Uma cadeira home office ergonômica é um tipo de cadeira que atende todos os requisitos para preservar o alinhamento corporal, ou seja, coluna apoiada no encosto, braços na altura do apoio, pernas formando ângulo de 90º e pés paralelos encostados totalmente no chão.

No escritório da empresa não reparamos tanto no quão confortável é a cadeira na qual nos sentamos, mas agora com o home office são frequentes as dúvidas sobre questões de saúde e postura para trabalhar melhor.

O primeiro passo é entender o conceito de cadeira home office ergonômica, depois os requisitos para escolher a ideal e, por fim, a importância da mesa no conjunto de equipamentos para home office.

Além desses informações importantes, também mostramos alguns exemplos de modelos de cadeira home office confortável direto do novo e-commerce Marelli

Continue lendo e confira!

O que é uma cadeira home office ergonômica?

Uma cadeira home office ergonômica é aquela que possui as características essenciais para preservar a saúde e postura nos ambientes de trabalho.

Para fisiologia humana, sentar é uma atitude de descanso, por isso, quando ficamos muito tempo nessa posição, ela passa ser prejudicial à fisiologia do nosso corpo. 

A partir dos anos 60, com os estudos do ergonomista suíço Etienne Grandjean, é que a ciência começou a se preocupar em minimizar os impactos dessa posição. 

A origem da palavra ergonomia explica seu propósito. O termo “ergon” significa “trabalho” e “nomos” representa “normas, regras, leis”.

Dessa forma, a ergonomia envolve a análise de todos os elementos do ambiente físico que se relacionam com os profissionais e seus impactos na saúde e segurança no trabalho.

Por isso, se você está trabalhando em casa neste momento, precisa se preocupar em ter uma cadeira home office ergonômica. 

Mas como escolher a cadeira ideal para quem trabalha sentado? Confira o próximo tópico e aprenda as principais características para avaliar na hora da compra.

Como escolher uma cadeira para home office?

Entendido o que é uma cadeira home office ergonômica e sua função em preservar nossa saúde durante as horas de trabalho, vamos explicar como escolher a ideal. Cheque as seguintes características:

Encosto alto e curvo

Uma cadeira home office ergonômica é quase um abraço. Ao sentar, ela te envolve e naturalmente o corpo se encaixa na estrutura.

O que traz esse conforto logo de cara é a cadeira ser de um modelo com encosto alto e ter um desenho curvo, afinal nossa coluna não é reta.

postura-correta-cadeira-home-office

Postura certa vs. Postura errada.

O encosto alta evita que joguemos o corpo para frente. Se puder escolher uma cadeira com encosto de cabeça, o conjunto vai ficar ainda mais confortável.

Regulagem de altura

A regulagem de altura é outra característica de uma boa cadeira home office ergonômica. Lembra que citamos que os pé precisam apoiar no chão?

Com a regulagem, é possível ajustar a altura da cadeira tanto em relação a mesa quanto em relação a altura do usuário.

Nos casos em que a cadeira não se ajusta totalmente para esse resultado, é colocado um suporte para apoio dos pés, evitando que eles fiquem suspensos.

Apoio para os braços

Outro item que faz parte da cadeira home office ergonômica é o apoio para os braços. Trabalhar com os braços “voando” pode gerar dor nos ombros depois da jornada de trabalho.

Então dê preferência para os modelos de cadeira home office confortável que tem apoios. Se também tiver a opção de regulagem de altura, melhor ainda!

Largura do assento maior que a do quadril

A largura do assento também é um fator importante para comprar uma cadeira home office ergonômica. E o parâmetro básico é que a medida seja maior que a do quadril do usuário.

Portanto, meça seu quadril e compare e com as medidas fornecidas no site das marcas onde pesquisar.

Esse encaixe favorece o conforto, a estabilidade, além de ajudar a manter os joelhos em 90º em relação ao chão.

Rodinhas para melhor mobilidade

Quanto mais fácil for se movimentar em uma cadeira home office ergonômica melhor. Para isso, escolha um modelo com rodinhas para conseguir uma mobilidade melhor no ambiente sem dificuldades.

Estofamento de qualidade 

Esse ponto é fundamental para ter uma cadeira home office ergonômica de verdade. Uma cadeira de baixa qualidade se percebe pela deformação do estofado.

Então priorize os assentos feitos com espuma de dupla maciez que se ajusta aos pontos de maior pressão e não deformam com o tempo.

Revestimento durável

Esse é um detalhe estético, mas que faz sim diferença no conforto e cada pessoa tem sua preferência na hora de escolher sua cadeira home office ergonômica.

Existem revestimentos de diversos tipos de tecido e com texturas diferentes. Como você vai passar bastante tempo sentado, prefira tecidos que facilitem a transpiração, sejam duráveis e fáceis de limpar. 

Seguindo essas dicas com certeza a escolha da sua cadeira home office confortável será muito mais fácil.

Importância da mesa e outros acessórios para ergonomia

Se uma andorinha só não faz verão, uma cadeira home office ergonômica sozinha também não garante toda a ergonomia necessária.

Ter uma mesa compatível com a cadeira é fundamental para criar um conjunto básico de trabalho que vai preservar a saúde da sua coluna e da sua postura.

Segundo a especialista Priscilla Bencke, a recomendação para a altura adequada do tampo da mesa é a seguinte: “o apoio de braço da cadeira deve ser uma extensão da mesa, ou seja, a altura do apoio de braço irá definir a altura do tampo da mesa. Ambos devem ter a mesma altura”.

Aprenda mais dicas práticas com a Priscilla no talk de conteúdo do vídeo abaixo para também acertar nos outros acessórios do seu home office:

Leia também: 3 dicas de ergonomia para escritório de uma especialista. 

3 opções de cadeira home office ergonômica

Precisa de uma cadeira para quem tem dor nas costas? Então confira três opções disponíveis na nossa loja virtual:

1. Cadeira giratória Vegas 1005AB 

A cadeira home office modelo VEGAS 1005AB tem base giratória, rodinhas anti-risco para preservar o piso, apoio de cabeça, regulagem de altura e encosto reclinável.

cadeira-home-office-modelo-Vegas-1005AB

Clique e veja mais detalhes do modelo.

2. Cadeira giratória 1602B Pro Fit

Outra opção da linha Pro Fit de cadeira home office é o modelo 1602B com estrutura preta polida. O modelo tem base giratória, encosto reclinável, apoio para lombar e regulagem de altura.

cadeira-pro-fit-operacional-home-office-1602AB

Clique e veja mais detalhes do modelo.

3. Cadeira giratória 1602AB Pro Fit Branca (com apoio de cabeça)

Um modelo com estrutura clara como a cadeira home office branca 1602AB da linha Pro Fit é ideal para um escritório feminino. Também possui base giratória, encosto reclinável, apoio para lombar e regulagem de altura. 

cadeira-home-office-1602AB-ProFit

Clique e veja mais detalhes do modelo.

Gostou das dicas de cadeira home office ergonômica?

Agora você está por dentro de tudo que precisa saber para escolher uma cadeira home office ergonômica.

E se você estava sonhando com um modelo da Marelli no seu projeto de escritório, pode aproveitar e fazer seu pedido na nossa loja virtual.

Esse e outro modelos das nossas linhas estão disponíveis para compra online, além de uma linha completa de móveis para home office. Aproveite!