Um ambiente corporativo deve ser muito bem organizado para proporcionar tranquilidade, motivação e divisão de tarefas, pois assim os colaboradores conseguem manter um bom fluxo de trabalho e se sentem bem durante a jornada. Para obter essa boa organização, uma opção é instalar baias para escritório em sua empresa.

É muito importante ter uma atenção redobrada na hora de escolher as baias e os demais móveis corporativos para o escritório.

Leia também: Conheça 4 tipos de móveis corporativos diferentes para sua empresa

O indicado é que a empresa contrate um arquiteto ou um designer de interiores para auxiliar e criar um projeto de escritório moderno, aplicando as melhores soluções para o ambiente.

Se você quer deixar seu escritório mais organizado usando baias para estação de trabalho, continue por aqui e veja um pouco mais sobre como utilizá-las e como é importante modernizar o ambiente corporativo. Vamos lá?

Qual a importância de baias para escritório?

Baias para escritório

As baias para escritório são, basicamente, mobiliários corporativos projetados para facilitar o fluxo e divisão do trabalho.

Elas são placas divisórias que separam mesas ou setores de trabalho dentro de um escritório e são utilizadas em empresas dos mais diferentes segmentos como:

  • escritórios de contabilidade;
  • escritórios de advocacia;
  • call centers;
  • agências de publicidade.

É muito importante apostar nesse tipo de estratégia porque um escritório é o local onde as ideias e a interatividade são desenvolvidas, e é essencial que cada colaborador esteja confortável para executar sua função.

Por isso, as grandes corporações se preocupam muito em oferecer um excelente ambiente de trabalho, com móveis e cadeiras ergonomicamente corretos, voltados para o bem-estar.

Essa organização não cabe somente aos diretores e responsáveis pela empresa. É necessário que os funcionários também deixem seu espaço renovado e arrumado. Ou seja, além de toda a estrutura com baias para escritório é fundamental que os colaboradores também organizem seu espaço.

Antes de projetar  usos das baias para estação de trabalho, é importante também que o profissional de arquitetura:

  • esteja bem informado sobre as necessidades da corporação;
  • tenha uma visão ampla do ambiente;
  • faça um projeto adequado não só para a empresa no geral, mas para cada funcionário.

Quando as baias para escritório são indicadas (ou não) para ambientes corporativos?

Baias para escritório

O que vai definir o tipo de baia para escritório que será utilizada nos ambientes corporativos é o propósito da companhia. Por exemplo, as empresas de telemarketing fazem uso dessas baias como divisórias para que não haja interferência no trabalho por conta do contato dos funcionários. 

Outras empresas como agências de publicidade, optam por baias mais abertas ou estações de trabalho, visto que os colaboradores precisam de uma interação maior, proporcionando um layout funcional mais aberto para a empresa.

Call centers

Baias para escritório

Um local onde as baias para escritório têm mais destaque são os Call Centers, locais onde são realizados os serviços de atendimento ao cliente e telemarketing.

Nesses espaços é necessário que os funcionários tenham conforto e privacidade para atender ao cliente da melhor forma possível, e também porque, na maior parte do tempo, eles ficam sentados, focados no atendimento.

Como o Call Center é um espaço onde geralmente trabalham muitas pessoas exercendo a mesma função, o ideal é que se tenha um ambiente amplo, com baias que dividem as mesas dos funcionários.

O fluxo de trabalho fica focado em um local e cada um exerce sua função separadamente.

Nessa opção, como os funcionários não precisam ter uma interação constante durante o trabalho, as baias acabam que não atrapalhando, uma vez que cada colaborador fica separado individualmente.

Escritórios de contabilidade

Baias para escritório

Os escritórios de contabilidade também investem em baias para escritório para a organização dos funcionários.

Em alguns casos é possível usar baia escritório de 4 lugares, entretanto, em outros tipos de serviço é necessário ter um pouco mais de privacidade e individualidade para os contadores.

As estações de trabalho são indicadas para quando os funcionários exercem a mesma função e precisam um do outro para o trabalho. Assim, eles podem ter uma comunicação mais facilitada.

Agências de publicidade

Baias para escritório

As agências de publicidade têm como foco as estações de trabalho e o conceito de ambiente mais aberto para a organização dos seus funcionários, sendo uma peça-chave para a funcionalidade e fluxo de serviço na empresa.

As estações permitem maior flexibilidade e conectividade ao profissional, principalmente porque nesse tipo de empresa é necessária uma constante troca de ideias.

Elas também possibilitam a mudança de layout no local, caso seja necessário um remanejamento da equipe, como acréscimos de pessoal.

As baias para escritórios acabam não sendo adequadas para essa situação, dando espaço somente para as estações de trabalho, visto que estas estão ligadas ao conceito de trabalho coletivo ou colaborativo, onde as equipes ficam integradas e trabalham a sinergia.

Elas ainda atendem muito adequadamente ao perfil das novas gerações que vão ingressar no mercado de trabalho.

Escritórios de advocacia

Baias para escritório

Em muitas situações que envolvem o trabalho em um escritório de advocacia, as baias para estação de trabalho podem ser muito adequadas, ainda mais se cada advogado tiver um serviço separado e individual com processos diferentes. Nesses casos é necessário ter uma certa privacidade.

Porém, diferentemente das empresas de call center, onde o espaço não precisa ser muito grande, nos escritórios de advogados a mesa dos funcionários deve ser maior, a fim de que eles possam manusear e utilizar documentos, arquivos e processos.

Dessa forma, as baias devem ser introduzidas desde que ofereçam um espaço maior para o advogado.

Nesse ambiente de trabalho também é necessária a interação entre os funcionários e entre advogados e clientes. Uma alternativa é introdução de uma sala de reunião moderna e confortável dentro de seu projeto arquitetônico.

Inclua ao planejamento a escolha dos móveis do escritório, da mesa e de cadeiras adequadas para receber clientes. Com isso, o serviço não fica limitado somente ao individual, permitindo uma contato colaborativo no escritório.

Leia também: Decoração para escritório de advocacia: 6 dicas incríveis!

Baias para escritório

Como escolher as baias para estação de trabalho? 

Para qualquer ambiente do local de trabalho deve haver o planejamento do mobiliário, das baias e estações de acordo com a função exercida pelos colaboradores da empresa.

Pense também em estilos de móveis e decoração que estejam adequados ao espaço, trazendo beleza, conforto e sofisticação à companhia.

Esperamos que até aqui você tenha solucionado grande parte das suas dúvidas sobre como introduzir baias para escritório e quando o fazer.

Também é interessante que você conheça mais sobre outros modelos de divisórias. Para isso indicamos que acesse o artigo; Divisórias para escritório: conheça os melhores tipos e materiais”.

Depois de conhecer tudo sobre baias para escritório e divisórias é hora de colocar a mão na massa e criar um projeto completo. Para isso você vai precisar de um fornecedor dos móveis responsável e de qualidade para seu projeto corporativo, correto?

Já encontrou dificuldades com outros fornecedores, por falta de qualidade, ergonomia e até compromisso com o prazo de entrega de montagem? 

Na Marelli, estamos altamente comprometidos com a satisfação dos nossos clientes.

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, já comprovamos nossa capacidade em estabelecer relações de confiança a longo prazo com escritórios de arquitetura, designers de interiores e empresários.

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em mobiliário corporativo: assentos, móveis e divisórias piso teto, podemos ser o parceiro que você está procurando para seus projetos de arquitetura corporativa.

Solicite seu Orçamento

Ficou interessado em ver mais conteúdos como esse? Então, continue por aqui e veja 10 projetos de escritório para você se inspirar!