Quando se faz o projeto de um ambiente corporativo, muitos espaços são tratados com prioridade, tais como a recepção e a sala de reuniões. Existe um ambiente, porém, que muitas vezes é esquecido, mas que pode fazer toda a diferença na impressão que o cliente terá da empresa: o banheiro.

Assim como as outras dependências de uma empresa, o banheiro corporativo precisa de uma atenção especial no seu projeto. Ele deve ser pensado para ser elegante, aconchegante e arejado, ainda combinando com a decoração do restante dos ambientes.

Pensando nisso, elaboramos esta lista com 5 dicas práticas para que você projete um banheiro com todas as características funcionais e estéticas adequadas. Interessado? Continue lendo e confira!

1. Aposte em uma bancada arrojadaBanheiro corporativo com detalhes na bancada.

Em primeiro lugar, um item que merece muito destaque nos banheiros é a bancada. Ela é o objeto que garante funcionalidade e organização, além de dar um charme ao ambiente.

Existem muitos tipos de bancada disponíveis no mercado, podendo ser de vidro, granito, mármore, porcelanato, entre outros materiais. Nesse caso, escolha o material de acordo com a imagem que se deseja passar do ambiente. Bancadas de granito e mármore, por exemplo, dão um ar mais clássico, enquanto as de vidro remetem à modernidade.

Além do material, também é importante a escolha do tamanho, que deve ser proporcional ao espaço disponível do banheiro e aos objetos de decoração que você pretende utilizar. Busque inovar e saia do óbvio!

2. Procure louças e metais modernosBanheiro corporativo com portas de inox.

As louças também são importantes para a composição do banheiro corporativo. E, novamente, para escolher os melhores modelos é preciso levar em consideração o tamanho disponível.

A cuba, por exemplo, é um objeto que traz beleza e modernidade ao banheiro, mas exige certo cuidado: ela precisa ornar com a bancada que você tem. Se for pequena demais, talvez não seja a melhor opção. Há também diferentes modelos de vasos sanitários, que exigem a mesma atenção na escolha, para que não ocupem um espaço grande demais.

Além das louças, é necessário refletir sobre os metais que serão usados. As torneiras, em especial, são peças que chamam bastante atenção em um banheiro, e existem em uma infinidade de modelos no mercado — desde a opção de ter apenas um registro até aquelas que contam com misturador de água quente e fria.

Banheiro corporativo com acessibilidade para cadeirantes.

Outros metais importantes na hora de compor o banheiro corporativo são os ganchos para pendurar bolsas e os locais de papel toalha, que podem ainda ser substituídos por um secador automático. Os suportes para o papel higiênico também devem ser pensados em combinação com os demais itens, trazendo modernidade e sofisticação.

Em todos esses casos, vale a pena apostar na criatividade e brincar com as tantas variedades existentes no mercado.

3. Invista no paisagismoBanheiro corporativo ambientado com flores e iluminação adequada ao ambiente.

Apostar no paisagismo na hora de projetar banheiros tem sido uma grande aposta dos arquitetos e designs. Afinal, além de purificarem o ar, plantas trazem ao ambiente um clima agradável, bonito, e a sensação de bem-estar. É necessário, no entanto, ter cuidado ao escolher a planta mais adequada.

Cactos e suculentas são uma boa opção. Nesse caso, procure aquelas que se adaptam a ambientes mais úmidos e que não precisam tanto de luz. Leve em consideração também o quanto elas crescem, pois o banheiro não comporta o uso de plantas que crescem muito.

4. Tenha cuidado com as cores e revestimentosBanheiro corporativo com porcelanas brancas e parede de pastilhas p&b

Seja qual for o ambiente a ser projetado, sabemos que a escolha das cores é de extrema importância. Mas, no caso dos banheiros, é necessário também pensar bem nos revestimentos.

Quanto às cores, as mais indicadas são as claras: além de serem uma proposta elegante, elas trazem a sensação de limpeza e de amplitude que se espera desse cômodo. Nesse caso, há quem goste de ousar um pouco mais quanto às cores dos acessórios, para que o ambiente não fique tão monótono.

Já no que diz respeito aos revestimentos, o ideal é optar por aqueles em porcelanato natural e acetinados. Além de muito bonitos, eles não são tão escorregadios, o que garante segurança. Só não se esqueça, é claro, de que eles devem combinar com as cores escolhidas para pintura!

5. Atente na iluminaçãoBanheiro corporativo bem iluminado.

Os banheiros também precisam de uma boa iluminação. Para isso, é necessário que se pense na disposição da janela utilizada e na sua localização: isso garante a luz natural, que é sempre recomendada, e uma boa ventilação ao ambiente. Essa iluminação, contudo, não será o suficiente.

Para complementá-la, as fitas de LED são uma boa opção, bem como a utilização de uma luz central. Investir em uma luz suave atrás do espelho também pode trazer elegância e modernidade, deixando o ambiente muito bonito. Outra técnica que tem sido muito utilizada para garantir a iluminação dos banheiros é o uso de pastilhas espelhadas, que ajudam a refletir a luz.

6. Não se esqueça dos elementos clássicosBanheiro corporativo simples e claro.

Por fim, para completar a decoração, procure elementos clássicos para o ambiente! Todo banheiro merece um espelho que tenha glamour, por exemplo; isso faz toda a diferença e garante muita elegância. Nichos também são uma boa opção de decoração, sendo que eles podem ser usados tanto para colocar plantas como para outros objetos decorativos.

Vale apostar ainda em difusores de cheiro e porta sabonetes na bancada, que trazem um charme todo especial. Ou em um lustre, que pode ser o toque final que o ambiente precisa — nesse caso, busque aqueles específicos para banheiro, que não sejam exagerados demais. Outra possibilidade é a utilização de luminárias acima da bancada principal. Elas podem ser penduradas, mas ainda existe a opção de colocá-las em cima da bancada mesmo.

Seja como for, só não sobrecarregue demais essa decoração. Lembre-se de que é preciso saber usá-la a seu favor, conferindo apenas um toque de elegância e delicadeza ao banheiro corporativo!

Enfim, esperamos que você tenha gostado destas dicas para os seus próximos projetos. Agora, se quiser ainda mais conteúdos sobre decoração e arquitetura, não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos no Instagram e no Facebook.