Algo essencial para aumentar a produtividade, a qualidade de vida e a saúde ocupacional dos colaboradores é contar com mobiliários adequados quanto à ergonomia. Nesse sentido, um dos itens mais importantes é a cadeira ergonômica para escritório, afinal, é nela que se passa a maior parte do tempo em um ambiente corporativo. Mas, como escolher o modelo ideal e porque isso é tão importante para a empresa? Continue lendo e acompanhe nossas respostas para essas perguntas.

Então, pensando em ajudar você a escolher uma boa cadeira de escritório ergonômica, no artigo de hoje veremos:

  • o que deve ser considerado na hora da compra;
  • quais são os principais tipos e modelos;
  • quais benefícios ela traz;
  • além de elencar algumas dicas de postura.

Ficou interessado? Continue lendo para conferir!

A importância da ergonomia para a boa execução do trabalho

cadeira ergonômica para escritório

Muitos colaboradores passam a maior parte do seu tempo no escritório realizando tarefas contínuas, geralmente sentados em frente a um computador. Essa repetição de atividades durante um longo período pode criar vícios de postura, o que acaba gerando danos à sua saúde.

Entre os problemas que a cadeira de escritório errada pode trazer é Lesão por Esforço Repetitivo (LER), causada pela execução equivocada de movimentos. Casos como esse, além de reduzir a produtividade do colaborador em sua rotina, podem até exigir o seu afastamento durante um tempo, gerando mais prejuízos à empresa.

É por isso que ter cadeira ergonômica para escritório é essencial em um ambiente corporativo e para motivação no trabalho. Ao oferecer conforto e a correção da postura aos profissionais, as cadeiras de escritório ergonômicas garantem mais qualidade de vida no trabalho — e, consequentemente, mais eficiência.

Componentes para cadeiras de escritório: o que considerar?

cadeira ergonômica para escritório

Para garantir todos os benefícios de uma cadeira ergonômica para escritório, alguns critérios devem ser observados na hora da compra, como peso, regulagens, qualidade dos componentes, entre outros. Até porque a escolha da cadeira errada pode levar vários problemas aos colaboradores. Vejamos então, a seguir, cada um desses componentes para cadeiras de escritório. 

Peso máximo suportado

O primeiro aspecto que deve ser analisado para a compra de uma cadeira de escritório ergonômica é o peso que ela suporta. Para isso, inclusive, vale a pena conferir o peso dos funcionários — desde que isso seja feito de forma discreta e sem gerar constrangimentos.

Faça a sua escolha de cadeiras para escritório ergonomicamente correta estabelecendo uma boa margem de segurança a partir do peso médio dos seus colaboradores.

Apoio lombar e para o pescoço

Um dos detalhes mais importantes para analisar em uma cadeira ergonômica para computador ou para outras atividades é o seu apoio lombar e para o pescoço, pois isso é o que dá sustentação a quem se senta.

Quando esses componentes para cadeiras de escritório são falhos ou mesmo inexistentes, acabam induzindo uma má postura, gerando todos os problemas de que já falamos. Por isso, o ideal é que esses apoios sejam confortáveis e ajustáveis, para se adequar ao tamanho e à constituição dos colaboradores.

Possibilidades de regulagem

cadeira ergonômica para escritório

Por falar em ajustes, toda boa cadeira ergonômica para escritório deve ter diversas opções de regulagem — não só para adequar a postura do colaborador a cada situação, mas para ser flexível quanto à utilização de vários profissionais diferentes, com medidas distintas.

Essas regulagens podem ser feitas na altura do encosto, nos braços, ou na própria altura do assento, por exemplo.

Qualidade dos componentes

Outra característica que você deve levar em consideração é a qualidade dos componentes da cadeira, o que influenciará desde a sua qualidade estética e a facilidade conservar os móveis do escritório, a partir da manutenção, e limpeza até a sua vida útil, em si.

Leia mais: Saiba como limpar cadeiras de escritório e conservar por mais tempo com 5 dicas.

Materiais de menor qualidade podem até ser mais baratos a princípio, mas duram muito pouco. Dessa forma, o barato sai caro a longo prazo. A sugestão nesse sentido é encontrar um meio termo, adquirindo sempre o produto com o maior custo-benefício. Lembre-se: trata-se de um investimento!

Tipos de cadeira ergonômica para escritório

No geral, há dois tipos principais de cadeira de escritório ergonômica: a operacional e a executiva. Falaremos, então, sobre cada uma delas a seguir.

Operacional

cadeira ergonômica para escritório

Esse modelo de cadeira ergonômica para computador e demais atividades é o mais convencional, adequado ao trabalho que é realizado durante muitas horas do expediente, como:

  • digitalização de documentos;
  • confecção de plantas técnicas de arquitetura;
  • digitação de memorais etc.

Também se indica essa cadeira ergonômica para escritório para quem trabalha em ambientes como a recepção, em que se fica sentado por mais tempo.

Executiva

cadeira ergonômica para escritório

Essa cadeira, por sua vez, é mais voltada para as salas de reunião ou escritórios individuais. Isso porque, além de apresentar um preço maior, em média, ela é mais indicada para encontros com clientes ou outros colaboradores, e não para a realização de horas de trabalho contínuo.

Dicas para manter a postura correta durante a jornada de trabalho

cadeira ergonômica para escritório

Por fim, para alcançar a ergonomia no trabalho, não basta apenas comprar mobiliários ergonômicos. É preciso, além disso, criar uma cultura corporativa e educativa, destacando a importância de manter e fazer exercícios para melhorar a postura de todos os colaboradores.

Em primeiro lugar, é fundamental manter a postura ereta na cadeira — que, para isso, precisa estar bem ajustada a cada profissional, como já dissemos.

Também não se deve passar muitas horas sentado, sem intervalos. O ideal é que de 30 em 30 minutos, pelo menos, cada colaborador se levante, dê uma caminhada e se alongue, aproveitando para espairecer e relaxar por uns 2 ou 3 minutos.

Fixar cartazes sobre o assunto no mural do escritório é uma boa ideia para destacar a importância dessas práticas para a saúde ocupacional e o bem-estar dos próprios funcionários. Avisos colocados em frente ao local onde o colaborador fica sentado também são uma alternativa, além de disponibilizar outros materiais informativos sobre o assunto e promover palestras ocasionais.

cadeira ergonômica para escritório

Benefícios da cadeira ergonômica para escritório: empresa e colaboradores

Enfim, como vimos até aqui, a cadeira ergonômica para escritório é um elemento de fundamental importância para a qualidade do trabalho em um ambiente corporativo.

Com a sua aquisição de forma correta, os colaboradores ganham em saúde e qualidade de vida — e o empregador, em produtividade. Assim, aliando esses atributos a outras medidas, como a ergonomia organizacional, a sua empresa melhora tanto em produtividade quanto em qualidade do serviço!

Chegou o grande momento! 

Então se você está está em busca de cadeiras ideias para o trabalho da sua equipe ou se está criando um projeto para escritório de uma grande empresa deve estar animado e feliz. 

Mas aí já bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto? 

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

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