inaugurações, exposições e workshops do ramo.

Como sabemos, esse é o melhor jeito de manter o networking em dia, fortalecendo o contato com vários profissionais que são referências no mercado. Além disso, marcar presença nos eventos da área fará com que você se aproxime ainda mais do seu cliente ideal, já que assim você saberá exatamente o que está acontecendo no ramo e quais as melhores tendências e estratégias de marketing atuais.

Dicas para o escritório

Como organizar o escritório de modo que ele transmita as melhores qualidades da sua empresa para o seu público, atraindo cada vez mais clientes? Vamos responder essa e outras perguntas a seguir!

Otimize a gestão do escritório

Não há dúvidas: escritório bagunçado transmite negatividade. Afinal, como acreditar que o projeto será bem executado se o local de trabalho já está uma bagunça?

É fundamental otimizar a gestão do escritório. Para além das questões administrativas, mantenha o foco também nos aspectos relacionados à composição do ambiente. Lembre-se que um bom planejamento de funções e um design de interiores bem cuidado refletem uma imagem positiva da sua empresa, fazendo do seu escritório de arquitetura um verdadeiro reflexo daquilo o que você mais preza nos seus projetos: planejamento, qualidade e sofisticação.

Aposte na identidade visual da marca

Em casa de ferreiro o espeto é de pau, certo? Nada disso! Esqueça o ditado e concentre sua atenção na identidade visual da sua empresa. Por menor que seja o seu escritório, a composição do ambiente merece cuidados específicos para fazer do espaço um local produtivo e positivo — e os arquitetos sabem muito bem disso.

Não hesite em cuidar de cada detalhe do ambiente corporativo: aproveite ao máximo o espaço, invista em móveis que sejam práticos e ergonômicos, favoreça a iluminação e capriche na exibição da marca.

Falando em marca, saiba que manter uma linguagem visual uniforme e harmoniosa na decoração do escritório ajuda a fortalecer a identidade da sua empresa. Isso porque, mantendo um décor homogêneo, fica mais fácil evidenciar a marca do seu negócio, transparecendo os valores, a missão e a visão da sua empresa para a clientela.

Invista em marketing e bons profissionais

Sim, contar com um time de profissionais qualificados, atenciosos e responsáveis é essencial para fazer do seu escritório de arquitetura um verdadeiro campeão quando o assunto é atrair clientes para a empresa. Mas só isso não basta: investir em um bom marketing de divulgação faz toda a diferença no percurso do empreendimento.

A propaganda é e sempre será a alma do negócio. Para manter em dia a imagem positiva do seu escritório, portanto, invista em estratégias de marketing digital capazes de tornar o seu produto ainda mais evidente no mercado. Aproveite também o enorme potencial das redes sociais: o mercado da arquitetura é uma área de intenso apelo visual, o que torna válido utilizar ferramentas como Instagram, Pinterest e Facebook para impulsionar ainda mais a divulgação do seu trabalho.

Isso tudo deve ser feito sem deixar de investir em um site de qualidade e mantendo um portfólio sempre atualizado, ok? Assim, vai ser moleza atrair clientes para o seu escritório de arquitetura, tornando a sua marca ainda mais reconhecida no ramo.

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