Conforto, aconchego e muita elegância. Essas características resumem bem as qualidades do carpete na decoração. Isso sem falar que é um acabamento funcional e versátil, harmonizando com qualquer tipo de ambiente. Quando falamos em carpete para escritório, por exemplo, o quesito funcionalidade fala mais alto.

Afinal, muito mais do que uma peça decorativa, os carpetes podem ser utilizados estrategicamente para controlar os ruídos no cômodo, cobrir imperfeições no chão e ainda reforçar a linguagem visual da empresa. Tudo isso dando um toque extra de beleza e requinte para os projetos corporativos.

Gostou da ideia? Então, acompanhe o post e veja em detalhes como utilizar o carpete a favor do negócio!

Como escolher o melhor carpete para escritório?

carpete para escritório

Saber escolher o modelo certo de carpete para escritório faz toda a diferença no resultado do acabamento. Por mais que seja uma peça elegante e sofisticada por si só, você pode colocar tudo a perder se não observar alguns aspectos cruciais, como os cuidados de manutenção e a identidade visual da empresa.

Muitas pessoas desistem de optar pelos carpetes porque acham que dá trabalho para limpar. Mas isso não passa de um mito. Hoje em dia, os carpetes recebem tratamento especial de fábrica para garantir o melhor acabamento e bloquear a proliferação de ácaros. Assim, bastará um aspirador de pó para mantê-lo sempre limpo e bonito.

Quanto ao design da peça, o modelo escolhido deve dialogar com a proposta da marca, considerando as impressões que você deseja passar com o estilo escolhido. Por exemplo: carpetes neutros e discretos dialogam melhor com empresas mais formais, como escritórios de advocacia.

Já para ambientes corporativos mais jovens, como startups, dá para ousar na escolha e apostar em modelos que harmonizem com essa proposta mais moderna e arrojada. Modelos coloridos, listrados ou geométricos são perfeitos para isso.

Apenas lembre-se de manter a padronização do décor, garantindo a uniformidade visual da empresa. Ou seja, se você optou por um modelo geométrico, não misture com estampas diferentes.

Quais são as principais funcionalidades?

Para além do aspecto estético, existem outras funcionalidades que fazem do carpete uma excelente escolha para escritórios. Vamos a elas.

Conforto e aconchego

carpete para escritório

Nada mais convidativo do que adentrar uma empresa e se sentir acolhido pela decoração do ambiente, não é mesmo? Fica fácil conseguir esse efeito utilizando carpete para escritório, pois é como se aquele chão macio e confortável fosse um convite para clientes e funcionários se sentirem mais à vontade no escritório.

A textura macia é outra vantagem. Além do conforto característico, ainda ajuda a prevenir tombos e escorregões, deixando o acabamento mais seguro. Isso é de extrema importância em um local corporativo, afinal, estamos falando de lugares que costumam ter circulação intensa.

Controle termoacústico

carpete para escritório

O uso de carpete é uma ótima alternativa para aqueles acabamentos com piso frio que gelam os pés só de olhar. Isso porque os carpetes ajudam a manter o chão em uma temperatura sempre agradável.

Além disso, são também uma excelente barreira acústica contra os ruídos externos e internos, pois bloqueiam a passagem do som da sala de reuniões para os demais departamentos, por exemplo.

Versatilidade no décor

carpete para escritório

A versatilidade na decoração também é garantida ao utilizar carpete para escritório. Disponíveis em diversos padrões, cores e texturas, não vai ser complicado encontrar um modelo que tenha tudo a ver com o estilo de décor da empresa e com a proposta da marca.

Inclusive, essa capacidade de personalização é mais difícil de conseguir com os demais tipos de piso, que tendem a ser mais clássicos e minimalistas. Por isso, vale a pena investir nos carpetes.

Dicas para acertar na escolha

Agora que você já se convenceu das vantagens do uso dos carpetes, vamos às dicas para não errar na decoração corporativa com esse tipo de acabamento.

Prefira cores neutras

carpete para escritório

Escolha cores neutras, principalmente se você não é habituado a fazer decorações com carpete. Beges e cinzas são exemplos de tonalidades curingas, que harmonizam bem com qualquer estilo de décor sem comprometer a linguagem visual da marca. Ou seja, com esses tons, é impossível errar no acabamento.

As cores claras são ainda mais fáceis de combinar, além de favorecerem a sensação de amplitude. Porém, dependendo da proposta da empresa, pode ser interessante optar por modelos de tonalidade escura, que ajudam a disfarçar eventuais machas ou sujeiras.

Quanto aos modelos coloridos, eles também podem ser uma excelente escolha, desde que dialoguem com a linguagem da marca e harmonizem com os demais itens do ambiente, principalmente o mobiliário corporativo, além das cortinas e persianas do escritório.

Pense na identidade da marca

carpete para escritório

Como vimos, a identidade da marca permeia todas as dicas do uso de carpete para escritório. Afinal, não basta escolher o melhor carpete do mercado se ele não tiver nada a ver com o logotipo da empresa e com os serviços ali prestados. Isso porque, em locais corporativos, os elementos da decoração não são meros enfeites.

Pelo contrário, eles funcionam como estratégia para refletir a identidade da empresa, reforçando a missão e a visão do empreendimento por meio das peças escolhidas. Por exemplo: um local bem decorado, organizado e funcional transmite a sensação de uma empresa onde tudo dá certo.

Por outro lado, um local sem harmonia no décor causa impressão de bagunça e desordem nos serviços prestados.

Combine com o mobiliário

carpete para escritório

A escolha dos móveis do escritório também tem tudo a ver com as sensações que a empresa transmite para o público. Mobiliário, carpete e elementos decorativos precisam dialogar entre si de maneira harmoniosa, seguindo um mesmo conceito. Assim, você não corre o risco de sobrecarregar o décor com excesso de informação, o que comprometeria a linguagem visual da marca.

A dica certeira é comprar móveis corporativos com empresas especializadas no ramo, pois esses fornecedores sabem exatamente qual o tipo de mobília ideal para cada empreendimento, oferecendo soluções que trazem mais praticidade para o dia a dia e aproveitam ao máximo o espaço disponível no escritório.

Sobre o design das peças, móveis em linhas retas e cores neutras, por exemplo, são elementos-chave na decoração corporativa, harmonizando perfeitamente tanto em empresas mais formais quanto em ambientes mais jovens e modernos. Que tal?

Agora ficou fácil escolher o melhor carpete para escritório e fazer uma combinação certeira, com mobiliário adequado e demais acabamentos que reflitam todo o potencial da empresa, não é mesmo?

Aproveite a inspiração, entre em contato conosco e conheça as melhores soluções em móveis corporativos!