Conhecimento técnico, estilo apurado, competência para elaborar e executar projetos incríveis — essas características são fundamentais para o sucesso de um arquiteto. Porém, um outro aspecto essencial não pode ser negligenciado: a qualidade no atendimento ao cliente do escritório de arquitetura.

Antes de pensar em oferecer um projeto arquitetônico, você precisa ter em mente quais os tipos de pessoas que se interessariam mais pelo seu negócio.

Conhecer o perfil do público-alvo é primordial para aprimorar o serviço prestado e, principalmente, alinhar os interesses da empresa com os dos contratantes.

De uns tempos para cá, é inegável que os clientes estão mais exigentes e cobram coisas que nem eram motivos de reclamação antes. Por isso, dominar as dicas de atendimento ao cliente do escritório de arquitetura que listamos a seguir, irá te ajudar a conquistar e fidelizar esses clientes. Confira!

Atendimento ao cliente para escritório de arquitetura

Entre as principais dicas de atendimento ao cliente para escritório de arquitetura estão:

  1. Saiba ouvir e perguntar
  2. Seja simpático e tenha empatia
  3. Atue com ética
  4. Solucione os problemas rapidamente
  5. Cumpra o que prometeu
  6. Ofereça canais diversificados de comunicação
  7. Treine sua equipe
  8. Supere as expectativas do cliente
  9. Capriche no pós-venda
  10. Estabeleça parcerias com profissionais qualificados

Quer mais detalhes? Continue acompanhando este conteúdo!

1. Saiba ouvir e perguntar

Como você sabe, arquitetura não é uma questão apenas de estética. A construção ou remodelação de um ambiente deve torná-lo perfeito para atender às necessidades do cliente e ainda refletir a imagem que ele deseja, seja para o ambiente corporativo ou residencial.

Entretanto, no caso da arquitetura corporativa, isso tem uma importância ainda maior.

O ambiente projetado por você será o local em que a empresa receberá fornecedores e clientes. Portanto, tem um impacto significativo sobre a imagem da organização.

Por isso, antes de iniciar um projeto é preciso que arquiteto e cliente se dediquem na construção de um briefing detalhado.

Você, como arquiteto, precisa realmente ouvir o cliente e conhecer suas:

  • necessidades,
  • expectativas,
  • desejos.

Porém, o arquiteto precisa ir além da habilidade de ouvir. Por falta de conhecimento técnico, muitos clientes sequer identificam a totalidade das necessidades que têm.

Cabe a você fazer as perguntas certas, garantindo que o cliente expresse todas as dificuldades e insatisfações que encontra no ambiente atual. Somente assim, você conseguirá apresentar soluções funcionais, surpreendentes e certeiras.

2. Seja simpático e tenha empatia

Hoje as pessoas estão interessadas não só no resultado final, mas também na experiência que as empresas e profissionais oferecem desde o primeiro contato com cliente de arquitetura até a finalização de um projeto.

Por isso, é preciso tratar os interessados com simpatia, dosando formalidade e cordialidade de forma equilibrada.

É fundamental desenvolver um bom relacionamento com o cliente, tratando-o da forma como gostaria de ser tratado.

Além da simpatia, é importante ter empatia:

  • colocar-se no lugar do contratante,
  • imaginar quais são as necessidades dele que podem ser atendidas pelo seu serviço,
  • pensar no que fazer para conquistar sua confiança e fidelidade.

Essa atitude oferece resultados positivos ao atendimento ao cliente para escritório de arquitetura, como:

  • amplia a conversão de prospects em clientes,
  • evita desgastes durante a realização do projeto,
  • faz o consumidor retornar,
  • ajuda a captar clientes de arquitetura,
  • rende uma série de indicações.

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Leia também: Gestão de carteira de clientes de arquitetura: dicas certeiras para prospectar e fidelizar! 

3. Atue com ética

Valorizar sua marca não implica desmerecer o trabalho de colegas ou parceiros. Mesmo que você veja falhas em um projeto anterior ou na solução apresentada por um concorrente, não precisa apontá-las dessa forma.

É muito mais interessante chamar a atenção para as vantagens do seu projeto e da sua abordagem mostrando ao prospect de que maneiras suas soluções atenderão às necessidades dele de modo mais abrangente, sem falar mal do trabalho de outros.

atendimento ao cliente para escritório de arquitetura

4. Solucione os problemas rapidamente

Embora seja prazeroso colocar todo o seu conhecimento arquitetônico em um projeto e propiciar um ambiente aconchegante para o público, saiba que nem tudo são flores e sempre terá alguém insatisfeito com algo. Nesses momentos, é preciso ter jogo de cintura e resolver os problemas o mais rápido possível.

As pessoas que contratam um serviço sabem que imprevistos podem acontecer. Você também pode deixar isso muito claro na hora de fechar um contrato, mas é importante que se coloque à disposição para solucionar qualquer questão prontamente.

Essa atitude não pode ser apenas um discurso, realmente precisa ser praticada por você e sua equipe. Isso evitará que o cliente se sinta abandonado no momento em que mais precisa e fique insatisfeito com o atendimento.

5. Cumpra o que prometeu

Um dos princípios básicos de um bom atendimento ao cliente para escritório de arquitetura é sempre entregar aquilo que prometeu.

A arquitetura, principalmente a arquitetura corporativa, não se sustenta apenas com promessas, mas sim com projetos que correspondam ou cheguem o mais perto possível do que os clientes esperam.

Para tanto, desde o primeiro contato com cliente arquitetura, você precisa:

  • estruturar a reunião,
  • abordar os principais tópicos,
  • focar nas necessidades do seu contratante,
  • criar valor para aquele projeto.

O segredo, basicamente, é prestar atenção nos detalhes e firmar um compromisso de que dá conta de atender aquela demanda, afinal, é a sua carreira, experiência e imagem da empresa que estão em jogo.

6. Ofereça canais diversificados de comunicação

Com tantos meios de comunicação à disposição não há mais desculpas para a indisponibilidade. Por isso, é importante que o cliente tenha acesso ao seu escritório por diversos canais de atendimento, nos quais poderá expressar dúvidas ou pedir ajuda.

Devido à rotina, você nem sempre poderá atender a todos instantaneamente. Por isso, para criar um ambiente propicio à excelência no atendimento ao cliente para escritório de arquitetura, prepare sua equipe para receber ligações e mensagens direcionadas e providenciar as primeiras respostas, tranquilizando e satisfazendo o cliente.

No entanto, independentemente se atenderá pelas redes sociais, site, e-mail marketing e demais canais, entenda que a linguagem deve ser a mesma para evitar possíveis ruídos na comunicação e na gestão do escritório de arquitetura.

Um atendimento personalizado e multicanal faz com que o seu cliente tenha mais opções de estabelecer contato com a empresa e, naturalmente, possa depositar uma confiança maior.

Assim, mesmo que não possa atendê-lo, ele receberá uma ligação ou mensagem da sua equipe perguntando o motivo do contato e colocando-se à disposição para agilizar a solução até que você esteja disponível.

7. Treine sua equipe

O cliente não terá contato apenas com você. Toda os colaboradores do escritório representam sua marca. Por isso, é fundamental treiná-los para que também sejam capazes de atender com a mesma cortesia e profissionalismo. Para isso, você pode adotar algumas técnicas, que irão otimizar o atendimento ao cliente para escritório de arquitetura: 

  • Capacite seus colaboradores a prestar informações de forma clara e objetiva, mas ainda assim simpática.
  • Oriente os funcionários para que saibam a quem direcionar o cliente em cada situação que surge, evitando a perda de tempo e proporcionando satisfação.
  • Crie um canal (site, plataforma, aplicativo) em que todos tenham acesso às informações pertinentes sem que tenham que perguntar tudo, a todo momento.
  • Mantenha sua equipe atualizada e sinalize o que eles mesmos podem oferecer ao cliente e o que deve ser feito exclusivamente por você.

Essa descentralização permite que o cliente não se sinta ignorado. Afinal, seus funcionários podem solucionar suas dúvidas mesmo quando você estiver indisponível por participar de reuniões e eventos que inviabilizam o contato pessoal.

8. Supere as expectativas do cliente

Ao entregar um projeto mobiliário ou qualquer outra proposta designada pelos contratantes, você precisa ir além do que eles estão esperando, pois isso é uma forma clara de mostrar que você tem a expertise para dar conta do recado.

Logo no escopo do projeto, dê palpites pertinentes e explore seus conhecimentos para maximizar o potencial arquitetônico, aliando, assim, a experiência à funcionalidade.

O capricho no atendimento contribui consideravelmente para que as pessoas deem valor ao que você faz, além de elevar a credibilidade da sua marca.

Lembre-se que mais do que um mero projeto, você terá em mãos a missão de transformar um sonho no esboço que pode mudar a vida daquela pessoa física ou jurídica.

9. Capriche no pós-venda

Outra etapa muito importante, que também faz parte de uma boa experiência com o atendimento ao cliente para escritório de arquitetura, é o pós-venda.

O pós-venda envolve tanto o período em que o projeto é executado quanto o relacionamento com o cliente após a entrega.

Durante o projeto, vale a pena manter o contratante informado de cada passo que a equipe dá.

Tome a iniciativa de falar sobre o andamento das obras e como o ritmo atual permitirá que elas sejam concluídas no prazo estabelecido. Caso surja algum contratempo, seja também o primeiro a comunicar.

Assim, o cliente tem a informação da fonte mais segura e evita a insatisfação de ter qualquer notícia desagradável a partir de terceiros.

Depois da entrega, também não se esqueça do cliente. Tenha a atitude cortês de enviar algum tipo de lembrança em datas especiais.

Coloque à disposição dele conteúdos que possam ser úteis, de acordo com os interesses e necessidades que você já conhece.

Uma excelente forma de trabalhar o pós-venda é com a oferta de uma newsletter periódica, enviada por e-mail. Se o cliente for corporativo, aborde diferentes tipos de temas, por exemplo:

Esta é uma estratégia para fidelização de clientes de arquitetura. Por meio desse tipo de comportamento você tem mais chances de:

  • manter sua marca e empresa sempre na mente do cliente,
  • agregar valor ao negócio do cliente, 
  • ajudá-lo a identificar outras necessidades que podem gerar novas demandas.

Leia também: 8 estratégias de marketing para arquitetos: como atrair clientes? 

10. Estabeleça parcerias com profissionais qualificados

Procure sempre trabalhar com profissionais e fornecedores que agregarão valor ao projeto e contribuirão para que o cliente tenha uma experiência positiva.

Contrate funcionários competentes e comprometidos, mesmo que isso tenha impactos sobre o orçamento.

O mesmo vale para outras empresas com as quais você estabelece parceria:

  • fornecedores de móveis,
  • paisagistas,
  • instalações diversas.

Todos devem atender aos padrões de qualidade, responsabilidade e conduta que sua marca oferece.

Assegure-se de que eles não comprometerão o resultado do seu projeto e a percepção do cliente, seja devido à qualidade do serviço prestado, ao cumprimento de prazos ou à forma de tratar e atender as pessoas envolvidas no processo.

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