_O ambiente de trabalho interfere diretamente na produtividade e na qualidade do serviço. Esse fator também é responsável por levar confiança e conforto àquele cliente que procura por uma empresa que se preocupa com o bem-estar das pessoas.

Portanto, a arquitetura corporativa busca esse propósito, dispondo o espaço de companhias e escritórios de maneira a aumentar a eficiência dos serviços e a satisfação dos clientes.

Pensando nisso, preparamos para você, arquiteto, designer de interiores, decorador e afins, algumas dicas para seus projetos de arquitetura corporativa. Continue a leitura e confira!

Atente às coresEquipe em escritório de projetos de arquitetura corporativa.

As cores são muito importantes em um projeto corporativo, pois transmitem sensações. Sendo assim, é importante haver tons neutros principalmente nos locais de espera, de modo que o cliente tenha uma sensação de conforto e não se sinta em um ambiente pesado enquanto espera ou está em atendimento.

Mas também é interessante mesclar às tonalidades sóbrias cores vivas e, assim, trazer a ideia de um ambiente despojado e descontraído. Se você deseja um espaço que remeta a aconchego, o ideal é usar tons mais quentes. Mas, se prefere passar um ar mais sóbrio, a dica é em apostar em cores frias.

É muito interessante usar os tons da logomarca da empresa em outros ambientes, assim como padronizar a paleta de cores com as tonalidades da logo.

Faça uma boa escolha de móveisEquipe trabalhando em escritório de projetos de arquitetura corporativa bem montado.

Sem dúvidas, os móveis são alguns dos principais pontos do projeto, pois passam uma imagem muito marcante. Os materiais escolhidos mostram a personalidade da empresa.

Se você deseja passar uma impressão de tradicional, opte por itens mais clássicos, feitos com materiais que seguem essa linha. Os sofás de sala de espera feitos em couro (com um acolchoado tradicional e cores neutras, por exemplo) trazem seriedade ao ambiente.

Em contrapartida, se o perfil da empresa for algo mais clean, moderno e descontraído, é interessante apostar em sofás com formas diferentes, bem como materiais e cores mais modernas.

O mesmo deve ser pensado na hora de escolher as mesas de trabalho ou reunião, poltronas e cadeiras. Estabelecer um padrão é muito importante para tomar essas decisões.

Divida o espaço internamenteEquipe trabalhando em projetos de arquitetura corporativa.

A forma como será a divisão dos postos de trabalho reforça a imagem da empresa. A maneira como as pessoas estão alocadas diz muito sobre sua personalidade. Se a companhia é tradicional, provavelmente os setores serão divididos por andar e cada um terá sua sala.

Porém, hoje em dia a tendência das empresas modernas são os espaços compartilhados. Neles, vários setores trabalham no mesmo ambiente e só são divididos por plataformas de trabalho, sendo que apenas os maiores cargos têm salas individuais.

Sendo assim, para definir o design de todos os móveis que serão utilizados no escritório, atente ao modelo que a empresa adotou.

Conte com espaços de convivência e auditóriosEquipe trabalhando em projetos de arquitetura corporativa.

Os espaços de convivência são de extrema importância para os funcionários, pois, no tempo livre que têm ao longo do dia, é para lá que eles vão. Depois desse período de descontração, os colaboradores voltam com força total para o restante do expediente.

Portanto, é interessante colocar móveis confortáveis e alguns objetos de decoração nesses lugares — e, claro, as máquinas de café são sempre muito bem-vindas.

O ambiente corporativo costuma ser bastante estressante. Para fazer com que o escritório seja um lugar mas leve, esses lugares são muito importantes e também passam uma boa imagem da empresa, visto sua preocupação com o bem-estar dos funcionários.  

Dependendo do porte da companhia, é necessário que sejam criados auditórios. Nesse tipo de ambiente, os móveis utilizados devem trazer conforto aos usuários, para que eles consigam aproveitar ao máximo o evento do qual estão participando. A forma como a empresa conduz uma reunião deve ser refletida nesses espaços.

Para eventos externos, os auditórios são um ambiente mais sério, profissional e clássico. Porém, para eventos internos, pode existir uma sala de reuniões ou um pequeno auditório com um ambiente descontraído, onde os funcionários se sintam mais à vontade e tenham a criatividade estimulada.

Invista em objetos decorativos diferenciadosEquipe trabalhando em projetos de arquitetura corporativa.

Os objetos decorativos são, sem dúvida, muito importantes para o espaço corporativo. A escolha dos itens que vão compor a decoração do ambiente diz muito a respeito da empresa.

Quadros, vasos e flores deve ser bem pensados: quanto mais modernos e ousados forem, mais moderna será a imagem da empresa. Mas quem prioriza o clássico não pode escolher objetos muito chamativos, pois eles devem ser apenas um detalhe na composição final da decoração.

Apostar em frases que motivem os funcionários, colocando em uma das paredes aqueles pequenos quadros, mostra a preocupação da empresa com os seus colaboradores, o que é muito bem-visto pela sociedade. Sem contar que estimular a equipe é algo importante para o crescimento da companhia. 

Ainda existem empresas que permitem ao funcionário personalizar a plataforma de trabalho com fotos e objetos pessoais. Já outras preferem padronizar, usando itens que tenham a ver com o propósito do negócio e combinem com o restante da decoração.

Mantenha a preocupação com o meio ambienteEquipe trabalhando em projetos de arquitetura corporativa.

A preocupação com o meio ambiente é uma tendência crescente no mundo corporativo. Sem dúvidas, uma empresa que defende os conceitos de sustentabilidade e, principalmente, os coloca em prática é muito mais atrativa.

Esse é um ponto ao qual as companhias têm ficado bastante atentas quando vão fazer um projeto de arquitetura corporativa. Portanto, utilize materiais ecológicos e reutilizáveis na decoração. Móveis feitos com madeira de demolição, por exemplo, trazem tudo isso, além de tornarem o ambiente bastante despojado.

Equipe trabalhando em projetos de arquitetura corporativa.

Tente preparar um espaço verde para as áreas externas, com plantas que tragam leveza e pureza ao ambiente. Preocupe-se também em utilizar a iluminação natural sempre que possível, diminuindo o uso de energia e, claro, ajudando o meio ambiente.  

Depois de acompanhar nossas dicas, você já sabe como desenvolver projetos de arquitetura corporativa que sejam modernos, funcionais e eficientes ao mesmo tempo, não é mesmo?

E então, gostou do nosso artigo? Se quiser saber um pouco mais sobre decoração em escritórios, móveis e outros pontos importantes para seu projeto, baixe nosso e-book agora mesmo!